1 / 29

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM). LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO. COMUNICAÇÃO E LITURGIA.

meir
Download Presentation

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO

  2. COMUNICAÇÃO E LITURGIA A CELEBRAÇÃO DA MISSA, COMO AÇÃO DE CRISTO E DO POVO DE DEUS HIERARQUICAMENTE ORDENADO, É O CENTRO DE TODA A VIDA CRISTÃ, TANTO PARA A IGREJA UNIVERSAL COMO LOCAL, E TAMBÉM PARA CADA UM DOS FIÉIS (IGMR Nº 16).

  3. COMUNICAÇÃO E LITURGIA DISPOR A CELEBRAÇÃO DA MISSA OU CEIA DO SENHOR PARA QUE OS MINISTROS SAGRADOS E OS FIÉIS RECEBAM MAIS PLENAMENTE OS FRUTOS QUE CRISTO QUIS DISTRIBUIR AO INSTITUIR O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DE SEU CORPO E SANGUE, CONFIANDO-O À SUA IGREJA, COMO MEMORIAL DE SUA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO (IGMR Nº 17).

  4. COMUNICAÇÃO E LITURGIA DISPOSIÇÃO DE TODA A CELEBRAÇÃO PARA LEVAR OS FIÉIS À PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE, ATIVA E PLENA DO CORPO E DO ESPÍRITO, ANIMADA PELO FERVOR DA FÉ, DA ESPERANÇA E DA CARIDADE. PARTICIPAÇÃO DESEJADA PELA IGREJA E EXIGIDA PELA PRÓPRIA NATUREZA DA CELEBRAÇÃO – DIREITO E DEVER DO POVO CRISTÃO EM VIRTUDE DO SEU BATISMO (IGMR Nº 18).

  5. COMUNICAÇÃO E LITURGIA NA MISSA OU CEIA DO SENHOR, O POVO DE DEUS É CONVOCADO E REUNIDO, SOB A PRESIDÊNCIA DO SACERDOTE QUE REPRESENTA A PESSOA DE CRISTO, PARA CELEBRAR A MEMÓRIA DO SENHOR OU SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO – PERPETUAÇÃO DO SACRIFÍCIO DA CRUZ. CRISTO ESTÁ REALMENTE PRESENTE TANTO NA ASSEMBLEIA REUNIDA, EM SEU NOME, COMO NA PESSOA DO MINISTRO, NA SUA PALAVRA E, DE MODO SUBSTANCIAL E PERMANENTE, SOB AS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS (IGMR Nº 27).

  6. COMUNICAÇÃO E LITURGIA A MISSA CONSTA DE DUAS PARTES: LITURGIA DA PALAVRA E LITURGIA EUCARÍSTICA – INTIMAMENTE UNIDAS ENTRE SI QUE CONSTITUEM UM SÓ ATO DE CULTO. NA MISSA, SE PREPARA TANTO A MESA DA PALAVRA DE DEUS COMO A DO CORPO DE CRISTO, PARA ENSINAR E ALIMENTAR OS FIÉIS (IGMR Nº 28).

  7. COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 1. LEITURA E EXPLANAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – O PRÓPRIO DEUS FALA A SEU POVO, E CRISTO PRESENTE EM SUA PALAVRA ANUNCIA O EVANGELHO. TODOS DEVEM ESCUTAR COM VENERAÇÃO AS LEITURAS DA PALAVRA DE DEUS, ELEMENTO DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA DA LITURGIA. HOMILIA (POTENCIALIZA A PLENA COMPREENSÃO E EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS): ATUALIZAÇÃO DA MENSAGEM DA PALAVRA DIVINA (IGMR Nº 28).

  8. COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 2. ORAÇÕES E PARTES PRÓPRIAS DO SACERDOTE (IGMR Nº 30 – 33). 3. OUTRAS FÓRMULAS QUE OCORREM NA CELEBRAÇÃO (IGMR Nº 34 – 37). 4. MANEIRAS DE PROFERIR OS DIVERSOS TEXTOS (IGMR Nº 38)

  9. COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 5. IMPORTÂNCIA DO CANTO (IGMR Nº 39 – 41). 6. GESTOS E POSIÇÕES DO CORPO (IGMR Nº 42 – 44). 7. O SILÊNCIO (IGMR Nº 45).

  10. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: A. RITOS INICIAIS: RITOS QUE PRECEDEM A LITURGIA DA PALAVRA (ENTRADA, SAUDAÇÃO, ATO PENITENCIAL, GLÓRIA, ORAÇÃO DO DIA) – CARÁTER DE PREPARAÇÃO. FINALIDADE: CONSTITUIR ASSEMBLEIA PARA OUVIR ATENTAMENTE A PALAVRA DE DEUS E CELEBRAR DIGNAMENTE A EUCARISTIA (IGMR Nº 46).

  11. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. ENTRADA: POVO REUNIDO; PROCISSÃO DE ENTRADA DO SACERDOTE E DOS MINISTROS; CANTO APROVADO PELA CONFERÊNCIA DOS BISPOS APROPRIADO À ÍNDOLE DO DIA OU DO TEMPO. CANTO DE ENTRADA É OPCIONAL (ACOMPANHA O RITO) (IGMR Nº 47 – 48)

  12. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 2. SAUDAÇÃO AO ALTAR COM INCLINAÇÃO PROFUNDA – SACERDOTE E DIÁCONO BEIJAM O ALTAR; SE FOR OPORTUNO, O SACERDOTE INCENSA A CRUZ E O ALTAR – E AO POVO REUNIDO. SINAL DA CRUZ E SAUDAÇÃO DO SACERDOTE (EXPRESSÃO DO MISTÉRIO DA IGREJA REUNIDA). PODE SER FEITO UM COMENTÁRIO BREVÍSSIMO PARA INTRODUZIR OS FIÉIS NA MISSA DO DIA (IGMR Nº 49 - 50). (VER Nº 296 E 308 E COMENTÁRIOS).

  13. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. ATO PENITENCIAL: O SACERDOTE CONVIDA PARA O ATO PENITENCIAL; BREVE SILÊNCIO; PARTICIPAÇÃO DE TODA COMUNIDADE (FÓRMULA DE CONFISSÃO GERAL E ABSOLVIÇÃO DO SACERDOTE – NÃO SUBSTITUIU O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA. AOS DOMINGOS (ESPECIALMENTE NO TEMPO PASCAL): BÊNÇÃO E ASPERSÃO DA ÁGUA (RECORDAÇÃO DO BATISMO) (IGMR Nº 51).

  14. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. SENHOR, TENDE PIEDADE: INICIADO APÓS O ATO PENITENCIAL (SE NÃO TIVER SIDO REZADO NO PRÓPRIO ATO PENITENCIAL); PODE SER CANTADO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 52).

  15. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 5. GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS: HINO ANTIQUÍSSIMO E VENERÁVEL PELO QUAL A IGREJA, CONGREGADA NO ESPÍRITO SANTO, GLORIFICA E SUPLICA A DEUS E AO CORDEIRO. O TEXTO NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO. PARTICIPAÇÃO DE TODOS. MENOS NO ADVENTO E NA QUARESMA (IGMR Nº 52).

  16. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 6. ORAÇÃO DO DIA (COLETA): O SACERDOTE CONVIDA O POVO A REZAR; SACERDOTE E ASSEMBLEIA EM SILÊNCIO (CONSCIÊNCIA DE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS E FORMULAÇÃO DOS PEDIDOS); O SACERDOTE DIZ A ORAÇÃO, QUE EXPRIME A ÍNDOLE DA CELEBRAÇÃO. ANTIGA TRADIÇÃO DA IGREJA: A COLETA É DIRIGIDA A DEUS PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO E COM UMA CONCLUSÃO TRINITÁRIA (IGMR Nº 54).

  17. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: B. LITURGIA DA PALAVRA: CONSTITUÍDA PELAS LEITURAS DA SAGRADA ESCRITURA E PELOS CANTOS QUE OCORREM ENTRE ELAS; CONCLUÍDA PELA HOMILIA, A PROFISSÃO DE FÉ E A ORAÇÃO UNIVERSAL (DOS FIÉIS). DEUS FALA AO SEU POVO; O PRÓPRIO CRISTO, POR SUA PALAVRA SE ACHA PRESENTE NO MEIO DOS FIÉIS; O POVO RECEBE A PALAVRA DE DEUS E A ELA SE UNE PELA PROFISSÃO DE FÉ (CREIO); ALIMENTADO PELA PALAVRA, REZA NA ORAÇÃO UNIVERSAL PELAS NECESSIDADES DE TODA A IGREJA E PELA SALVAÇÃO DO MUNDO INTEIRO (IGMR Nº 55).

  18. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. O SILÊNCIO: LITURGIA DA PALAVRA = FAVORECER A MEDITAÇÃO E O RECOLHIMENTO(IGMR Nº 56). 2. LEITURAS BÍBLICAS: PREPARAÇÃO DA MESA DA PALAVRA DE DEUS. UNIDADE DOS DOIS TESTAMENTOS. NÃO PODE HAVER TROCA DE LEITURAS E DO SALMO POR TEXTOS NÃO-BÍBLICOS. SÃO SEMPRE PROFERIDAS DO AMBÃO. MINISTÉRIO DE LEITOR. EVANGELHO PROCLAMADO PELO DIÁCONO (NA AUSÊNCIA DO DIÁCONO, PROCLAMADO PELO SACERDOTE). PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: PONTO ALTO DA LITURGIA DA PALAVRA. EXPRESSAR A VENERAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS POR GESTOS, CANTOS E SINAIS (IGMR Nº 57 – 60).

  19. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. SALMO RESPONSORIAL: PARTE INTEGRANTE IMPORTANTE DA LITURGIA DA PALAVRA (PROMOVER A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS); PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 61).

  20. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. ACLAMAÇÃO ANTES DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: CONSTITUI UM RITO OU AÇÃO POR SI MESMA; A ASSEMBLEIA ACOLHE O SENHOR QUE VAI FALAR NO EVANGELHO, SAÚDA-O E PROFESSA SUA FÉ PELO CANTO. PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA. O USO DO ALELUIA CONFORME O TEMPO LITÚRGICO (IGMR Nº 62 – 64).

  21. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 5. HOMILIA: VIVAMENTE RECOMENDADA. INDISPENSÁVEL PARA NUTRIR A VIDA CRISTÃ. (IGMR Nº 65 - 66). 6. PROFISSÃO DE FÉ: TEM POR OBJETIVO LEVAR TODO O POVO REUNIDO A RESPONDER À PALAVRA DE DEUS ANUNCIADA NA SAGRADA ESCRITURA E EXPLICADA PELA HOMILIA. PROCLAMAR A REGRA DE FÉ (IGMR Nº 67 – 68).

  22. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 7. ORAÇÃO UNIVERSAL: O POVO RESPONDE À PALAVRA DE DEUS ACOLHIDA NA FÉ E, EXERCENDO A SUA FUNÇÃO SACERDOTAL, ELEVA PRECES A DEUS PELA SALVAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 69 – 71).

  23. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: C. LITURGIA EUCARÍSTICA: FUNDAMENTOS BÍBLICOS – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA POR CRISTO. CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS GESTOS E AS PALAVRAS DE CRISTO E OS GESTOS E AS PALAVRAS DA IGREJA (IGMR Nº 72).

  24. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. PREPARAÇÃO DOS DONS: NO INÍCIO DA LITURGIA EUCARÍSTICA, AS OFERENDAS SÃO LEVADAS AO ALTAR. PREPARAÇÃO DO ALTAR OU MESA DO SENHOR (CENTRO DE TODA A LITURGIA EUCARÍSTICA). PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NA APRESENTAÇÃO DO PÃO E DO VINHO, QUE O SACERDOTE OU O DIÁCONO RECEBE EM LUGAR ADEQUADO PARA SEREM LEVADOS AO ALTAR (MANTER O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA TRADIÇÃO DA IGREJA – OS FIÉIS TRAZIAM DE CASA O PÃO E O VINHO DESTINADOS À LITURGIA). MOMENTO DE RECEBIMENTO DO DINHEIRO OU DONATIVOS OFERECIDOS PELOS FIÉIS (COLOCADOS EM LUGAR CONVENIENTE FORA DA MESA EUCARÍSTICA) (IGMR Nº 73).

  25. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: CANTO DO OFERTÓRIO ACOMPANHA A PROCISSÃO DAS OFERENDAS, ATÉ PELO MENOS QUE OS DONS TENHAM SIDO COLOCADOS SOBRE O ALTAR. O PÃO E O VINHO SÃO DEPOSITADOS SOBRE O ALTAR PELO SACERDOTE (COM FÓRMULAS ESTABELECIDAS). INCENSAÇÃO DAS OFERENDAS. SACERDOTE LAVA AS MÃOS (EXPRESSÃO DO DESEJO DE PURIFICAÇÃO INTERIOR) (IGMR Nº 74 – 76). (COMENTÁRIO DE ALDAZÁBAL, P. 89).

  26. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 2. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO EUCARÍSTICA (IGMR Nº 77).

  27. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: CENTRO E ÁPICE (PONTO MAIS ALTO) DE TODA A CELEBRAÇÃO, PRECE DE AÇÃO DE GRAÇAS E SANTIFICAÇÃO. ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ORAÇÃO EUCARÍSTICA: AÇÃO DE GRAÇAS; ACLAMAÇÃO; INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO; NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO E CONSAGRAÇÃO; MEMÓRIA DA PAIXÃO, RESSURREIÇÃO E ASCENSÃO; A IGREJA OFERECE A HÓSTIA IMACULADA E DESEJA QUE OS FIÉIS APRENDAM A OFERECER-SE A SI PRÓPRIOS; INTERCESSÕES; GLORIFICAÇÃO DE DEUS, CONCLUÍDA COM O AMÉM DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 78 – 79).

  28. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. RITOS DA COMUNHÃO: PREPARAÇÃO DOS FIÉIS PARA RECEBEREM O CORPO E SANGUE DE CRISTO (IGMR Nº 78 – 80). 5. A ORAÇÃO DO SENHOR: PEDIDO DO PÃO DE CADA DIA, ESPECIALMENTE O PÃO EUCARÍSTICO E DA PURIFICAÇÃO DOS PECADOS (IGMR Nº 81). 6. RITO DA PAZ: A IGREJA IMPLORA A PAZ E A UNIDADE PARA SI MESMA E PARA TODA A FAMÍLIA HUMANA. EXPRESSÃO MÚTUA DE COMUNHÃO ECLESIAL E A MÚTUA CARIDADE ANTES DE COMUNGAR DO SACRAMENTO (IGMR Nº 82). 7. FRAÇÃO DO PÃO: GESTO REALIZADO POR CRISTO NA ÚLTIMA CEIA. TEMPO APOSTÓLICO: NOME DA PRÓPRIA AÇÃO EUCARÍSTICA. SIGNIFICADO: FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO. GESTO DE COLOCAR UMA PARTE DA HÓSTIA NO CÁLICE: UNIDADE DO CORPO E DO SANGUE DE CRISTO NA OBRA DA SALVAÇÃO. (SÚPLICA “CORDEIRO DE DEUS” (IGMR Nº 83).

  29. COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 8. COMUNHÃO: ORAÇÃO DO SACERDOTE PARA SE PREPARAR PARA RECEBER O CORPO E O SANGUE DE CRISTO. ORAÇÃO EM SILÊNCIO DOS FIÉIS. CANTO (OPCIONAL). SILÊNCIO. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO (IGMR Nº 84 – 89). D) RITOS DE ENCERRAMENTO: BREVES COMUNICAÇÕES; SAUDAÇÃO E BÊNÇÃO DO SACERDOTE; DESPEDIDA DO POVO (SACERDOTE OU DIÁCONO); BEIJO AO ALTAR (SACERDOTE E DIÁCONO); INCLINAÇÃO PROFUNDA AO ALTAR PELO SACERDOTE, DIÁCONO E OUTROS MINISTROS (IGMR Nº 90).

More Related