1 / 16

1. MÍSTICA ILUMINANDO OS OBJETIVOS

1. MÍSTICA ILUMINANDO OS OBJETIVOS. A Mística do VI Sulão está concretizada neste pequeno móvel que é um Berço com o tema: Família, berço da vida e da fé. O seu objectivo geral tem como síntese: Fortalecer a família como espaço da experiência comunitária da fé e vida.

premala
Download Presentation

1. MÍSTICA ILUMINANDO OS OBJETIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1. MÍSTICA ILUMINANDO OS OBJETIVOS A Mística do VI Sulão está concretizada neste pequeno móvel que é um Berço com o tema: Família, berço da vida e da fé. O seu objectivo geral tem como síntese: Fortalecer a família como espaço da experiência comunitária da fé e vida. “Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”

  2. II. O LEMA INSPIRADOR “A Catequese e a Família unidas pelo compromisso de evangelizar, são chamadas ao serviço do amor e dos outros.” (Manual VI Sulão) “Coloquem-se ao serviço uns dos outros, através do amor” (Gl 5, 13)

  3. III. O BERÇO COMO SÍMBOLO O termo Mística é aplicado para descrever a crença ou a vivência forte e globalizante sobre uma verdade...A Mística expressa-se através de símbolos como: a Cruz para o Cristianismo, a meia lua para o Islamismo...

  4. III. O BERÇO COMO SÍMBOLO O VI Sulão buscou uma mística para seu encontro no símbolo do berço para explicar que a Família é o berço da vida e da fé.

  5. IV. A PARÁBOLA FAMILIARDO BOM SAMARITANO “...disse o psicólogo: olhai, eu não disse que a família se perdeu na teoria da total liberdade sexual, na falta de valores referenciais, que ela se tornou grande desmancha-prazer dos filhos e repressora dos seus desejos de felicidade? Então só poderia acabar assim, rejeitada...” (Psicólogo representante de uma das escolas de psicologia) “...disse o sociólogo: faz tempo que, através de minhas pesquisas concluí que a família perdeu sua identidade própria, tornou-se uma instituição falida e que deveria acabar. Precisamos de viver a era da modernidade pós-contemporânea que oferecem outros modelos de vida familiar....”(Sociólogo representante das teorias modernas)

  6. IV. A PARÁBOLA FAMILIARDO BOM SAMARITANO “... o Bom Samaritano, viu a família mal tratada, perdendo muito sangue e recordando as atitudes de Jesus, teve pena e compaixão, inclinou-se sobre ela, tomou-a em seus braços e levou-a para seu Hospital que se chama Pastoral Catequética e a entregou aos médicos e enfermeiras especializados que se chamam Catequistas da Família. (Igreja Católica)

  7. V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ? “... tudo isso é um programa de vida missionário que tem como lema: Discípulos e Missionários de Jesus, para que n’Ele os nossos povos tenham vida...” “Quem embala um berço, está embalando o futuro do mundo” (Manual VI Encontro do Sulão) Traduzindo, quem cultiva educação cristã de uma criança, desde o seu berço, desde sua infância, está promovendo a formação dos homens e mulheres que irão renovar o mundo.

  8. V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ? Uma família de cristãos educou na fé os seus dois filhos. Ambos perderam a mãe prematuramente, então, o pai da família sentiu ainda maior a responsabilidade em educar cristãmente os filhos, sobretudo o mais novo, após a morte do filho mais velho. (História de vida – Papa João Paulo II)

  9. V. PARÁBOLA OU PROGRAMA DE VIDA ? Na Albânia, dominada por um comunismo cruel, um lar corajoso conservou a fé e embalou cristãmente o berço de uma menina que se chamava Agnes. Essa educação religiosa foi tão bela, que esta menina, agora adulta, foi para um grande país, a Índia, e revelou pelo exemplo e testemunho a fé cristã... (História de vida – Madre Tereza de Calcutá)

  10. VI. FAMÍLIA BERÇO DA VIDA Catequistas! A campanha da Fraternidade de 1994, já alertava sobre a importância da família, com o seu slogan interrogativo: A família como vai? A resposta é: Não vai bem, pois os novos salteadores dos tempos modernos a atacam de todos os lados e por todos os meios, roubando e saqueando os seus maiores valores como a unidade, fecundidade e santidade. Tema: A Fraternidade e a FamíliaLema: A Família, como vai?!

  11. VI. FAMÍLIA BERÇO DA VIDA VI SULÃO! FORME CATEQUISTAS SALVA-VIDAS DAS FAMÍLIAS, DESDE O VENTRE MATERNO.

  12. VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA • Precisamos acreditar como dizia o Papa João Paulo II, que a salvação do mundo passa pela família. É a família que salvará a família. • Como Bons Samaritanos precisamos de curar as muitas chagas que o mundo moderno causou no seio da família, tais como: infidelidades, separações, aborto, perda da fé e procuremos levar a todas as famílias a convicção de serem berços da fé e da vida.

  13. VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA • Recordar aos pais que a catequese familiar é de certo modo insubstituível e que eles são os primeiros e permanentes catequistas de seus filhos. • Que a família deve ser discípula e missionária de Jesus, começando por ser Igreja Doméstica, onde se cultivam os Grupos Bíblicos e a leitura orante da Bíblia. • E sobretudo que a Vocação universal à Santidade é dirigida a todos, pois o mundo precisa de famílias santas.

  14. VII. COMPROMISSOS DECORRENTES DA MÍSTICA Por último, em estilo de oração, cantemos o refão do canto que espera que todas as famílias sejam um “clone” da Sagrada Família de Nazaré: “Tudo seria bem melhor Se o Natal não fosse um dia E se as mães fossem Maria E se os pais fossem José E se a gente se parecesse com Jesus de Nazaré.” Amém.

More Related