1 / 8

A Gestão participativa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES JOÃO LUIZ ALVES DE ALMEIDA MARIA CLEUDE RODRIGUES DE OLIVEIRA BRAGA MARIA LUZINETE ALVES DE ALMEIDA COSTA. O PPP e a Modernização da Gestão Demócratica.

radha
Download Presentation

A Gestão participativa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES JOÃO LUIZ ALVES DE ALMEIDA MARIA CLEUDE RODRIGUES DE OLIVEIRA BRAGA MARIA LUZINETE ALVES DE ALMEIDA COSTA O PPP e a Modernização da Gestão Demócratica A Gestão participativa

  2. Apresentação • A gestão  democrática no dia a dia  da Escola Municipal Santa Luzia, dando  destaque ao Projeto Político Pedagógico e dando ênfase aos resultados obtidos no projeto de Intervenção; • Projeto Político pedagógico pautado em estratégias dando voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Visando uma Gestão democrática com compreensão administrativa escolar; • O projeto Político Pedagógico é a identidade da escola é o que melhor reflete a maneira como o gestor desenvolve seu trabalho e como a equipe se relaciona entre si e com a comunidade.

  3. Objetivos • Visar uma Gestão democrática com compreensão administrativa escolar, com atividade de esforços coletivos. • Organizar a equipe e conduzir um trabalho coletivo em que todos se comprometam efetivamente no desenvolvimento de um trabalho significativo. • Entender que o projeto político-pedagógico da escola é inicialmente um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo

  4. Desenvolvimento • Para Lück et al.(1998) a democratização da gestão escolar se faz através de três processos básicos que devem estar integrados a um projeto pedagógico compromissado com a edificação de uma sociedade moderna e justa: a participação da comunidade escolar na escolha dos dirigentes escolares, a instituição do conselho ou colegiado escolar com poderes deliberativos e decisórios e o repasse de recursos financeiros às escolas que assegure a ampliação da autonomia. • LIBÂNIO aprofunda-se no conceito de gestão escolar. Diz que ela tem que ser democrática, e consiste no envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo decisório e na viabilização dos meios e procedimentos necessários para a consecução dos objetivos da escola. E para que isso seja possível, é necessário que essa participação seja organizada e eficiente e esteja em sintonia com os objetivos da escola. Para o autor esse conceito de participação fundamenta-se na autonomia e opõe-se aos processos autoritários de tomada de decisão.

  5. Para que isso aconteça é importante ter uma equipe de direção que tenha talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas. • O bom gestor deve ser um administrador, isto é, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e criar oportunidades de capacitação docente. Deve, contudo, preocupar-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, estar sempre rodeada de pais, alunos e lideranças do bairro, abrir a escola nos finais de semana e permitir trânsito livre em sua sala.

  6. Resultados do Projeto de Intervenção • O projeto de Intervenção se deu no período de agosto de 2009 à maio de 2010. A principio foi realizadas várias reuniões, questionários, conversas informais e visitas domiciliares, para se conhecer melhor a realidade da escola e assim colocar os pontos que se achava necessário mudar ou se aperfeiçoar; • Se chegou a conclusão que pouco deveria ser mudado, uma vez que a gestão já atuava na forma democrática e participativa. A comunidade e toda equipe escolar se interagem e ajuda nas decisões da instituição de ensino. • Através desta pesquisa se teve a certeza que a educação aos poucos está mudando e para melhor.

  7. Resultados Finais • Com base neste estudo conclui-se que a elaboração do trabalho escolar coletivo e democrático é uma atividade complexa e de extrema importância no âmbito educacional. • Nesse sentido, o papel do gestor escolar é organizar sua equipe e conduzir um trabalho coletivo em que todos se comprometam efetivamente no desenvolvimento de um trabalho significativo, que tem início com a elaboração do projeto político pedagógico coerente com a realidade da comunidade escolar e transforma a prática de acordo com as necessidades da mesma.

More Related