140 likes | 489 Views
Psicologia do Direito. Transtorno Bipolar. O que é o Transtorno Bipolar. Transtorno Bipolar também denominado como psicose maníaco-depressiva é caracterizado por mudanças / oscilações de humor. Causas.
E N D
Psicologia do Direito Transtorno Bipolar
O que é o Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar também denominado como psicose maníaco-depressiva é caracterizado por mudanças / oscilações de humor .
Causas Não há diagnósticos exatos quanto as causas, mas sabe-se que os fatores genéticos, traumáticos, sociais e psicológicos somam para o desencadeamento da doença.
Manifestação Na infância ela se manifesta através de sintomas de irritabilidade intensa e impulsividade, porém na adolescência a manifestação é mais frequente, pois é a etapa onde estamos mais inseguros e indefinidos.
Tipos Tipo I É a forma mais intensa de bipolaridade, por apresentar fases de mania plena, com conseqüências maiores e franca alteração do humor, nela também ocorre fases de hipomania*. * Distúrbio de humor que se assemelha à mania, mas de forma menos intensa.
Tipo II É a forma de bipolaridade com fases de hipomania, consequências e clara alteração de humor, mas não tão intensa quanto o tipo I, que tem mania plena, tende a ter oscilações mais breves, mas que frequentemente evoluem para quadros mistos (humor turbulento*). * Agitação, irritabilidade, ansiedade, picos de excitação sexual, insônia, impulsos, dramas.
Tipo III Ocorre com mais frequencia em pessoas que fazem uso de antidepressivos. No entanto o temperamento da pessoa tende a ser mais forte e dinâmico e pode a ter elevações espontâneas do humor.
Tipo IV Ocorre em pessoas com temperamento mais arrojado, empreendedor, jovial e expansivo que passam a ter o humor mais turbulento e depressivo na meia-idade. Com frequência aumentam o consumo de álcool para tentar reduzir a sensação de turbulência.
Características • Humor excessivamente animado, exaltado e eufórico • Extrema irritabilidade e impaciência • Irritação, inquietação física e mental • Otimismo e confiança exageradas • Incapacidade de discernir • Crenças irreais sobre as capacidades e poderes • Ideias grandiosas, pensamentos acelerados, fala muito rápida, ideias conturbadas, incapacidade de se concentrar, comportamento inadequado, gastos excessivos, aumento de impulso sexual • Agressividade física ou verbal • Insônia, uso de drogas
Diagnóstico O diagnóstico é feito com base nos sintomas, na evolução da doença e, quando disponível na história familiar
Tratamento É recomendado que o tratamento seja feito conciliando medicações (os chamados estabilizadores de humor), e um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.
Famosos com Transtorno Bipolar Catherine Zeta Jones Atriz britânica, 41 anos Catherine declarou publicamente que sofre de transtorno bipolar ; e em uma entrevista deu a seguinte declaração: "Este é um distúrbio que afeta milhões de pessoas e eu sou uma delas. Se o fato de eu revelar que tenho a doença tiver ajudado pelo menos uma pessoa a procurar ajuda, então já valeu a pena. Não há necessidade de sofrer em silêncio e nem é vergonha pedir ajuda“.
Cássia Kiss Atriz brasileira, 53 anos “ Ser bipolar é perder o controle. Você perde a paciência num nível mais agudo com os filhos, por exemplo. Quando vê está sacudindo a criança, falando mais alto. Vira meio bicho, sabe? É uma coisa que amedronta as pessoas. Aí volta e quer se desculpar, mandar flores, pede perdão, chora. Repeti isso muitas vezes. Um medicamento e acompanhamento evitam que isso aconteça. Mas tomar medicamento não é o fundamental.”
Bibliografia http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1124/transtorno-bipolar http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4 http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu3_07.htm http://estrelando.r7.com/celebridades/nota/transtorno__catherine_zeta-jones_fala_sobre_problema-97470.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_bipolar http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?419 Acessos em 15/04/2011