1 / 11

Aprender escrever um bocadinho do chinês

Aprender escrever um bocadinho do chinês. Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. N a cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo – assim, fazemos as marcações no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilíbrio de cada caracter.

odele
Download Presentation

Aprender escrever um bocadinho do chinês

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aprender escrever um bocadinho do chinês

  2. Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo – assim, fazemos as marcações no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilíbrio de cada caracter. • É preciso seguir a ordem dos traços e o sentido de cada um deles, para executar a escrita. Antes de começar a copiar um caracter, observa bem o modelo, para programar a sequência dos gestos, conforme a numeração dos traços, e o seu sentido, conforme as setas. • Eis 15 caracteres para aprender: o nome da China 中国zhōngguó, o nome do Portugal 葡萄牙pútáoyá, e os números 1 à 10: 一yī, 二èr, 三sān, 四sì, 五wŭ, 六lìu, 七qī, 八bā, 九jĭu, 十shí.

  3. China 中国zhōngguó Os dois caracteres significam literalmente Meio/Império – O Império do meio. O “meio” é um espaço rectangular atravessado ao centro por um traço vertical. O caracter 国 tem um 囗por fora, para mostrar que um império ou um país é um território com fronteiras, e tem por dentro 玉 jade, que simboliza a virtude dagovernação, sendo esta pedra considerada a cristalização da essência da Natureza.

  4. Caligrafia de CHINA

  5. Portugal 葡萄牙 pútáoyá Os primeiros dois caracteres, pútáo, significa “uva”. O terceiro, yá, quer dizer “dente”. Mas Pútáoyá não quer dizer “dente de uvas”, pois aqui trata-se de uma tradução fonética do nome do Portugal … talvez fizesse um pouco mais sentido comparar os sons de Putaoya com PortoGaia, não achas?

  6. Caligrafia para PORTUGAL

  7. Um e dois • um 一yī Um traço horizontal. O caracter para UM toma a forma da base da nossa existência – o chão, o ser primordial. • dois 二èr Acrescentando uma linha paralela a UM, o DOIS simboliza a coexistência das coisas em oposição, mas também em harmonia, como o céu e a terra, ou como todas as coisas que convivem sob o Princípio de Yin e Yang. Para um efeito estético e da estabilidade visual, o traço de baixo é mais comprido que o de cima.

  8. Três e quatro • três 三sān Filosoficamente, o segundo traço deste caracter significa o Homen, aquilo que vive entre o Céu e a Terra. • quatro 四sì A ideia do QUATRO é aqui bem visível: um quadrado. Dentro dele, os traços 3 e 4 constituem uma contra-força à tendência de implosão – como numa casa, as quatro paredes não caiem por dentro porque há um equilíbrio que suporta o peso do material.

  9. Cinco e seis • cinco 五wŭ Os cinco elementos – metal, madeira, água, fogo e terra - são as matérias naturais que se manifestam sob o princípio do Yang (simbolizado pelo traço 1) e Yin (simbolizado pelo trço 4). • seis六lìu Os traços 1 e 2 juntos significam a altura, os dois pezinhos significam a base. O caracter SEIS acrescenta a norte, sul, oeste, leste, mais duas direcções: cima e baixo.

  10. Sete e oito • sete 七qī SETE é o número organizador da vida YIN, ou seja, se o traço horizontal simboliza a Terra, então o segundo traço que vai da cima para o baixo é a comunicação entre os dois mundos. Ora, tanto para os chineses e para os portugueses, os Sétimos são dias em que os vivos prestam homenagem aos mortos. • oito八bā Os gestos para escrever este caracter simbolizam a divisão – as oito direcções. E o número organizador da vida Yang.

  11. Nove e dez • nove 九jĭu Na China antiga, o nove era o número máximo, é o número celeste. O Templo do Céu em Pequim foi construído com nove grupos de escadas de nove níveis, e o altar redondo no meio foi montado com peças de mármore branco, em 9 ciclos, cada ciclo tendo um número múltiplo de 9: 18, 27, etc., até 81. São assim 406 peças em totalidade, com uma pequena peça redonda ao centro. • dez十shí Se o nove é o número máximo, então acrescentar 1 a 9 significa voltar ao princípio, UM, marcando neste um traço vertical. Assim é o vinte é 廿e o trinta é 卅.

More Related