130 likes | 227 Views
Iº SEMINÁRIO REGIONAL DE ASSUNTOS DE APOSENTADORIA E PREVIDÊNCIA. Assufsm – Assufrgs . PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA E QUALIDADE DE VIDA Prof. Dr. José Francisco Silva Dias , Pró-Reitor de Assuntos Estudantis. A ONU e o IBGE nos dizem que:
E N D
Iº SEMINÁRIO REGIONAL DE ASSUNTOS DE APOSENTADORIA E PREVIDÊNCIA.Assufsm – Assufrgs PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA E QUALIDADE DE VIDA Prof. Dr. José Francisco Silva Dias, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
A ONU e o IBGE nos dizem que: • em 1980, o Brasil possuía 6% da população com mais de 60 anos; • as projeções para 2025, são de um salto para 13.7%; • a expectativa de vida ao nascer, em 1980, era de 63,5 anos e chegará, no ano 2020, a 72.1 anos.
Justificativas para o aumento do número de pessoas com 60 anos ou mais: • - avanço das ciências médicas no combate das doenças infecto-contagiosas; • -melhoria nas condições de saneamento básico;
-queda da taxa de natalidade, em função do planejamento familiar; • -aumento sensível da expectativa de vida média da população brasileira.
URGENTE: a sociedade brasileira precisa se organizar para atender às necessidades de uma população idosa, com reflexos diretos numa outra categoria, a dos APOSENTADOS!
A APOSENTADORIA, na sociedade atual, aparece como uma das mais fortes organizações sociais dos sistemas sociopolíticos. Reveste-se de um caráter de lei social, ao evoluir do sistema de organização voluntária por parte de alguns trabalhadores para um sistema organizado pelo Estado, com contribuição obrigatória. (SALGADO.1988)
PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA À primeira vista, o trabalhador vê na sua aposentadoria um ganho fundamental, a disponibilidade de tempo para empreender realizações, as quais não teve oportunidade de executar.
É através dos programas de preparação para a aposentadoria implantados que o trabalhador será mais esclarecido quanto a seus direitos e possibilidades de vida futura, afastando o receio de passar a “sobreviver” tão somente, negando a si próprio uma maior possibilidade de vida.
QUALIDADE DE VIDA É O ESTADO DE PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO NOS SEGUINTES ASPECTOS DE SUA VIDA: • INTRAPESSOAL: autoestima; capacidade física e intelectual, profissional.
INTERPESSOAL: família, amizades, relacionamentos afetivos; interações cotidianos no trabalho, lazer, religião, política,etc.
O NACEA COMO PERSPECTIVA DE VALORIZAÇÃO DO APOSENTADO.