180 likes | 268 Views
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP. Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM. Programa de Pós-graduação em Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso:
E N D
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso: Mestrado: 1985 Doutorado: 1993 Apresentador(a): Prof. Robert Alan Burrow Centro de Ciências Naturais e Exatas 09 e 10 de setembro de 2010
Pontos fortes do Programa • O PPGQuímica já está no nível mais avançado na avaliação da CAPES. • As áreas principais (Analítica, Inorgânica, Orgânica) estão establecidas com mestrado e doutorado. • O programa recebeu forte investimento das agências de fomento. • Sistema de avaliacão interna que valoriza produção (artigos e defesas) e, também a qualidade: o ranqueamento. • Transparência de administração (veja nossa página).
Pontos fortes do Programa Art. 1º. A equação I, descrita a seguir, que estabelece o cálculo do Índice de Produtividade do Docente Permanente (IPO) será utilizado para mensurar a produtividade no PPGQ. Equação I: IPO = Quantidade + Defesas + Qualidade IPO= 3×(ΣPCAP) + 1× (ΣPCCO) + 3,5× {[(2×48ΣDr)/T1] + [(24×ΣMSc)/T2]} + 2,5× [(ΣPCAPi) ×(FiO/FiP)] IPO = Índice de Produtividade do Docente Permanente do PPGQ nos últimos 5 anos. PC = Produção Científica. AP = Autoria Principal (Número de Artigos indexados no ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Capítulo de Livros e Patentes = 1,0 cada /n e Livros = 2,0 cada / n; onde n = número de autores principais). Co = Co-autoria (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR + Capítulo de Livros, Livros e Patentes = 1,0 cada) até o total de AP. Dr = Número de Doutores formados no PPGQ /UFSM. T1 = Tempo Médio de Formação de Doutores do Docente Permanente Avaliado (meses). MSc = Número de Mestres formados no PPGQ / UFSM. T2 = Tempo Médio de Formação de Mestres do Docente Permanente Avaliado (meses). APi = Autoria Principal Inteira (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Cap. Livros, Patentes e Livros = 1,0 cada). FiO = Fator de Impacto Médio do Docente Permanente (Somatório do fator de impacto dos Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM dividido pelo somatório destes artigos). FiP = Fator de Impacto Médio do PPGQ (Fator de impacto médio de cada Docente Permanente nos últimos cinco anos (FiO) dividido pelo número de Docentes Permanentes do programa no momento da aplicação da Equação I).
Pontos fracos do Programa • O número de orientadores principais é pequeno para o nível do programa. • O CA de Química orienta 35 orientadores nos programas 6 e 7. No documento da área com data de 19/06/10. • http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/QUIMICA19jun10.pdf • O PPGQuímica está ativamente procurando por novos orientadores: aumentou de 21 a 27 orientadores. • A área de Físico-Química está quase ausente. • O PPGQuímica está consolidando a área. (já está presente como nova área do PPGQ).
METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA
METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE
METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA Número de projetos de pesquisa
METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos
METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS
EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA • “... [O]s alunos ressaltaram como um dos aspectos positivos do programa a qualidade dos trabalhos publicados.” Isto é uma “...conseqüência do sistema de ranqueamento entre os orientadores[que]estimula o desenvolvimento de pesquisa de que, por levar em conta, entre outras coisas, o fator de impacto dos periódicos em que são publicados os trabalhos, alidade.” • “...[D]estaca-se a qualidade dos profissionais formados pelo PPGQ, o que pode ser comprovado pelo grande número de aprovações de egressos do programa em concursos públicos. • “Outro aspecto positivo ressaltado foi a oportunidade e incentivo para intercâmbios no exterior, os projetos de cooperação com grupos de pesquisa de outras instituições brasileiras e, principalmente, do exterior.” • “O número de projetos aprovados, a boa infra-estrutura, de maneira geral, dos laboratórios e a qualidade do corpo docente também foram apontados como aspectos positivos do PPGQ.”
EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA • “Os alunos apontaram como aspectos negativos e ou problemas do PPGQ a falta de interdisciplinaridade entre os grupos das diferentes áreas.” • “Também destacaram a falta de divulgação do programa em outras instituições de ensino superior, principalmente do Rio Grande do Sul.” • “Também foi apontado como um dos problemas do PPGQ o desinteresse e a falta de comprometimento de alguns professores do programa pela atividade docente, em ministrar aulas, mais especificamente.” • “Outro aspecto negativo do programa e que foi destacado pelos alunos é a falta de envolvimento, comunicação e participação dos alunos em assuntos que dizem respeito ao PPGQ.”
METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA
METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL
CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Obrigado à PRPGP Prof. Helio Hey Prof. Carlos Ceretta