220 likes | 481 Views
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Sup. Desenv. Social e Comunitário Intervenção Social e Comunitária. Tutoria de Pares. Professora orientadora: Mestre Luísa Rodrigues Trabalho realizado por: João Carlos da Silva Seabra Lopes. Tutoria de Pares.
E N D
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Sup. Desenv. Social e Comunitário Intervenção Social e Comunitária Tutoria de Pares Professora orientadora: Mestre Luísa Rodrigues Trabalho realizado por: João Carlos da Silva Seabra Lopes
Tutoria de Pares “Para Piaget, a inteligência humana é um factor de resolução de problemas que o ambiente coloca ao sujeito e mediante a qual o sujeito trata de superar as suas dificuldades concretas” (R. Marques, 1999)
Tutoria de Pares Tutoria – é um processo dinâmico de acção pedagógica personalizada e inerente à actividade docente, que visa um acompanhamento do trajecto académico do aluno ( Ex: Antiga Grécia com o professor substituto)
Tutoria de Pares “A Tutoria de Pares é um método de instrução em que um aluno é considerado tutor, assistindo pedagogicamente em matérias em que o mesmo é um “expert”, a um outro aluno considerado iniciante e que designamos como sendo o tutorado” (E. Gordon, 2005)
Tutoria de Pares Este apoio define-se ao nível: • Académico (estratégias de estudo, orientação bibliográfica, etc.) • Relacionamento Interpessoal (gestão emocional nas novas relações que o aluno iniciante estabelece no universo académico) • Integração Social (orientação face aos diferentes organismos existentes, por exemplo a praxe, o corpo docente, etc.)
Tutoria de Pares Algumas vantagens: • Auto responsabilização no processo de aprendizagem • Tutor e tutorado, ambos aprendem • Benefícios cognitivos • Benefícios motivacionais • Relativização no número de alunos ou atendimento individual
Tutoria de Pares Metodologia Método – Análise quantitativa Amostra representativa – 30 alunos Instrumento de investigação – Questionário Tratamento de dados – SPSS Variáveis utilizadas – De escala, nominais e ordinais Os questionários foram preenchidos de uma forma individual, autónoma e anónima.
Tutoria de Pares Como se pode constatar a grande maioria dos indivíduos estudados encontram-se entre os 20 e os 29 anos.
Tutoria de Pares Dos indivíduos inquiridos, a grande maioria são do género feminino. Este facto tem origem nas características da turma onde o projecto piloto do programa de tutoria de pares se desenvolveu, já que na turma em questão, existe uma predominância de alunos do género feminino.
Tutoria de Pares Este quadro demonstra-nos a percentagem de alunos que tinham conhecimento do programa de tutoria. Este dado é importante, pois só existindo um conhecimento prévio do que é um programa de tutoria de pares, é que os alunos podem avaliar a importância do programa, para o trajecto académico de um aluno.
Tutoria de Pares Do total de alunos inquiridos, 73,3% consideram que é importante a existência de um programa de tutoria de pares, sendo apenas 26,7% dos mesmos não respondem afirmativa a esta questão. No quadro seguinte, estão apresentadas algumas justificações pelas quais os alunos respondem afirmativamente ou negativamente a esta questão.
Tutoria de Pares As justificações obtidas, e aqui categorizadas, apresentam respostas de diferentes níveis. Pode-se constatar que a perspectiva dos alunos inquiridos, na sua grande maioria apresenta respostas directamente relacionados com aspectos de sucesso académico, de apoio e integração académica .
Tutoria de Pares O quadro seguinte, do total de alunos inquiridos, procurou-se comparar os dados referentes a diferentes factores do trajecto académico (sucesso académico, integração social), procurando cruzar as respostas dos alunos que participaram no programa de tutoria, dos que não participaram. Embora um dos principais objectivos da pesquisa empírica fosse justificar a importância da participação no programa de tutoria de pares, através da comparação destes dados, apenas se constatou a existência de dependência entre a variável da questão de integração social face aos organismos do instituto e a questão referente a participação no programa de tutoria de pares. No entanto é importante realçar que um dos objectivos para a criação de um programa de tutoria de pares, está também relacionado com aspectos de integração social dos alunos, como forma de melhorar um conjunto de factores cognitivos e emocionais que originam um trajecto académico com sucesso.
Tutoria de Pares [1] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades em integrar-se nas metodologias utilizadas pelo ensino superior? [2] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na compreensão das matérias curriculares? [3] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades em encontrar a melhor estratégia na preparação do estudo para exames e frequências? [4] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na elaboração de trabalhos teóricos? [5] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades nas pesquisas bibliográficas? [6] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na sua integração social no ISPgaya face aos diferentes organismos do Instituto? [7] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na sua integração social no ISPgaya face aos funcionários do Instituto? [8] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na sua integração social no ISPgaya face aos docentes do curso? [9] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na sua integração social no ISPgaya face aos colegas de turma? [10] No ano lectivo 2004/2005 sentiu dificuldades na sua integração social no ISPgaya face aos colegas do grupo de Tutoria? [11] No ano lectivo 2004/2005 frequentou o programa de Tutoria de Pares?
Tutoria de Pares Esta tabela apresenta percentualmente as respostas obtidas apenas dos alunos que participaram no programa de tutoria de pares, onde a grande maioria responde afirmativamente. Conclui-se portanto, a mais valia da existência de um programa de tutoria de pares no seu trajecto académico. No quadro seguinte são apresentadas em categorias, as justificações para estes dados apresentados.
Tutoria de Pares Mais uma vez se constata os factores de sucesso académico são um dos pontos primordiais para a existência e aplicação de um programa de tutoria de pares. No entanto, é importante referir também os factores relacionados com aspectos motivacionais e integração social dos alunos.
Tutoria de Pares Esta questão foi posta apenas aos alunos que não participaram no programa de tutoria de pares, embora possamos constatar que a grande maioria não se sentiu prejudicado por não ter participado, podemos verificar que 37,5% de alunos acharam que a tutoria de pares teria sido uma mais valia. Este dado reflecte um possível “feedback” dos alunos que participaram, originaram uma mudança de opinião nos alunos que não participaram no programa de tutoria de pares.
Tutoria de Pares Projecto A Tutoria de Pares sendo um organismo dinâmico de integração e formação académica, deverá à partida estar devidamente organizado e regulamentado para que o seu funcionamento seja o mais eficaz e eficiente possível em todo o seu universo de acção. A proposta de projecto apresentada, é a criação de um regulamento que salvaguarde os diferentes aspectos do programa de Tutoria de Pares. O regulamento deve enquadrar um conjunto de factores e qualidades que o programa de tutoria de pares deve possuir, para que se possa potencializar e aplicar da melhor forma possível os diferentes objectivos definidos pelo programa de Tutoria de Pares.
Tutoria de Pares Os regulamentos estão estruturados em diferentes pontos: • Princípios, noções gerais e especiais • Regulamentos para a instituição de ensino • Noção e deveres do tutor • Noção e deveres do tutorado • Avaliação do projecto de tutoria de pares
Trabalho realizado por: João Carlos Lopes 4º de Intervenção Social e Comunitária