600 likes | 747 Views
Falar em Público. Desenvolva uma Alta Performance!. Adriana Albuquerque Consultora Organizacional Fonte: http://www.unb.br/srh/Quartas_Slides/slides_28_08_2002.ppt. Considerações Iniciais:.
E N D
Falar em Público.Desenvolva uma Alta Performance! Adriana Albuquerque Consultora Organizacional Fonte: http://www.unb.br/srh/Quartas_Slides/slides_28_08_2002.ppt
Considerações Iniciais: A Oratória nos dias atuais, não é falar PARA um público, e sim falar COM o público. Isto é... envolver a platéia do início ao final.
Descomplique, pois a maioria faz o contrário... Prosopopéia flácida para acalentar bovinos: - Conversa mole pra boi dormir.
Descomplique... Romper a face: - Quebrar a cara. Inflar o volume da bolsa escrotal: - Encher o saco.
Descomplique... Impulsionar a extremidade do membro inferior contra a região glútea de alguém: - Dar um pé na bunda.
Descomplique... Deglutir batráquio: - Engolir sapo. Colocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores: - Meter o rabo entre as pernas.
Enfim, fale de forma simples pois... O Prolixo, tudo o que ele fala vai literalmente...
Ingredientes de Sucesso: Preparação Preparação Preparação
Ensaiando o seu “Papel” para uma Apresentação de Excelência.
O Poder do Entusiasmo! • “Estar motivado é estar apaixonado – seja por alguém ou por aquilo que se realiza.” • “Alegre-se sempre” (Paulo de Tarso – Filipenses 4:4) • “Carpe Diem... Aproveite o dia.”
A Auto-estima e seus efeitos... • “Ame-se... primeiro!” • “É preciso amor pra poder poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso chuva para florir.” • “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.”
A Autoconfiança. • “Nós somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um feito, mas um hábito.” • Se você não confia em si próprio, quem confiará?
Os quadros mentais. Use a imaginação a seu favor!
A Repetição. Dê comandos positivos ao seu cérebro!
O Relaxamento. • Respiração • Caminhada • Contemplação de um pôr do sol • Dormir • Fazer sexo • Banho • Ouvir música
Apresentação Pessoal – Seu Passaporte! • Roupas • Sapatos, meias e cintos • Acessórios em geral
Apresentação Pessoal – Seu Passaporte! • Higiene Pessoal • Unhas e dentes • Perfume e desodorante • Cabelos, barba e bigode
O Medo... Transforme-o em um parceiro! 1. Encare-o, não fuja dele! 2. Controle o seu nervosismo. 3. Não pinte o diabo mais feio do que ele já é. 4. Não adquira vícios. 5. A prática irá proporcionar o reflexo.
A sua comunicação deve ser... Clara, direta e objetiva para que o conteúdo seja assimilado facilmente e para evitar a distorção da mensagem. Leitura do texto: Controle de Natalidade
Desenvolva uma Alta Performance – Gestos & Postura! A cabeça O semblante O olhar
Desenvolva uma Alta Performance – Gestos & Postura! O tronco Braços e mãos Pernas
A Introdução Serve para preparar o ânimo do ouvinte, desarmando suas resistências e conquistando seu interesse e atenção.
Dicas Estrela! - Introdução - Conte uma pequena história. - Elogie sinceramente. - Use uma frase que provoque impacto. - Faça uma citação. - Use um fato bem humorado. - Levante uma reflexão. - Faça perguntas que levem a pensar.
A Preparação Esclarece a matéria ao ouvinte.
Dicas Estrela! - Preparação - Anuncie o que vai falar numa única frase, que pode ou não vir acompanhada de uma pergunta. - Exponha para comover ou convencer. - Informe as etapas do assunto a desenvolver.
Fale daquilo que gosta e domina... Falando a Verdade: Paulo Maluf. Controle Emocional: Edmundo. Comportamento moral e ético: Eurico Miranda. Acabando com a Corrupção: Luis Estevão. Falando com agilidade, pensando com rapidez: Eduardo Suplicy. Curso de dicção em 1 hora: Vicentino.
Assunto Central É a fase do desenvolvimento do assunto, conforme planejamento prévio.
Dicas Estrela! – Assunto Central - Inclua todos os dados selecionados. - Desenvolva a argumentação. - Desenvolva seu raciocínio. - Tenha uma seqüência lógica e concatenada do assunto . - Utilize Comparações, definições, estatísticas,estudos técnicos, pesquisas, teses e ilustrações.
Dica Pérola! - Assunto Central Esteja pronto (com improviso e criatividade – resposta rápida) para contra-atacar possíveis adversários inconvenientes. Exemplo: Joãozinho e Mariazinha.
Conclusão É o feixe de ouro. É nesse momento que o orador deve se despedir levando a admiração dos ouvintes.
Dicas Estrela! - Conclusão - Conte uma pequena história. - Elogie sinceramente. - Use uma frase que provoque impacto - Faça uma citação. - Use um fato bem humorado. - Levante uma reflexão.
Recursos Instrucionais Microfone Datashow Retroprojetor Som
Seja você mesmo A naturalidade acima de tudo!
Pronuncie bem as palavras Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Ex(s): primeiro, precisar,levamos, e não, primero, precisá, levamo.
Fale com boa intensidade Nem muito baixo Nem muito Alto Fale numa altura adequada para o ambiente.
Fale com boa velocidade Não fale rápido demais: dificultará o entendimento do ouvinte. Não fale muito lentamente: para não entediar os ouvintes.
Fale com bom ritmo Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Este é o colorido do seu discurso.
Desenvolva um vocabulário adequado - Isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias; - Não se expresse com palavras difíceis; - Evite termos específicos da sua profissão.
Vocabulário adequado - Desenvolva um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idéias e pensamentos. É o ideal para qualquer tipo de platéia.
Cuidado com os vícios de linguagem! - Entendeu? - Tá? tá? tá? - Né? né? né? - Tá entendendo né? - Viu? viu? viu? - Tipo assim... - e outros tantos!
Cuide da gramática Um erro gamatical, dependendo da sua gravidade, pode atrapalhando a apresentação e até mesmo destruir a sua image. Aumente suas leitura de livros de bons artores.
Tenha início, meio e fim Toda fala, seja numa simples conversa ou numa apresentação para uma grande platéia, precisa ter início, meio e fim.
Pratique bastante. Treine bastante e, sempre que puder, aproveite a oportunidade para falar. Não se esqueça também que o bom comunicador deve saber ouvir.
Reflexão Precisa-se de pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas. Capazes de sonhar, sem medo de seus sonhos. Tão idealistas que transformam seus sonhos em metas.
Pessoas tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas em realidade. Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas.
Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas. Que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal.
Pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores. Precisa-se de pessoas que questionem, não pela simples contestação,