1 / 34

Guilherme Pego de Andrade 14237 Rafael Silva de Almeida 14243 Prof. Élcio

GASES. Guilherme Pego de Andrade 14237 Rafael Silva de Almeida 14243 Prof. Élcio. Introdução:. ● Os gases são muito importantes no nosso dia-a-dia: ● O 2  Suporta a vida humana (respiração). ● Cl 2  Usado para purificar a água na rede urbana.

Download Presentation

Guilherme Pego de Andrade 14237 Rafael Silva de Almeida 14243 Prof. Élcio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GASES Guilherme Pego de Andrade 14237 Rafael Silva de Almeida 14243 Prof. Élcio

  2. Introdução: ● Os gases são muito importantes no nosso dia-a-dia: ● O2  Suporta a vida humana (respiração). ● Cl2 Usado para purificar a água na rede urbana. ● C2H2 Usado na solda de metais (acetileno). ● CO2 e CH4 Principais responsáveis pelo efeito estufa.

  3. Características dos gases: ● Os gases são bastante diferentes dos sólidos e dos líquidos em muitos aspectos. ● Sempre constituem misturas homogêneas. ● Forma e volume indefinidos. ● São muito compressíveis. ● A distância relativa entre suas moléculas é grande.

  4. Pressão: ● Definição: pressão é a força (F) que atua em uma determinada área (A) P = F/A. ● Como F é dada em Newton [N] e A é dada em [m2], a pressão é dada em Pascal [Pa] = [N/m2].

  5. Pressão atmosférica e barômetro: ● É a pressão exercida por uma coluna de gás de 1 m2 de secção transversal cuja altura vai até os confins da atmosfera. ● A pressão atmosférica pode ser medida por meio de um barômetro. ● Pressão atmosférica normal: 760 mmHg = 1,01325 x 105 Pa.

  6. Pressão de gases confinados e manômetros: ● Calibrador pneumático: usado para medir a pressão do ar nos pneus. ● Manômetro: usado para medir pressões.

  7. Lei dos Gases: ● Numerosas experiências com muitos gases revelam que são necessárias quatro variáveis para definir as condições físicas, ou estado, de um gás: ● T  Temperatura  [K] ● P  Pressão  [atm] ● V  Volume  [L] ● n  quantidade do gás  [mol]

  8. Lei de Boyle: ● É a relação entre a pressão e o volume. ● Quando a pressão exercida sobre um balão de borracha diminui, o balão se expande. Com isso pode-se afirmar que a pressão e o volume são inversamente proporcionais.

  9. Lei de Boyle: PV= constante

  10. Lei de Charles: ● É a relação entre a temperatura e o volume. ● Os balões de ar quente se elevam porque o ar se expande quando aquecido. O ar quente no interior do balão é menos denso que o ar frio ambiente, na mesma pressão. ● O volume é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

  11. Lei de Charles: V/T= constante

  12. Lei de Avogadro: ● É a relação entre a quantidade e o volume ● Se adicionarmos mais gás a uma bola de borracha cheia, a bola se expande. O volume de um gás depende não somente da pressão e da temperatura, mas também da quantidade de gás. ● O volume de um gás é diretamente proporcional à quantidade de gás.

  13. Lei de Avogadro: V/n = constante

  14. A equação do gás ideal: ● Um gás ideal é um gás hipotético cujo comportamento de pressão, volume e temperatura segue exata e completamente a equação do gás ideal. ● R  É a constante dos gases ideais, seu valor depende das unidades de P, V, n e T. P.V = n.R.T ● CNTP  OºC e 1 atm

  15. Relação entre a equação do gás ideal e as leis dos gases: ● O produto PV = nRT = constante. ● Como R é uma constante, se n e T forem invariáveis, os valores de P e de V podem se alterar, mas o produto PV fica constante. ● P1V1 = P2V2

  16. Aplicações da equação do gás ideal: ● A equação do gás ideal pode ser aproveitada para se determinar a densidade de um gás, a sua massa molar e os volumes de gases formados ou consumidos nas reações químicas.

  17. Densidades e massas moleculares dos gases: ● A densidade do gás depende da pressão, da massa molecular e da temperatura. ● Embora os gases formem misturas homogêneas, um gás menos denso fica por cima de outro mais denso, na ausência de agitação.

  18. Misturas gasosas, pressões parciais e frações em mol: ● John Dalton descobriu que a pressão de uma mistura de gases é igual à soma das pressões que cada gás teria se ocupasse sozinho o volume da mistura. ● Lei de Dalton  Pt = P1 + P2 + P3 + ... ● Fração em mol é a razão entre a quantidade de um componente da mistura e a quantidade total na mesma mistura.

  19. Coleta de gases sobre a água: Ptotal = Pgás + PH2O

  20. Teoria Cinética Molecular: A teoria cinética molecular se resume nas seguintes admissões: ● Os gases são constituídos por grandes números de moléculas que estão em movimento contínuo e caótico. ● O volume ocupado pelas moléculas do gás é desprezível diante do volume disponível para o gás. ● As forças atrativas e repulsivas entre as moléculas de gás são desprezíveis. ● As colisões intermoleculares e com as paredes do recipiente são perfeitamente elásticas. ● Numa certa temperatura as moléculas de quaisquer gases têm a mesma energia cinética média.

  21. A pressão de um gás é provocada pelas colisões das moléculas do gás com as paredes do recipiente

  22. Aplicações às leis dos gases: ● Efeito do aumento de volume à temperatura constante: - O fato da temperatura permanecer constante, significa que a energia cinética média das moléculas também permanecerá. ● Efeito da elevação de temperatura a volume constante: - A elevação da temperatura provoca o aumento da energia cinética média. Não havendo aumento de volume será maior o número de colisões.

  23. Efusão e difusão moleculares: ● Um gás que esteja à mesma temperatura de um outro qualquer terá a mesma energia cinética média do outro, mesmo que a massa das moléculas dos gases sejam diferentes. ● Quanto mais leve forem as moléculas do gás, maior será a velocidade quadrática média, .

  24. = (3RT/M)½M= Massa molar

  25. Lei da efusão de Graham: ● A velocidade de efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada da massa molar. r1/r2 = (M2/M1)½ ● A velocidade de efusão é diretamente proporcional à velocidade média quadrática das moléculas. r1/r2 = 1/2 = (M2/M1)½

  26. Para escapar, a molécula tem que acertar o orifício Volume He = Volume N2

  27. Difusão e caminho livre médio: ● A difusão dos gases é muito mais lenta do que sugere a velocidade das moléculas (515 m/s) ● O caminho livre médio é a distância coberta por uma molécula entre duas colisões sucessivas.

  28. Cada segmento representa a trajetória entre duas colisões sucessivas.

  29. Gases Reais: Afastamento do comportamento ideal ● Os gases reais não se comportam idealmente em pressões elevadas. ● As moléculas dos gases reais tem volumes finitos e se atraem mutuamente. ● As forças atrativas entre as moléculas se tornam importantes a distâncias curtas, quando as moléculas estão muito aglomeradas, nas pressões elevadas. ● As forças atrativas só são significativas em condições de pressão elevada, quando a distância média entre as moléculas é pequena.

  30. ● Efeito do volume finito ● Efeito das forças intermoleculares atrativas

  31. Equação de Van der Waals: ● P = [(nRT)/(V-nb)]-(n2a/V2) ● Onde ‘nb’ representa o volume finito ocupado pelas moléculas de gás e (n2a/V2) representa as forças atrativas entre as moléculas de gás.

  32. Referência bibliográfica: Química: A ciência central

More Related