120 likes | 269 Views
Sociologia. Prof. Everton da silva correa. O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville). https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução
E N D
Sociologia Prof. Everton da silva correa
O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea
A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução Nele, Tocqueville procurou mostrar o que existia na França pré-revolucionária para que a revolução tivesse o resultado que teve.
A Revolução Francesa antes e depois... Tocqueville procurou dentro do país os elementos que facilitaram a perda da liberdade e a centralização do governo até o clímax do Terror. Buscou nos costumes, nos hábitos, nos vícios e nas maneiras de ser dos franceses traços e características que o ajudassem a entender por que a tirania se instalou no período pós-revolucionário. Crenças, costumes, formas de ser, tudo isso valorizado como material para a compreensão da sociedade francesa.
Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar. Não era mais possível defender a visão de que os homens eram desiguais por nascimento e a sociedade assim deveria permanecer. Mas isso não significa que fosse um revolucionário.
Tocqueville: teórico e prático Como deputado, assistiu à grande movimentação dos operários nas jornadas de 1848, um tempo de convulsão e mobilização política muito forte. Em um dos discursos que proferiu no Parlamento, chegou a dizer, referindo-se à mobilização dos trabalhadores por mais justiça e direitos: “Há um vulcão sob os nossos pés!”
Dessa forma, Os ideias de igualdade tinham vindo para sempre, dizia Tocqueville em seus textos. Era justo e desejável que assim fosse, mas cada sociedade os havia abrigado ou os abrigaria à sua maneira. Em sua avaliação, a França não havia adotado a melhor forma, porque, para garantir a igualdade, estava sacrificando a liberdade.
As jornadas de 1848 Uma série de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, ocorreram em quase todos os grandes Estados europeus em 1848. Suas causas foram motivadas pelas mesmas insatisfações: Em primeiro lugar, com os regimes governamentais autocráticos e com a falta de representação política das classes médias. Em segundo lugar, com as crises econômicas.
Essas revoluções, também conhecidas como Primavera dos Povos, tiveram início na França e logo se espalharam para o resto da Europa. Até mesmo no Brasil houve repercussões: foi o caso da Revolução Praieira, em Pernambuco. A Primavera dos PovosBarricadas nas ruas de Paris durante a Revolução de junho de 1848.
Revolução Praieira A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última.
Obras Alexis de Tocqueville, em Lembranças de 1848 (1893), faz um relato a partir de sua experiência pessoal de político no período. Além disso, Karl Marx também escreveu sobre os eventos de 1848 em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).