1 / 22

Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL)

Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL). A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas. (Papa Francisco). AUS Daniel Cabaña Responsável de Gestão para Episcopo.net d.cabana@episcopo.net.

micol
Download Presentation

Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rede Informáticada Igreja na América Latina (RIIAL) A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas. (Papa Francisco) AUS Daniel Cabaña Responsávelde Gestãopara Episcopo.net d.cabana@episcopo.net

  2. Rede Informática da Igrejana América Latina (RIIAL) Faziauma rede humana de respostas e ajudas Primero Congresso de Igreja e Informática (Monterrey, México, ano 2003) “Uma Rede, dentro da grande rede da humanidade, que se converta em permanente agência de sentido, que ofereça como conteúdos ao homem de hoje respostas certeiras e que sempre esteja disposta a dar razões de nossa esperança.” (Mensagemde João Paulo II ao Congresso)

  3. Rede Informática da Igrejana América Latina (RIIAL) O Comitê RIIAL é formado por uma equipe interdisciplinar que está à escuta dos membros da Rede, acompanhando e dinamizando a coordenação e cooperação no cumprimento da missão e dos objetivos da RIIAL. Comité RIIAL (PCCS-CELAM)

  4. Sinergia RIIAL - RIIBRA • Impulsionar o uso da internet e das mídias sociais para que a Igreja do Brasil se constitua em rede. • Tecer redes de colaboração e serviços comuns entre as iniciativas eclesiais para a comunhão digital na evangelização e missão da Igreja no Brasil. • Capacitar os agentes pastorais para o uso adequado das ferramentas tecnológicas para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo na cultura digital.

  5. EvangeliiGaudium Énecessária "uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. “e uma"reforma de estruturas" eclesiaispara que "todas elasse tornemmaismissionárias“ Como fazeristocomajuda das TICs?

  6. Los Pilares de la RIIAL "Mesa comum“ O dinamismo do oferecer e receber. "Equação necessidade-serviço". Serviço de acordo com as necessidades. “Chegar aos últimos" Prioridade pelos mais necessitados. "Trage sob medida“ Discernimento tecnológico e subsidiariedade.

  7. Tenho-o repetido já diversas vezes: entre uma Igreja acidentada que sai pela estrada e uma Igreja doente de auto-referencialidade, não hesito em preferir a primeira. E quando falo de estrada penso nas estradas do mundo onde as pessoas vivem: é lá que as podemos, efetiva e afetivamente, alcançar. Entre estas estradas estão também as digitais, congestionadas de humanidade, muitas vezes ferida: homens e mulheres que procuram uma salvação ou uma esperança. Também graças à rede, pode a mensagem cristã viajar «até aos confins do mundo» (At 1, 8) (Papa Francisco, Mensagem para DMC 2014)

  8. A rede humana e suaespiritualidade, fundamentos da RIIAL Suaexistência torna possível os serviços e realidades que se multiplicamemfavor de muitos: geraçãode conteúdos, redes universitáriasde investigacão, listas de e-mails, formaçãoemredes sociais, software para paróquias, serviçosde comunicação e muitomais…

  9. O que é a • Plataforma segura para a comunicaçãode os Bispos da América Latina e do Caribe • Utilizada pelo PCCS e pelo CELAM • Desenvolvida pela RIIAL, comparticipaçãoativa da RIIBRA • Pensada para as condiçõestecnológicas da América Latina • Adaptávelàsnecessidadesregionais e locais, tambémemportuguês e já presente no Brasil

  10. Troca de Informação (E-mail particular)

  11. ReuniõesVirtuais

  12. ReuniõesVirtuais

  13. Compartilhe o que está na sua tela com qualquer um, em qualquer lugar - em tempo real.: ppt, pdf, youtube, doc, xls…

  14. Agoratambém para mobiles! (viawifi)

  15. 30reunionesporvideoconferenciadesde 2011 hasta 2014 Comisión Episcopal de Comunicación Social – Conferencia Episcopal Argentina

  16. ¿Que tipo de reuniõesvirtuaispodem organizar-se? • Classescomumpalestranteque se dirige a umgrupo emumauditório • Reuniõesde pessoasem que cada umase encontraem diferentes localidades • Reuniõesde distintos grupos emdistintas localidades • Participacãode umaoumaispessoasa distancia emumareunãode umamesa de trabalho

  17. Vantagens da • Facilidadede uso: comferramentastecnológicas simples e potentes para o trabalhocotidiano. • Localização: as capacidades da Episcopo.net acompanham os usuáriosonde eles estão. • Inclusão: comtecnologias e estratégias que se adaptam a realidade da América Latina • Economiade recursos: agoradinheiro e tempo, e a melhoram a capacidade da gestão • Facilitar colaborativamente a comunhão dos bens • Capacitaão e atençãodisponíveisa cargo da equipe do Centro Guadalupe, emcoordenaçãocom a RIIBRA do Brasil.

  18. Como os bispos podem se inscrever na ? • Solicitar contaemwww.episcopo.net • Enviar carta o Secretario Geral do CELAM comcomprovante de pagamento • Receber dados de acesso e capacitação • AproveitarEpiscopo.net! Contato: soporte@episcopo.net

  19. La misión continúa... “Los desafíos que se presentan son múltiples: seguir siendo testimonio de unidad y vivencia de una cultura informática que esté impregnada de valores cristianos; facilitar soluciones técnicas adecuadas a los grupos más desprovistos y carentes de medios: ofrecer a los Obispos unos servicios cada vez más eficientes… Este cambio de época apremia a aprender y transmitir el mensaje Evangélico y las enseñanzas del Magisterio usando los nuevos lenguajes que marcan ya la cultura de nuestros días y del futuro.” (Juan Pablo II a la reunión RIIAL 1998, Santo Domingo)

More Related