1 / 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Superintendência de Recursos Humanos/ Departamento de Psicologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Superintendência de Recursos Humanos/ Departamento de Psicologia Departamento de Desenvolvimento Humano / Núcleo de Psicologia do Trabalho. PROJETO: Promoção da Saúde do Trabalhador na UFC. Orientadora: Camila Farias Martins de Sousa

ophrah
Download Presentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Superintendência de Recursos Humanos/ Departamento de Psicologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Superintendência de Recursos Humanos/ Departamento de Psicologia Departamento de Desenvolvimento Humano / Núcleo de Psicologia do Trabalho PROJETO: Promoção da Saúde do Trabalhador na UFC Orientadora: Camila Farias Martins de Sousa Autora: Vanessa de Oliveira Gomes Co-autores: Romulo Amâncio Bastos Oliveira, Camila Raquel Alves Fraga. METODOLOGIA A metodologia utilizada baseia-se nas seguintes etapas: 1) inicialmente é realizado um diagnóstico dos contextos de trabalho analisados, com base em três instrumentais: o Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), as entrevistas semi-estruturadas e as observações livres; 2) após esta fase, os dados obtidos são discutidos com os trabalhadores em Grupos de ''Análise Coletiva do Trabalho''; 3) fundamentadas nessa discussões , são elaboradas sugestões para melhoria dos processos de trabalho e 4) por fim, as propostas são debatidas com os gestores responsáveis para que, após negociação, sejam implementadas. A primeira etapa foi realizada na Imprensa Universitária (IU) e o processo como um todo no Departamento de Desenvolvimento Profissional. INTRODUÇÃO A partir da compreensão de como se constitui a atividade laboral, este projeto apresenta resultados preliminares de ações que têm por objetivo viabilizar transformações nos contextos de trabalho, favorecendo a saúde dos trabalhadores. Dado o caráter multidisciplinar do projeto (que abrange as áreas de Psicologia do Trabalho e Serviço Social do Trabalho), os aportes teóricos se situam no âmbito da clínica da Atividade e da Sociologia do Trabalho. OBJETIVOS GERAL: Compreender como se constitui a atividade laboral dos servidores da UFC, a fim de possibilitar transformações nos contextos de trabalho. ESPECÍFICOS: - Caracterizar a atividade laboral desenvolvida na UFC, observando aspectos relativos ao contexto de produção e aos danos relativos ao trabalho, bem como as exigências e as vivências; - Realizar devolutivas acerca das informações aferidas, bem como atuar em parceria com os sujeitos envolvidos, a fim de gerar as modificações necessárias aos ambientes de trabalho analisados; - Construir, em parceria com trabalhadores e gestores, sugestões para melhorar a dinâmica laboral e as condições de saúde. RESULTADOS Os resultados obtidos foram muitos. Em relação à IU, que conta com a participação de 23 trabalhadores, os dados do ITRA apontaram como problemáticos aspectos relacionados à organização do trabalho e ao custo cognitivo, convergindo com resultados das observações e entrevistas. No DDP houve o engajamento de 15 trabalhadores que formularam sugestões e demandas relevantes, dentre as quais destaca-se a criação de encontros sistemáticos entre os setores do Departamento para a troca de informações. Conclui-se que o cuidado com a saúde do trabalhador deve ser priorizado pelas instituições. Espera-se que esta ação contribua para a melhoria das condições de trabalho e para a qualidade de vida laboral dos participantes.

More Related