1 / 16

GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE

GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE. ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas e térmicas. Cinemática Geral dos Processos de Usinagem. Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

mada
Download Presentation

GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE

  2. ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas e térmicas

  3. Cinemática Geral dos Processos de Usinagem Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

  4. Geometria da Cunha de Corte ➔ Para cada par material de ferramenta / material de peça têm uma geometria de corte apropriada ou ótima. A geometria da ferramenta influência na: ● Formação do cavaco ● Saída do cavaco ● Forças de corte ● Desgaste da ferramenta ● Qualidade final do trabalho

  5. Geometria da Cunha de Corte

  6. Geometria da Cunha de Corte

  7. Formação do Cavaco Cavaco - porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular. vídeo

  8. Fatores de influência na formação de cavacos

  9. Cavaco Contínuo Mecanismo de Formação:O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte. Acabamento Superficial:Como a força de corte varia muito pouco devido a contínua formação do cavaco, a qualidade superficial é muita boa.

  10. Cavaco Cisalhado Mecanismo de Formação:O material fissura no ponto mais solicitado. Ocorre ruptura parcial ou total do cavaco. A soldagem dos diversos pedaços (de cavaco) é devida a alta pressão e temperatura desenvolvida na região. O que difere um cavaco cisalhado de um contínuo (aparentemente), é que somente o primeiro apresenta um serrilhado nas bordas.  Acabamento Superficial:A qualidade superficial é inferior a obtida com cavaco contínuo, devido a variação da força de corte. Tal força cresce com a formação do cavaco e diminui bruscamente com sua ruptura, gerando fortes vibrações que resultam numa superfície com ondulosidade.

  11. Cavaco Arrancado Mecanismo de Formação:Este cavaco é produzido na usinagem de materiais frágeis como o ferro fundido.O cavaco rompe em pequenos segmentos devido a presença de grafita, produzindo uma descontinuidade na microestrutura. Acabamento Superficial:Devido a descontinuidade na microestrutura produzida pela grafita (no caso do FoFo), o cavaco rompe em forma de concha gerando uma superfície com qualidade superficial inferior.

  12. vídeo

More Related