1 / 10

PROJETOS PESQUISA&AÇÃO PASSO A PASSO

PROJETOS PESQUISA&AÇÃO PASSO A PASSO. Elizabeth Teixeira. INICIANDO O DEBATE. AQUILO QUE ESCOLHEMOS NOS SERÁ DADO Num vilarejo distante vivia um mestre conhecido por sua sabedoria. Sabia a resposta para todas as perguntas.

melva
Download Presentation

PROJETOS PESQUISA&AÇÃO PASSO A PASSO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETOS PESQUISA&AÇÃO PASSO A PASSO Elizabeth Teixeira

  2. INICIANDO O DEBATE AQUILO QUE ESCOLHEMOS NOS SERÁ DADO Num vilarejo distante vivia um mestre conhecido por sua sabedoria.Sabia a resposta para todas as perguntas. Certo dia um jovem, julgando-se muito esperto, pensou em enganá-lo. Levou um passarinho nas mãos para perguntar ao sábio se a ave estava viva ou morta. E planejou: Se ele disser que a ave está morta, abro a mão e deixo-a voar. Se ele disser que a ave está viva, esmago-a em minha mão. Esse sábio não terá a mínima chance de acertar comigo! E assim fez. Na presença do sábio, segurando a ave na mão fechada, o jovem perguntou: Mestre, tu que sabes todas as respostas, dize-me: a ave que tenho nas mãos está viva ou morta? O mestre, olhando calmamente nos olhos do jovem, respondeu: Depende de como você queira que ela esteja!

  3. O QUE É PROJETAR? • LANÇAR as escolhas realizadas • ARROJAR • ATIRAR em múltiplas direções • PLANEJAR passo a passo como irá desenvolver o estudo • JOGAR com as incertezas, o acaso e as emergências

  4. Primeiro Passo PRÉ-TEXTO • Capa • Folha de Rosto • Sumário

  5. Segundo Passo 1. INTRODUÇÃO 1.1. Sobre o tema 1.2. Justificativa 1.3. Problema e Questões Norteadoras A situação que provocou o estudo. Um não-saber à explorar, ausências à expor etc. Questões norteadoras e/ou hipóteses relacionadas ao problema 1.4. Objetivos Geral e Específicos: 1.1. Sobre o tema 1.2. Justificativa 1.3. Contexto A situação da realidade que provocou o querer-fazer: uma demanda, uma necessidade a ser atendida, uma lacuna, uma ausência 1.4. Objetivos Geral e Específicos:

  6. Terceiro Passo 2. REFERENCIAL TEÓRICO • Fundamentação teórica inicial adequada à discussão do problema/ação • Sistematização e organização lógica das fontes consultadas (do geral ao particular) • Clareza na expressão. • Análise interpretativa própria das idéias dos autores. • Citações de acordo com a ABNT. • Coerência do referencial teórico com o que propôs investigar e atingir na introdução.

  7. UM TERMÔMETRO E DUAS TEMPERATURAS O professor fez uma experiência com seus alunos para ensinar-lhes algumas lições de vida. Colocou diante deles três vasilhas de água com temperaturas diferentes (quente, gelada, morna). Convidou-os então a medir a temperatura da água. Nesse momento um aluno muito observador comentou: Professor, como faremos essa experiência se não há nenhum termômetro para medir a temperatura? Aí é que está o sentido da nossa experiência, respondeu-lhe o professor, O termômetro usado será a mão de cada um. Chamou então um dos alunos e pediu-lhe que colocasse a mão na primeira vasilha (quente), e logo em seguida na terceira (morna). Depois lhe perguntou: Como está a temperatura na terceira? Bem fria, respondeu o aluno. Logo depois chamou um outro aluno, pediu-lhe que colocasse a mão na água gelada e em seguida na morna e fez a mesma pergunta. Como está a água? A água está bem quente, respondeu o aluno. Então o professor concluiu: a temperatura da água da terceira vasilha (morna) é a mesma, porém as mãos dos alunos vinham de temperaturas diferentes: uma quente e outra gelada. Assim a água que está morna foi sentida por cada um de maneira diferente, segundo o referencial usado. CADA REFERENCIAL QUE ESCOLHEMOS NOS FAZ SENTIR O MUNDO DE FORMA DIFERENTE

  8. Quarto Passo 3. METODOLOGIA 3.1. Enfoque e Abordagem 3.2. Local 3.3. Fontes de informação 3.4. Coleta de dados As técnicas e os instrumentos 3.5. Aspectos Éticos Coerência do método com o que propôs investigar e atingir na introdução. 3.1. Método de Intervenção 3.2. Local 3.3. Público-Alvo 3.4. Programa: periodicidade, conteúdos, técnicas de ensino, instrumentos, avaliação Coerência do método com o que propôs investigar e atingir na introdução.

  9. Quinto passo PÓS-TEXTO • Cronograma • Orçamento • Referências • Apêndices • Anexos

  10. TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO Enfoques, Abordagens, Métodos, Técnicas: o que são para o pesquisador?

More Related