90 likes | 181 Views
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba. E.E”Dom José de Camargo Barros” Trabalho de Filosofia Profº : Gentil Gonçales. Nome: Bruna Santos Nº:03 Nome: Letícia Ramansini Nº:25 Nome: Wellinson Nº:42. Panopticum de Jeremy Benthan.
E N D
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba. E.E”Dom José de Camargo Barros” Trabalho de Filosofia Profº: Gentil Gonçales Nome:Bruna Santos Nº:03 Nome:Letícia Ramansini Nº:25 Nome:Wellinson Nº:42
Panopticum de Jeremy Benthan “O Panóptico era um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. O anel dividia-se em pequenas celas que davam tanto para o interior quanto para o exterior. Na torre, havia um vigilante em que o seu olhar podia atravessar toda a cela; não havia nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que o indivíduo fazia estava exposto ao olhar de um vigilante. Em cada uma dessas pequenas celas, havia, segundo o objetivo da instituição, uma criança aprendendo a escrever, um operário a trabalhar, um prisioneiro a ser corrigido, um louco tentando corrigir a sua loucura, etc.”
Baseado nesse sistema de vigilância,podemos perceber que em Indaiatuba, temos a sensação de estarmos sendo observados por estruturas que dão a impressão de que “tudo vêem” A maioria desses lugares são públicos, (praça,bancos,escolas,ruas,etc.) até mesmo porque há uma quantidade maior de pessoas ao mesmo tempo.
Praças e ruas O que mais se encontra são câmeras em praças e ruas. O objetivo delas, é proporcionar segurança a nós cidadãos. Observando assim, o comportamento das pessoas, solucionando assaltos, crimes ... E evitando um possível conflito
Comércios Nos comércios, esse tipo de monitoramento é essencial, para poder “controlar” a entrada e saída das pessoas
Escolas São usados câmeras nas salas, pátio, corredores etc .. Para vigiar os alunos, para melhor entender o comportamento deles, e aproximar os pais da vida escolar dos filhos, disponibilizando as imagens (muitas vezes online) para que os mesmos, possam ver.
Condomínios e residências ... Mesmo em nossas casas, somo vigiados. Para obter maior segurança, temos os ‘vigilantes’ noturnos’ que como o próprio nome já diz, são vigilantes que passam na rua, durante a noite, observando as casas, e denunciando qualquer movimentação estranha. Há, quem estalem câmeras no muro de sua casa, observando o lado de fora, sem que as pessoas que ali estão, as vejam.
E também temos o COI (Centro de Operações e Inteligência), que é um sistema que monitora a cidade 24 horas por dia
Bibliografia e/ou referências • http://deslocamentos.wordpress.com/2011/04/27/o-arquivo-do-dr-stanley-b-burns/ • http://www.google.com.br/imgres?q=defini%C3%A7%C3%A3o+de+Pan%C3%B3ptico+de+Jeremy+Bentham&hl=pt-BR&sa=X&biw=1366&bih=643&tbm=isch&prmd=imvnso&tbnid=rZTaW3cWkGKRuM:&imgrefurl=http://dantescove.wordpress.com/2009/08/04/panoptico-paranoico/&docid=oJlUKPMAnyaZlM&imgurl=http://dantescove.files.wordpress.com/2009/08/080409_0027_panpticopar1.jpg&w=402&h=278&ei=lg7NT8C7HYWG8QTMkL2lDw&zoom=1&iact=rc&dur=383&sig=110343462783534211731&page=1&tbnh=140&tbnw=175&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:6,s:0,i:82&tx=77&ty=86 • http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/sociedade%20disciplinar/Pan%C3%B3ptico.htm