1 / 10

Cinemática o retorno transtorno

Cinemática o retorno transtorno. lançamento de projéteis. Uma pedra é lançada verticalmente para cima com velocidade de 3,0 m/s de uma posição 2,0 m acima do solo. Quanto tempo decorrerá desde o instante de lançamento até o instante de a pedra chegar ao solo? a)0,4s b)1,0s c)1,5s

ormand
Download Presentation

Cinemática o retorno transtorno

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cinemática o retorno transtorno lançamento de projéteis

  2. Uma pedra é lançada verticalmente para cima com velocidade de 3,0 m/s de uma posição 2,0 m acima do solo. Quanto tempo decorrerá desde o instante de lançamento até o instante de a pedra chegar ao solo? a)0,4s b)1,0s c)1,5s d)2,0s e) 3,0 s

  3. LANÇAMENTO HORIZONTAL O lançamento de um corpo em um campo gravitacional pode ser feito com diferentes velocidades e diferentes inclinações em relação à horizontal. No caso específico do lançamento horizontal de um corpo situado a uma altura h, acima do solo, o ângulo de lançamento é 0º. Quando um corpo é lançado horizontalmente de uma altura h, acima do solo, ele descreve uma trajetória de forma parabólica até atingir o solo. O alcance é determinado pela velocidade de lançamento e pela altura da queda. A altura limita o tempo de voo envolvido!

  4. Temos MRU na HORIZONTAL e MRUV na VERTICAL O tempo de voo “amarra” o problema!

  5. O tempo de voo é determinado pela altura do lançamento, e só! A velocidade horizontal não influencia nesse tempo de queda, apenas no alcance horizontal que será obtido.

  6. EXEMPLO: Dois corpos, A e B, foram lançados horizontalmente de um mesmo ponto O, com velocidades va=20m/s e vb = 40 m/s, respectivamente, de uma altura de 80m. Despreze a resistência do ar e considere g = 10 m/s². a) Qual deles chega primeiro ao solo? b) A que distância da vertical que passa pelo ponto O os corpos atingem o solo?

  7. LANÇAMENTO OBLÍQUO No lançamento oblíquo, o projétil é lançado com uma dada velocidade inicial que forma um ângulo θ (compreendido entre 0º e 90º) com a horizontal e descreve uma trajetória parabólica, conforme a figura abaixo.

  8. No lançamento oblíquo, a velocidade inicial em cada direção é obtida da decomposição da velocidade dada em componentes vertical e horizonta. Continua valendo MRU na HORIZONTAL e MRUV na VERTICAL O tempo de voo “amarra” o problema! v0y=v0.senθ vx=v0.cosθ

  9. Em dois lançamentos feitos com a mesma velocidade, segundo ângulos de disparo complementares, o alcance é o mesmo. Para uma determinada velocidade, o alcance é máximo quando o ângulo de lançamento é 45°.

  10. EXEMPLO: Um jogador de futebol chuta uma bola, inicialmente parada no solo, com velocidade inicial de 25 m/s e formando um ângulo de 37° com a horizontal. Despreze a resistência do ar. Dados: g = 10 m/s²; sen 37° = 0,60; cos 37° = 0,80. a) Após quanto tempo, a partir do lançamento, a bola retorna ao solo? b) Trace uma figura que mostre o movimento da bola, com os pontos de altura máxima e alcance.

More Related