140 likes | 264 Views
XIII Semana do Livro e da Biblioteca da USP 25 a 29 de outubro de 2010 Treinamento para o Acesso Aberto: principais fontes de informação Rodrigo Moreira Garcia (Bibliotecário) http://lattes.cnpq.br/5852816701973112 Solange Santos (Técnico ADM)
E N D
XIII Semana do Livro e da Biblioteca da USP 25 a 29 de outubro de 2010 Treinamento para o Acesso Aberto: principais fontes de informação Rodrigo Moreira Garcia (Bibliotecário) http://lattes.cnpq.br/5852816701973112 Solange Santos (Técnico ADM) Objetivo: Proporcionar aos profissionais da área de Medicina Veterinária e aos usuários interessados conhecimentos sobre as principais fontes de Acesso Aberto (Open Access).
O que é Acesso Aberto? Por "acesso aberto" à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apóiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais e técnicas outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para a reprodução e distribuição deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação.
Biblioteca eletrônica que publica, com texto completo, as revistas produzidas pela USP e credenciadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.
Disponibiliza, em formato digital, para consulta ou download, o conhecimento produzido pelas teses e dissertações defendidas na USP.
Reunião de dados e informações de interesse da comunidade científica da área de Medicina Veterinária e Zootecnia e, também, da sociedade, facilitando o acesso ao conhecimento da área por meio dos principais sites e bases de dados.
SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.
Serviço da U.S. National Library of Medicine que inclui referências do MEDLINE, periódicos da área médica e links com textos completos de artigos e outros recursos relacionados.
PubMed Central é um arquivo digital, de Acesso Aberto ao texto completo, de Periódicos científicos da área de Ciências da vida e Biomédicas. Desenvolvido e administrado pelo NCBI - NIH's National Center for Biotechnology Information - da NLM - National Library of Medicine.
BioMed Central é uma editora de CTM (ciência, tecnologia e medicina) pioneira no caminho do modelo de publicação de acesso aberto.
A Public Library of Science (PLoS) é uma organização sem fins lucrativos de cientistas e dos médicos, que tem como um de seus principios: • Open access: “Todo o material publicado pela Public Library of Science, quer submetido ou criado pela PLoS, é publicado sob uma licença de acesso aberto que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado”.
O objetivo do Directory of Open Access Journals é aumentar a visibilidade e facilidade de uso do acesso aberto a revistas científicas e acadêmicas, promovendo assim a sua maior utilização e impacto.O Diretório pretende ser abrangente e cobrir todos os periódicos científicos de acesso aberto e acadêmicos que utilizam um sistema de controle de qualidade para garantir o conteúdo.Um “one stop shop” para os usuários de Open Access Journals.
O Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR) estabeleceu o TropIKA.net como um portal eletrônico de gestão de conhecimento global para compartilhar informação e facilitar a identificação de necessidades prioritárias e lacunas de pesquisas importantes no campo das doenças infecciosas. TropIKA.net é designado para a gestão do conhecimento dos componentes da função administrativa na nova visão e estratégia dos “TDR Ten Year”. A nova estratégia vai ajudar a concentrar os esforços globais sobre as necessidades prioritárias de pesquisa em doenças infecciosas nos países endêmicos das doenças.
O objetivo da Global Health Library (GHL) é contribuir para aumentar o acesso à informação e evidência científica em saúde, particularmente nas regiões em desenvolvimento. A GHL é promovida e coordenada pela OMS como parte de sua estratégia para a gestão do conhecimento em saúde pública mundial.
Obrigado! (equipe Biblioteca FMVZ-USP)