1 / 11

Celebramos, no dia 2 de fevereiro, a grande festa da Apresentação de Jesus no templo.

Apresentação do Senhor. Celebramos, no dia 2 de fevereiro, a grande festa da Apresentação de Jesus no templo. . Cumprindo a tradição judaica, Ele foi levado por sua Mãe, Maria Santíssima, e por seu pai adotivo, São José, .

melora
Download Presentation

Celebramos, no dia 2 de fevereiro, a grande festa da Apresentação de Jesus no templo.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Apresentação do Senhor Celebramos, no dia 2 de fevereiro, a grande festa da Apresentação de Jesus no templo. Cumprindo a tradição judaica, Ele foi levado por sua Mãe, Maria Santíssima, e por seu pai adotivo, São José, com todo o carinho, e também por respeito à lei que pedia essa apresentação do primogênito, após os quarenta dias de vida.

  2. Esta festa remonta aos primórdios do cristianismo. Pelo seu simbolismo da luz, a tradição conservou-a com o nome de Festa de “Nossa Senhora das Candeias” ou de “Nossa Senhora da Purificação”, porque era comemorada com uma procissão, na qual os participantes portavam velas acesas, relembrando o trajeto de Maria ao templo, para apresentar o Filho e cumprir o ritual de purificação após o parto.

  3. A Liturgia atual enfatiza, principalmente, a figura de Jesus - daí o nome de “Festa da Apresentação” - mas manteve, antes da Missa, a tradicional bênção de velas com procissão. Em 1997, o Papa João Paulo II associou a essa celebração o Dia da Vida Consagrada, “a fim de chamar a atenção dos fiéis sobre esta vocação fundamental para a vida da Igreja e para o bem da sociedade”,

  4. conforme suas próprias palavras, na Alocução do Angelus de 1º de fevereiro do ano seguinte. Por isso, é uma festa celebrada, sobretudo, pelas Congregações religiosas e por todos os consagrados e consagradas, que vêem nessa apresentação de Cristo ao Pai o modelo da entrega total de cada um a Deus, através da profissão dos votos.

  5. Toda a beleza desta tradição tem um significado humano, e, especialmente, divino e salvífico. O Antigo Testamento prescrevia uma lei, segundo a qual todo primogênito seria consagrado ao Senhor (cf. Êx 13,2).

  6. Deveria ficar no templo, ou ser resgatado por alguma doação, ainda que simbólica (cf. Êx 13,12-13). Por Jesus ofereceram dois pombinhos; era a oferta dos pobres, que não podiam sacrificar animais de grande porte (cf. Lv 5,7).

  7. Os pombinhos estão ligados a um significado muito rico. São freqüentemente lembrados para simbolizar a paz e a pureza. No Evangelho, vemos o Espírito Santo descer sobre Jesus em forma de pomba. Tudo isso encontramos realizado na Pessoa de Jesus, a melhor oferenda que poderia ser entregue a Deus.

  8. Deste modo, Lucas centraliza a narrativa do primeiro ato cultual de Jesus, através do rito de consagração do primogênito, na Cidade Santa, a ser resgatada, ponto de partida e de culminância da missão salvífica do Messias. Com a oferenda dos pobres, Lucas define esta missão como prioritária em relação aos empobrecidos e sofredores.

  9. Aquele que nasceu despojado, atrairá os pastores, evangelizará os pobres e dará prioridade aos empobrecidos ou marginalizados. A apresentação no templo é marcadamente e celebrativa. Nela a alegria, fruto do Espírito. Simeão, definido como homem justo e piedoso; possui e é movido pelo Espírito Santo. Ele bendiz a Deus com o Menino nos braços,

  10. reconhecendo a missão universal que o investe: ser salvação para os povos e luz para as nações. Abençoa Maria e José mas, logo após, profetiza a contradição e a dor, seja para a Criança, seja para a Mãe . A missão salvífica universal do Messias será marcada pela hostilidade e a rejeição. Ana, descrita como consagrada a Deus e profetiza, agradece a Deus .

  11. Texto-Cardeal D. Eusébio Oscar Scheid Música- Ave Maria Celline Dion Imagens-Internet Formatação-Altair Castro

More Related