1 / 16

Ainda que no deserto, Davi expandiu a sua percepção de Deus e aprofundou a sua conexão com Ele.

No domingo passado. 1. 2. 3. Ainda que no deserto, Davi expandiu a sua percepção de Deus e aprofundou a sua conexão com Ele. . Ainda que no deserto, Davi atraiu pessoas e conquistou profunda lealdade delas. .

ramona
Download Presentation

Ainda que no deserto, Davi expandiu a sua percepção de Deus e aprofundou a sua conexão com Ele.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. No domingo passado... 1 2 3 • Ainda que no deserto, Davi expandiu a sua percepção de Deus e aprofundou a sua conexão com Ele. • Ainda que no deserto, Davi atraiu pessoas e conquistou profunda lealdade delas. • Ainda que no deserto, Davi preservou a reverência do seu coração e abriu espaço para possível reconciliação.

  2. O DESERTO NA VIDA DE DAVI... E M B A I X A DO PALÁCIO PARA O DESERTO: De harpista, escudeiro do rei, herói nacional... Para odiado, perseguido e fugitivo. Lembre-se: Davi havia sido ungido rei (mas, era um rei em fuga).

  3. O DESERTO NA VIDA DE DAVI... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido para ser rei em Israel. Entrou para a corte do rei Saul, e ali o estimaram como amigo e cantor. Salvara seu país das mãos dos filisteus, e para o seu povo se tornara um herói. Mas foi forçado a abandonar tais honrarias e apreços, para sobreviver como pudesse no deserto. Não temos uma cronologia exata, mas, por alto, calcula-se que Davi tenha vivido uns 10 anos no deserto na condição de fugitivo (Eugene Peterson).

  4. TRÊS (importantes) EVENTOS... Samuel morreu (1 Samuel 25.1); Davi se casou com Abigail (1 Samuel 25.42); Pela segunda vez, Davi poupou a vida do rei Saul (1 Samuel 26.9).

  5. 1 SAMUEL 27 1 Davi, contudo, pensou: "Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus. Então Saul desistirá de procurar-me por todo o Israel, e escaparei dele". 2 Assim, Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram até Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. 3 Davi e seus soldados se estabeleceram em Gate, acolhidos por Aquis. Cada homem levou sua família, e Davi, suas duas mulheres: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, que fora mulher de Nabal, de Carmelo. 4 Quando contaram a Saul que Davi havia fugido para Gate, ele parou de persegui-lo.

  6. 1 SAMUEL 27 5 Então Davi disse a Aquis: "Se eu conto com a tua simpatia, dá-me um lugar numa das cidades desta terra onde eu possa viver. Por que este teu servo viveria contigo na cidade real?" 6 Naquele dia Aquis deu-lhe Ziclague. Por isso, Ziclague pertence aos reis de Judá até hoje. 7 Davi morou em território filisteu durante um ano e quatro meses. 8 Ele e seus soldados atacavam os gesuritas, os gersitas e os amalequitas, povos que, desde tempos antigos, habitavam a terra que se estende de Sur até o Egito.

  7. 1 SAMUEL 27 9 Quando Davi atacava a região, não poupava homens nem mulheres, e tomava ovelhas, bois, jumentos, camelos e roupas. Depois retornava a Aquis. 10 Quando Aquis perguntava: "Quem você atacou hoje?" Davi respondia: "O Neguebe de Judá" ou "O Neguebe de Jerameel" ou "O Neguebe dos queneus". 11 Ele matava todos, homens e mulheres, para que não fossem levados a Gate, pois pensava: "Eles poderão denunciar-me". Este foi o seu procedimento enquanto viveu em território filisteu.

  8. 1 SAMUEL 27 12 Aquis confiava em Davi e dizia: "Ele se tornou tão odiado por seu povo, os israelitas, que será meu servo para sempre".

  9. O que aconteceu com aquele Davi, pastor de ovelhas, que fora ungido rei ? O que aconteceu com aquele Davi, herói nacional, que enfrentou Golias ? O que aconteceu com aquele Davi, homem reverente, que poupou a vida de Saul ?

  10. TRÊS EFEITOS (devastadores) DO DESERTO... 1. EMBRUTECIMENTO; 2. DESESPERANÇA; 3. DÚVIDAS.

  11. No que podemos (e devemos) nos apegar, quando estamos enfrentando a aridez e a hostilidade do deserto ?

  12. ...juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele (1 Samuel 22.2). Davi, contudo, pensou: "Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus...” Assim, Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram até Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. Davi e seus soldados se estabeleceram em Gate, acolhidos por Aquis. Cada homem levou sua família... (1 Samuel 27.1-3). 1 • Outras pessoas estão em circunstâncias parecidas com as suas: encontre-as e permita ter o seu coração tocado.

  13. Davi morou em território filisteu durante um ano e quatro meses (1 Samuel 27.7). 2 • Concentre-se menos no que você faz por Deus e mais no que Deus faz por você. Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam(Isaías 64.4). O episódio Davi-Aquis [...] trata-se de uma história sobre a oculta providência divina, o empenho de Deus nos bastidores, em realizar o que não estamos fazendo por nós mesmos (Eugene Peterson).

  14. Jessé mandou chamá-lo [Davi] e ele veio. Ele era ruivo de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o" (1 Samuel 16.12). 3 • De um modo ou de outro, Deus cumpre e cumprirá os Seus propósitos em sua vida. Deus é perfeitamente capaz de realizar Seus propósitos em nossa vida, mesmo quando não podemos erguer um dedo sequer para ajudar. Melhor ainda, Deus está fielmente operando a nossa salvação, mesmo que, cada vez que erguemos um dedo, isso pareça contribuir mais para o lado errado, para o lado filisteu (Eugene Peterson).

  15. PARA MEDITAR E ORAR... 1) Estando no deserto, no que você tem se apegado? 2) Você tem permitido que as pessoas toquem o seu coração? Por quê? 3) “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2). * Você encontra os slides da série em: www.ipjsp.org.br

More Related