210 likes | 495 Views
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva. PROJETO DE PESQUISA 1 - Capa 2 - Folha de Rosto 4- Sumário 5 - Introdução 6 – Justificativa/problematização 7- Objetivos – geral e específicos 8– Hipóteses 9 – Metodologia 10- Referencial teórico 11 – Cronograma de atividades
E N D
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
PROJETO DE PESQUISA 1- Capa 2 - Folha de Rosto 4- Sumário 5 - Introdução 6 – Justificativa/problematização 7- Objetivos – geral e específicos 8– Hipóteses 9 – Metodologia 10- Referencial teórico 11 – Cronograma de atividades 12 - Referências 14 - Apêndice
INTRODUÇÃO Apresenta uma conceituação do problema ou do objeto de estudo, fornecendo uma visão geral do trabalho a ser realizado.
JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO Explicitar porque é relevante investigar esta temática, a importâcia desta investigação no contexto social, científico e do curso. Deixar claro as possíveis contribuições que a realização desta pesquisa poderá trazer.Justificar a escolha do objeto e/ou problema de pesquisa. Depois deve-se problematizar.
EXEMPLOS: Será que a propaganda de cigarro pela TV induz ao hábito de fumar? • Em que medida a delinqüência juvenil está relacionada à carência afetiva? • Qual a relação entre subdesenvolvimento e dependência econômica? • Que fatores determinam a deterioração de uma área urbana? (GIL, 1999, p. 49)
FORMULAÇAO DO PROBLEMA Principais Regras para a formulação do problema: O problema deve ser formulado como uma pergunta. Este procedimento facilita a identificação do que efetivamente se deseja pesquisar. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável.
Exemplos: “o que leva os jovens do bairro Maracanã ao alcoolismo?” “Qual a percepção da população atendida no Núcleo de Prática Jurídica sobre justiça?” “Em que medida tem aumentado a violência em Montes Claros?” “Em que medida a opção sexual é influenciada pela mídia?”
OBJETIVOS – Refere-se ao que se quer alcançar. Objetivo geral: é único e define o que se pretende atingir com a investigação. (1 objetivo) Verbos mais utilizados: analisar, estudar, explicar, entender, compreender, descrever, esclarecer, avaliar, conhecer, descobrir. Objetivos específicos: definem as várias etapas a serem realizadas para se atingir o objetivo geral. Devem ser: Cada objetivo deve expressar apenas uma idéia, de maneira clara e objetiva. Verbos mais utilizados: caracterizar, distinguir, enumerar, identificar, comparar, relacionar, verificar, listar, levantar, averiguar.
HIPÓTESES Afirmações supostas, através de certas observações, que concentrarão sua investigação. Norteiam para solução do problema. Funcionam como um roteiro para a obtenção da resposta da questão principal
“ É uma proposição que pode ser colocada a prova para determinar sua validade”. (GOOD e HATT, 1969, p.75) citado por (GIL, 1999, p. 58). O papel fundamental da hipótese na pesquisa é sugerir explicações para os fatos. Essas sugestões podem ser a solução do problema.
METODOLOGIA Corresponde ao modo como se procederá a pesquisa. Apresenta-se, por meio de etapas, o conjunto de procedimentos metodológicos (métodos, técnicas, materiais, etc), assim: Apresentar sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, de laboratório, ou outros) Descrever os instrumentos e as fontes escolhidas para a coleta dos dados e o período que foi realizado a coleta (entrevistas, questionários, etc) Proceder à coleta de dados (Bibliográfica crítica, analítica; Recursos: jornais, periódicos, Internet. Procedimento de testagem: entrevista, questionário... Explicitar sobre a abordagem utilizada: qualitativa ou quantitativa e os objetivos da pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa, ou outras.
REFERENCIAL TEÓRICO REFERE-SE AO QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA – LITERATURAS PERTINENTES) É a pesquisa bibliográfica sobre o assunto pesquisado, a fim de explicitar, esclarecer teorias, idéias e conceitos sobre a problemática proposta, ou seja, o objetivo geral. Consta de uma discussão, análise e interpretação das idéias, conceitos, fundamentos e problemas já apresentados por diversos autores, demonstrando conhecimento e que justificam e sustentam teoricamente a pesquisa, representados pelos objetivos específicos. Devem haver citações diretas e indiretas dos autores estudados de maneira moderada, ou seja, sem excessos.
REFERÊNCIAS • (SÃO AS LITERATURAS CONSULTADAS) • A referência é o conjunto de livros, artigos, jornais, internet, etc utilizado pelo pesquisador no desenvolvimento do projeto. Não excluir nem incluir bibliografias. É relevante o material daqueles autores especialistas no assunto, sejam eles contemporâneos ou clássicos. • Deve-se seguir as normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. • Exemplo: • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991. • RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. S.P: Avercamp,2006