1 / 35

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 053.02.06 Data : 19/04/2009 Responsável : Leandro Furtado Balestrini (e-mail : leandrobalestrini@yahoo.com ) Grupo : Patricia Roure – 08/42095 Letícia da Costa e Silva – 08/39825

minya
Download Presentation

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gestão de Estoques na Cadeia de LogísticaIntegrada 053.02.06 Data: 19/04/2009 Responsável: Leandro FurtadoBalestrini (e-mail: leandrobalestrini@yahoo.com) Grupo: Patricia Roure – 08/42095 Letíciada Costa e Silva – 08/39825 Leandro Furtado – 08/34824 Henrique Vasconcelos - 06/34247

  2. Nova visão: Logística Integrada

  3. Benefícios • Tempo • Custos • Qualidade • Competitividade

  4. O SISTEMA LOGÍSTICO COMO DEVE SER Responsabilidade e autonomia Comunicação transparente Satisfação do cliente Integração dos departamentos Otimização de processos

  5. Papel da Logística na Empresa

  6. Atividades Primárias • São essenciais para o cumprimento da função logística. • Transportes • Gestão de estoques • Processamento de pedidos.

  7. Atividades Secundárias • Função de apoio às atividades primárias, diagnosticando as necessidades para o bom andamento do processo logístico. programação de produtos armazenagem embalagem de proteção manutenção de informação manuseio de materiais

  8. Objetivos da Logística Integrada • Agrupar diversas atividades da empresa relacionadas aos processos de produção até a distribuição aos consumidores finais. • Logística empresarial: composto de organizações e indivíduos que se encarregam de levar os produtos ou serviços até o comprador pontencial no melhor tempo e menor custo em condições de transferir a posse.

  9. Consequências da Logística Integrada Quando os processos são integrados e compatíveis entre si, a empresa economiza na cadeia geral de produção, armazenamento e distribuição do produto; e o consumidor final ganha na variedade de produtos ofertados, e ainda por um preço mais em conta.

  10. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE CONTROLE DE ESTOQUE 1. Custos associados a estoques Custo de manter estoque: custo para manter mercadorias por um período Custo Total: soma dos custos de pedir e de manter estoque Custo de Pedir: custos administrativos para aquisição de estoque

  11. 2. Objetivos do Estoque • Objetivos de custo: estabelecer níveis de estoque e sua localização, balanceando os custos de manter e de pedir estoque. • Objetivos de nível de serviço: obter equilíbrio entre a produção e o custo total de estoque, e o nível de serviço prestado aos clientes.

  12. 3. Previsão de Incertezas • Evolução no relacionamento com fornecedores relação de confiaça e credibilidade para estimar tempo e produção. • Previsão de vendas futuras (pesquisas de intenção),de demanda e de tempo de ressuprimento.

  13. Gestão de estoques versus Controle de estoques • Visão tradicional: produtos devem ser mantidos em estoques gera mais custos de manutenção, menor tempo de resposta ao mercado e risco de material obsoleto. • Aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza no custo de manutenção do inventário.

  14. Gestão de estoque FUNÇÃO DE COMPRAS, DE ACOMPANHAMENTO, GESTÃO DE ARMAZENAGEM, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. • Cada ligação da cadeia de suprimentos é gerenciada e controlada de forma independente de qualquer outra parte. • Altas taxas de juros e competição global cada vez maior forçam as empresas a requestionar as formas existentes de gestão de estoques. • Organizações exigem estratégias mais proativas, pois passam a se basear nas necessidades dos clientes.

  15. Objetivos da organização ESTRUTURA DO NEGÓCIO GLOBAL Plano das necessidades de recursos Plano de negócios Plano de produto e de vendas O diagrama fornece: O processo interativo; A interação dos diversos elementos; Relacionamento dos elementos de curto, médio e longo prazo. Plano financeiro Plano de produção Planejamento da capacidade Gerenciamento da demanda Programa mestre da produção Planejamento das necessidades de material Controle das atividades da produção Controle e planejamento das compras de material

  16. Elementosdagestão de logística: Plano de negócios Plano de produção Plano das necessidades de recursos Depende dos equipamentos e processos Instalações Mão-de-obra Equipamentos

  17. Vendas, produto e planejamento de produção Plano financeiro Gerenciamento da demanda Avaliação de receita e recursos necessários

  18. Objetivos da gestão de estoques • Gestão de estoques: “planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento”.

  19. TIPOS DE ESTOQUE: Materiais de emblagem: caixas para embalar produtos, recipientes, rótulos Suprimentos Matéria-prima: requer processamento Produtos em processo: diferentes etapas do processo de fabricação Produto acabado: produto final, pronto para venda

  20. PALESTRA SOBRE O G 20

  21. Logística em Nível Global • No mundo capitalista, os países possuem lugares determinados dentro do processo produtivo.

  22. Redução de Custos • O custo de freteinternacionalfaz o preço da mercadoriaaumentar, o quetrazperda no poder de competitividade do produto. Isso se deviabastante à concentração da tecnologia em paísesricos da Europa, EUA e Japão.

  23. Nova Ordem Econômica Mundial • O capitalismo saiu da dinâmica bipolar e entrou na era multipolar, onde um grupo maior de países possuem maior poder de decisão e de influência.

  24. Países Emergentes • Países emergentes surgem como atores de peso nas decisões das rodas de negociação e ainda aceleram o ritmo de crescimento e começam a rivalizar o poder já estabelecido pelos países desenvolvidos.

  25. Transferência de Tecnologia • Países emergentes começam a deter mais fases no processo produtivo, não precisando mandar suas matérias-primas ao estrangeiro para manufaturação, diminuindo custos.

  26. Poder de Influência • E com a ascendente influência adquirida pelos países emergentes o poder de influência cresce exponencialmente e abre novos horizontes para as empresas nacionais expandirem seus negócios para outros países.

  27. ESTUDOS DE CASO: OS CASOS DA DELL COMPUTADORES E DA HP

  28. Características da DELL Configurações pessoais Nível de estoque baixissimo Integração virtual Relação estreita com fornecedores

  29. HP- início da cadeia de suprimentos Grande volume de vendas Níveis altos de estoque Má previsão de vendas em algumas unidades Boa exploração de oportunidades no mercado

  30. HP- mudanças na cadeia de suprimentos Adoção do método Just-in-time Alternativas de transporte Melhor previsão de vendas Criação de alternativas regionais

  31. PERGUNTAS SOBRE A MATÉRIA: TEORIA APLICADA NA PRÁTICA

  32. O processo de horizontalização de fornecedores utilizadopela DELL arrefeceu o tempo de resposta a pedidos de novas máquinas e trouxemaiorescustos de logística e de produção à empresa (F) • No processo de globalização, ospaísespossuempapéisespecíficos na linha de produção de certosprodutos, o avançotecnológico de paísesmergentestraz à tonaváriosfatores de peso, como o níveldecrescente no preço de produtos, devido em boa parte à economia no valor do frete e de taxasalfandegárias (V) • Nível Zero de estoque não é um obetivo ideal para as organizações, poislimita o horizonte de previsibilidademacroeconômica e nãopermiteumarespostarápidaàsflutuações de mercado e de necessidade dos consumidores. (V)

  33. 4. O aumentoconstante dos níveis de estoque da HP relacionam-se com as conseqüências do enfoquefracionado das empresas: cicloslogísticosmaislongos, altos custoslogísticos e nível de serviçoaoclienteabaixo do esperado. (V) 5. A dinâmicadesenvolvidapela DELL paragerenciar estoque e fornecedores nãopode ser comparada com ospapéisdesempenhadospelospaísesapresentadospelo G 20 considerando o processoprodutivo. (F) 6. A recentemedidatomadapelogoverno de reduzir o IPI na compra de carrosnovosajudou as empresas a reduzircustos com a logística no sentido de custos de manter estoque, masnãoajudou a reduziroscustos de pedir. (V)

  34. 7. Levando em conta a gestão por processos integrados verticalmente, onde todas as habilidades de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição são desenvolvidas internamente pela empresa, pode-se exemplificar esse sistema com a gestão realizada pela DELL. (F) 8. Umatécnicapropostapararesolução de problemas de distribuiçãoda HP foi “Estoquepordemanda” quepropõe a previsãodademanda do item emdeterminadoperíodo e umadeterminação do período de segurança a considerarpelaincertezadaprevisãodademanda. (V)

  35. 9. A possibilidade das grandes empresas abrirem filiais de suas fábricas atraídas por mão de obra mais barata e incentivos fiscais pode compensar os custos de transporte, e outros custos, pelo fato dos custos de produção serem bem menores. (V) 10.

More Related