440 likes | 508 Views
Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil. Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br. " Uma vez perguntaram a Confúcio: 'O que o surpreende mais na humanidade?' Confúcio respondeu:
E N D
Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br
"Uma vez perguntaram a Confúcio: 'O que o surpreende mais na humanidade?' Confúcio respondeu: 'Os homens perdem a saúde para juntar dinheiroe depois perdem o dinheiro para recuperá-la.Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente,de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.'"
"Devemos voltar a pensar a sociedade não contra a natureza, mas com ela; e a natureza como sendo - ela mesma - um sujeito dotado de humanidade". Roberto DaMatta (antropólogo)
desenvolvimento econômico Utopia x desenvolvimento sustentável
Contexto... - Economia e sociedade global - Maior interdependência - Importância da liderança ética nas empresas - Aumento da responsabilidade da empresa na hora de tomar decisiones Não haverá sociedade ética e sustentável se as empresas não se comportarem de maneira ética. Necesidade de recuperar a confiança nas empresas.
Crise de credibilidade das organizações • Falta de confiança nas informações • Falta de confiança nas prestações de contas • Baixo nível de transparência organizacional • Pouca participação e controle externo • Falta de confiabilidade das auditorias Também, vivemos crises de responsabilidades!
A ética é a peça central das regras sociais. Segundo Aristóteles, a ética está na práxis, ou seja, em nossas condutas.
Ética - conjunto de padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios. A ética tem reflexos simultaneamente individuais e sociais.
Deve-se considerar que o primeiro dever ético de qualquer pessoa ou organização é o de cumprir a lei. Para cumprir a lei, é necessário conhecê-la. Joaquim Manhães Moreira
Ética nos negócios A Ética nos Negócios significa a sobrevivência das organizações e o passaporte para a Sustentabilidade. ... o padrão de conduta de cada um dos colaboradores e o somatório das atitudes de todos é que determinará se uma empresa é ética ou não.
BENS NATURAIS PROCESSOS + ENERGIA PRODUTOS RESÍDUOS RESÍDUOS NATUREZA Processos de produçãoPRODUÇÃO DE BENS
Tendências ambientais internacionais Princípio do poluidor pagador ... estabelece que o poluidor potencial deve agir de modo a prevenir (evitar) a poluição e que o poluidor de fato pagará pelos custos de remediação e recuperação decorrentes de qualquer poluição por ele causada. Princípio da causação
Tendências ambientais internacionais Responsabilidade Continuada do Produtor A RCPbaseia-se na premissa de que os efeitos nocivos dos produtos sobre o ambiente são da responsabilidade do produtor, dentro e fora da fábrica e durante todo o ciclo de vida do produto, inclusive suas partes e embalagens. O governo fica com a responsabilidade de editar medidas coerentes, amplas e compreensivas, para determinar a responsabilidade.
Lógica atual… pertencente a visão econômica empresarial, que busca saber: a) O que produzir? b) Como produzir? c) Para quem produzir? A postura nesta visão é: • Tratamento ao final do processo • Busca atender padrões • Observa apenas exigências legais
A culpa não é somente das empresas! “a razão de ser dos inimigos do ambiente não reside apenas na procura do lucro, pois é do conhecimento geral, que nos países do Leste Europeo (antes da queda do muro), não era permitida a procura do lucro e, no entanto, sabe-se o incrível grau de degradação ambiental que lá existia!” Aspectos culturais Falta de conhecimento Educação...
…a responsabilidade social empresarial surge como um movimento forte para exigir mais ética e transparência na gestão das corporações. Sustentabilidade corporativa
Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento sustentável O conceito de responsabilidade social corporativa pressupõe que a organização não seja somente um agente econômico, produtor de riqueza e gerador de lucros, mas também um agente social, com participação e influência sobre seu entorno.
Desenvolvimento sustentável na empresa: um processo contínuo de gestão que busca o equilíbrio entre objetivos econômicos + sociais + ambientais, para a geração de riqueza. Desenvolvimento sustentável: visão de longo prazo, que busca assegurar às gerações futuras uma melhor qualidade de vida. (Comisión Brundtlandt)
Responsabilidade econômica Gerar riqueza, tendo como base valores e práticas universais. Responsabilidade social Dar respostas às demandas sociais, seguindo valores e pautas de comportamento responsáveis. Responsabilidade Ambiental Respeitar e cuidar o entorno natural, promovendo modelos de desenvolvimento sustentável.
Resultado positivo ambiental Resultado Objetivo Resultado positivo social Resultado positivo econômico Filantropia Investimento social Responsabilidade social
Como “atuam” as empresas que seguem a lógica da RSC? Fonte: BBVA
Por que as empresas poluem? Poluem porque necessitam livrar-se dos lixos que produzem e a forma mais barata de o fazer é largá-los na natureza!
Por que RSC? Razões de justiça – as pessoas implicadas devem ser tratadas de forma digna. Razões de prudência – é melhor atuar em entornos de cooperação, que respeitam as normas básicas de mercado e que convivência. Razões de resultabilidade – a empresa socialmente responsável reduz riscos e otimiza a gestão dos recursos, gerando melhores resultados – econômico, social e ambiental. Esta empresa está mais preparada para antecipar o futuro e isto é fundamental para ser uma una empresa pro-ativa.
Benefícios de um SG - RSC LEGAIS – ordena e facilita seguir as obrigações. PRODUÇÃO – melhora os processos e otimiza o consumo de recursos - reduz custos. GESTÃO – melhora a qualidade da informação, incluíndo dados sociais e ambientais nos processos de planejamento e tomada de decisão FINANCEIRA – aumenta a confiança na empresa,permite captar recursos diferenciados COMERCIALIZAÇÃO – gera novas oportunidades de negócio, estabelece diferenciais. IMAGEM – melhora contínua da imagem interna e externa da empresa
Quais os impactos da temática responsabilidade social e ambiental no sistema contábil???
NBCT -15 Informações de natureza social e ambiental …estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de prestar contas à sociedade pelo uso de recursos humanos e naturais, demonstrando a responsabilidade social da entidade. Proposta 1: revisar a norma e propor um marco conceitual.
Informe social ou de sustentabilidade Informe voluntário que publicam as empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável atendendo ao enfoque do triple resultado: econômico, ambiental e social.
A informação e os indicadores apresentados nos informes sociais tornam praticamente impossível o mais elementar exercício de análise comparativa. NBCT 1 ... Comparabilidade.
XBRL International – a comissão de RSC da AECA, está trabalhando na elaboração da XBRL-RSC, a qual pretende dar suporte tecnológico a geração, transmissão e processamento de informes de responsabilidade social corporativa. Proposta 2: constituir um grupo de estudo para estudar modelos e indicadores de RSC.
PROYECTO “DESARROLLO DE UNA TAXONOMIA XBRL SOBRE RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA” FUENTES DE INFORMACION ESTUDIADAS PARA LA ELABORACION DEL CUADRO DE INDICADORES SOBRE RSC - AA1000 - Código Unificado de Buen Gobierno - Código Winter - Caux Round Table Principles - DJS Index - DOMINI 400 • EIRIS • EMAS - Empresa Familiarmente Responsable - Ethical Traiding Initiative - Forest Stewardship Council • FTSE4 Good Index • Global Compact • Global Reporting Initiative - ISO 9000 y 14001 - Marco Conceptual de la RSC de AECA • Normas Internacionales de Contabilidad - OIT Principles - Principios Amnistía Internacional - Principios OCDE - Principios RSC – ECCR/ICCR - Principios Sullivan - SA 8000 - SGE21 - SIGMA Project Fonte: AECA
O que começa a mudar com a inclusão da RSC? 1. A RSC passa a incorporar o Planejamento Estratégico 2. Indicadores sociais e ambientais são solicitados conjuntamente aos informes contábeis. 3. Temas como Passivos e Ativos Ambientais são discutidos 4. O mercado de capitais começa a exigir maiores informações
5. O sistema contábil necessita de ajustes para atender estas demandas – iniciando pelo PGC 6.O triple resultado passa a ser o verdadeiro resultado 7. Novas demonstrações contábeis devem ser elaboradas 8. O tema de custos ambientais aparece 9. Novos modelos de auditoria e controles internos são requisitados 10. Novos modelos de análises, incorporando informações sociais e ambientais