1 / 11

RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL

paiva
Download Presentation

RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL O INSS ou Instituto Nacional do Seguro Social é uma Contribuição Social devida a União pelas empresas e pelos trabalhadores. Portanto, o INSS é uma espécie de tributo e está prevista no Art. 195 da Constituição de 1988.

  2. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL O INSS é uma das receitas que financiam a nossa SEGURIDADE SOCIAL ou o nosso SEGURO SOCIAL destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.

  3. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL Observar dois tipos de retenção em relação ao INSS: 1- Serviços prestados por pessoas físicas; 2- Serviços prestados por pessoas jurídicas (algumas atividades); As empresas optantes do Simples Nacional também estão sujeitas a retenção do INSS (Art. 142 da IN nº 3/2005)

  4. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL Retenção do INSS de pessoas jurídicas: A retenção do INSS de pessoas jurídicas só poderá acontecer no caso das seguintes atividades (cessão de mão-de-obra): 1- limpeza, conservação e zeladoria; 2- vigilância e segurança; 3- construção civil; 4- serviços rurais; 5- digitação e preparação de dados para processamento; 6- acabamento, embalagem e acondicionamento de produtos; 7- cobrança; 8- coleta e reciclagem de lixo e resíduos;

  5. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL 9- copa e hotelaria; 10- corte e ligação de serviços públicos; 11- distribuição; 12- treinamento e ensino; 13- entrega de contas e documentos; 14- ligação e leitura de medidores; 15- manutenção de instalações, de máquinas e de equipamentos; 16- montagem; 17- operação de máquinas, equipamentos e veículos; 18- operação de pedágio e de terminais de transporte; 19- operação de transporte de passageiros, inclusive nos casos de concessão ou sub-concessão; (Redação dada pelo Decreto nº 4.729, de 2003)

  6. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL 20- portaria, recepção e ascensorista; 21- recepção, triagem e movimentação de materiais; 22- promoção de vendas e eventos; 23- secretaria e expediente; 24- saúde; e 25- telefonia, inclusive telemarketing;

  7. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL Deduções autorizadas: INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 03/2005 Art. 149. Os valores de materiais ou de equipamentos, próprios ou de terceiros, exceto os equipamentos manuais, fornecidos pela contratada, discriminados no contrato e na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestação de serviços, não integram a base de cálculo de retenção, desde que comprovados.

  8. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL REGRAS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADAS NO CÁLCULO DA RETENÇÃO DO INSS DE ACORDO COM OS ARTS. 149 A 151 DA IN Nº 3/2005

  9. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL Caso os valores dos materiais e equipamentos usados não estejam previstos em contratos, desde que discriminados na nota fiscal de prestação de serviços, o valor da dedução será no mínimo: 50% do valor da nota fiscal bruta; 30% no caso de transporte de passageiros; 65% no caso de serviço de limpeza hospitalar;

  10. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL RESUMO (INSS) CASO 01 INSS – Retenção de empresas: Reter 11% do valor da nota fiscal dos serviços tomados cuja atividade esteja prevista entre as 25 atividades listadas pelo Regulamento do INSS (Decreto 3.048/99). CASO 02 INSS – Retenção de empresas optantes do Simples Nacional: Reter 11% do valor da nota fiscal. A retenção deverá ser efetuada com base no Art. 142 da IN MPS/SRP 3/2005.

  11. RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA _____________________________________________________________________________________ INSS – RETENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSTITUTO NACIONAL DA SEGURIDADE SOCIAL CASO 03 INSS- Retenção de trabalhadores autônomos: Reter 11% do valor do serviço prestado, observando o limite máximo do salário de contribuição de R$ 3.218,90 Caso o serviço tomado de pessoa física não ultrapassar o limite mínimo de R$ 465,00, deve o contratante interar a diferença até este limite e recolher este valor.

More Related