1 / 5

CURVAS DE SOLUBILIDADE

CURVAS DE SOLUBILIDADE. Para entender melhor a influência da temperatura na solubilidade das substâncias, é necessário analisar as Curvas de solubilidade , que são os gráficos que representam os coeficientes de solubilidade (Cs) das substâncias em função da temperatura.

maris-bauer
Download Presentation

CURVAS DE SOLUBILIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURVAS DE SOLUBILIDADE

  2. Para entender melhor a influência da temperatura na solubilidade das substâncias, é necessário analisar as Curvas de solubilidade, que são os gráficos que representam os coeficientes de solubilidade (Cs) das substâncias em função da temperatura.

  3. Da análise do gráfico podemos concluir que: A maior parte das substâncias têm a solubilidade aumentada com o aumento da temperatura. O Cs do KNO3 varia muito com a temperatura, ao passo que o Cs do NaCl permanece praticamente inalterado. A 10 ºC, o NaCl é mais solúvel que o KNO3, mas a 60 ºC, ocorre o inverso.

  4. EXEMPLO DE EXERCÍCIO • Uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3) constituída, além do sal, por 100 g de água, está a temperatura de 60 ºC. Essa solução é resfriada a 25 ºC, ocorrendo precipitação de parte do sal dissolvido, calcule: a) a massa do sal que precipitou; b) a massa do sal que permaneceu emsolução.

  5. RESOLUÇÃO a) A massa do sal que precipitou; Do gráfico dado, tiramos as solubilidades do KNO3 em 100 g de água. a 60 ºC = 70 g de KNO3 a 25 ºC = 40 g de KNO3 Reduzindo a temperatura de 60 ºC para 25 ºC, precipitarão: 70 g – 40 g = 30 g. b) A massa do sal que permaneceu em solução. Permaneceu em solução o valor do coeficiente de solubilidade na temperatura de 25 ºC, ou seja, uma massa de 40 g.

More Related