1 / 11

Aula 10 – Introdução à Lógica

Aula 10 – Introdução à Lógica. Como nós organizamos o pensamento?. LÓGICA  do grego logos ( λόγος ): aquilo que é dito; aquilo que se pensa. Disciplina formalizada por Aristóteles ( séc IV a.C.) Órganon : reunião dos escritos sobre lógica de Aristóteles. Mas de que se trata a lógica?

olive
Download Presentation

Aula 10 – Introdução à Lógica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 10 – Introdução à Lógica

  2. Como nós organizamos o pensamento?

  3. LÓGICA  do grego logos (λόγος):aquilo que é dito; aquilo que se pensa. • Disciplina formalizada por Aristóteles (séc IV a.C.) • Órganon: reunião dos escritos sobre lógica de Aristóteles. Mas de que se trata a lógica? • Estudo dos métodos e princípios da argumentação. • Investigação de como a conclusão de um argumento se segue de suas premissas. • Estudo da forma correta das operações do pensamento e que identifica suas operações não válidas.

  4. DANDO NOME AOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM: • Proposição: enunciado no qual se afirma um termo de outro. Algo que se diz sobre o mundo. (uma proposição é um juízo, ou seja, uma afirmação sobre algo) Lógica é a disciplina mais interessante do universo. Besouros são fofos. • Termo: parte de uma proposição. Corresponde a um conceito ou a um objeto no mundo.

  5. Qualidade e quantidade das proposições • Quanto à qualidade as proposições podem ser afirmativas ou negativas: Eu sou mortal As plantas não são animais • Quanto à quantidade podem ser particulares ou universais: Há estudantes que não querem nada da vida. Todo jovem é a semente de esperança de um futuro melhor.

  6. Extensão e compreensão dos termos A extensão diz respeito ao conjunto de coisas sobre a qual um termo fala: Gosto de garotas  conjunto = garotas (excluídos os garotos e outros seres vivos) A compreensão diz respeito ao entendimento de um termo (quão específico ele é). Gosto de garotas de dread, com olhos de cores diferentes e mais de 1, 80m que toquem piano Restrinjo o conjunto: compreensão; extensão

  7. DOUTRINA DOS SILOGISMOS SILOGISMO: forma de organização do pensamento em que proposições (premissas) se conectam para gerar uma outra proposição, resultado do cálculo entre elas (conclusão). Todo homem é mortal Eu sou um homem Logo, sou mortal (O.o)

  8. Analisando o silogismo Todo homem é mortal afirmação universal Eu sou um homem afirmação particular Logo, sou mortal (O.o) afirmação particular Forma lógica: a estrutura da proposição sem os contéudos. Todo A é B C é A Logo, C é B (mágica, não?)

  9. B = Mortal A = Homem • Todo A é B • C é A • C é B A = Homem Eu! B = Mortal A = Homem Eu!

  10. VERDADE e VALIDADE LÓGICA • VERDADE: correspondência com o mundo real. Uma proposição verdadeira é aquela que pode ser observada no mundo real (é verificável). • VALIDADE LÓGICA: Uma proposição válida logicamente é aquela que resulta corretamente do cálculo entre as premissas considerando apenas a forma lógica. O resultado, porém, pode não expressar algo necessariamente verdadeiro. OBS: Uma falácia um erro de raciocínio, ou seja, uma conclusão que não se segue logicamente das premissas Todos os gatos são mamíferos Todos os cães são mamíferos Logo, todos os gatos são cães (¬_¬) O silogismo que usávamos de exemplo é verdadeiro e logicamente válido?

  11. Formas de Argumentação: INDUÇÃO E DEDUÇÃO DEDUÇÃO: Argumento em que a conclusão se segue necessariamente das premissas. Nenhum conhecimento novo é construído, apenas apresenta-se algo já contido nas premissas. Todo argentino dança tango. Quem dança tango seduz Todo argentino seduz INDUÇÃO: Argumento em que uma conclusão surge pela generalização de casos particulares. Vi gansos brancos. Logo Todos os gansos são brancos. TeoriaGeral ObservaçõesPrevisões DEDUÇÃO INDUÇÃO Confirmação

More Related