1k likes | 1.21k Views
Tipos de nuvens e sua relação com o quadro sinótico. Simone Valarini. Links importantes: http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/atlas_nuvens/atlas_nuvens.html http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-2.html
E N D
Tipos de nuvens e suarelação com o quadrosinótico Simone Valarini
Links importantes: http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/atlas_nuvens/atlas_nuvens.html http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-2.html http://imnh.isu.edu/DIGITALATLAS/clima/imaging/clddev.htm
O que é uma nuvem??? • De acordo com a WMO a definição de nuvem é: ► “um agregado visível de partículas de água ou gelo ou ambos em suspensão na atmosfera.”
O que é uma nuvem??? Então... ►Nuvens não passam de incontáveis gotículas de água ou partículas de gelo ou ambos em suspensão na atmosfera, ou seja, acima da superfície da Terra.
Como as nuvenssãoformadas??? 3 condições são essenciais para a formação de uma nuvem: ► presença suficiente de vapor d’água ►processo de resfriamento ►núcleos, em torno do qual as gotas d’água podem se formar.
Como as nuvens são formadas??? Os processos pelos quais as nuvens podem ser formados são: ► convecção ► convergência ► elevação topográfica ► levantamento frontal
Como as nuvens são formadas??? ► Convecção: A convecção se dá através de uma transferência de calor da superfície para a atmosfera (fluxo de calor latente- evaporação e condensação da água). Se a camada superior da atmosfera for pouco instável, o crescimento vertical será restrito e será formado cumulus de bom tempo ou estratocumulus.
Como as nuvens são formadas??? ► Convecção: Se a camada é mais instável, o crescimento vertical poderá prosseguir, formando-se cumulus congestus ou cumulunimbus, que já poderão dar origem a chuva.
Como as nuvens são formadas??? ►Convergência: Quando há uma convergência de ar chegando na horizontal em uma região, o ar é forçado a elevar-se porque não pode ir para baixo. É o que acontece nas regiões de baixa pressão, cujo ar converge a partir das regiões circundantes.
Como as nuvens são formadas??? ►Convergência: Este fenômeno tende a resultar na formação de nuvens do tipo cirrostratus, pois o movimento ascendente de ar é mais fraco do que o associado à convecção e por isso as nuvens que se formam são geralmente menos desenvolvidas verticalmente que as que são geradas por convecção.
Como as nuvens são formadas??? ►Elevação topográfica: Quando os ventos horizontais são barrados numa montanha, o ar é forçado a subir. Se o ar que se eleva esfriar até à temperatura de orvalho, o vapor de água condensa e pode formar uma nuvem orográfica.
Como as nuvens são formadas??? ►Elevação topográfica: O tipo exato de nuvem depende da altura do obstáculo topográfico, da umidade e estabilidade do ar: → pequenas elevações(<2000m): pode se formar estratocumulos → elevações médias(≈ 2000m): pode formar altocumulos → altas elevações(>2000m): altocumulos
Como as nuvens são formadas??? ►Levantamento frontal: Numa frente, o encontro entre massas de ar com diferente temperatura e umidade faz com que o ar mais quente ascenda por cima do ar frio que, como é mais denso, tende a ficar perto do solo.
Como as nuvens são formadas??? ►Levantamento frontal: →Frente Fria: O ar frio eleva o ar quente à sua frente e este vai esfriando à medida que é obrigado a subir. Desde que seja suficientemente úmido, o ar quente condensa formando cumulos e depois cumulunimbus.
Como as nuvens são formadas??? ►Levantamento frontal: →Frente Fria: Os ventos em altas altitudes sopram no topo dos cumulunimbus e geram cirrus e cirrustratos que anunciam a frente que se aproxima. Depois que a frente passa, pode aparecer alguns cumulus de bom tempo (cumulus humilis).
Como as nuvens são formadas??? ►Levantamento frontal: →Frente Quente: O ar quente é menos denso que o ar frio. A massa de ar quente sobe em cima da massa de ar mais frio. Muitas vezes, uma camada de cirrus é observada a mais de 1000 km à frente da frente quente (≈ 48 horas antes dela chegar).
Como as nuvens são formadas??? ►Levantamento frontal: →Frente Quente: Então, surgem cirrustratus e altostratus. Logo depois aparecem nuvens tipo stratus e nimbustratus. Quando a frente passa, observa-se cumulus de bom tempo. As nuvens mais pesadas (cumulus e cumulunimbus), embora sejam mais comuns nas frentes frias, podem também ocorrer com frentes quentes.
Tipos de Nuvens Há 10 tipos de nuvens, que se diferem em: ► nuvens baixas ► nuvens médias ► nuvens altas ► nuvens com desenvolvimento vertical
Tipos de Nuvens ► nuvens baixas: →Nimbostratus (Ns): são nuvens densas, cinzentas e com precipitação. Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando a umidade é alta e a temperatura é elevada. Estão normalmente associados a frentes quentes ou oclusas. A evaporação da água da chuva torna a visibilidade baixa, podendo formar nevoeiro, se o ar ficar saturado.
Tipos de Nuvens ► nuvens baixas: →Stratus (St): são nuvens muito baixas (de 100 a 1000m), que formam uma camada cinza, de base uniforme e com precipitação leve. Formam-se em massas de ar estável, quando a umidade é baixa e a temperatura é alta. Surge quando há nevoeiro.
Tipos de Nuvens ► nuvens baixas: →Stratocumulus (Sc): são nuvens baixas, com o topo e base planos. Podem ser brancas ou acinzentadas, dependendo do tamanho das gotículas de água e da quantidade de luz solar que as atravessa. Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando a umidade é moderada e a temperatura é baixa, e podem eventualmente precipitar. Há uma situação estável fora da nuvem (característica dos stratus) e instável dentro da mesma (característica dos cumulus). Formam-se na maioria das vezes à tarde a partir de cumulos, quando o movimento convectivo pára.
Tipos de Nuvens ► nuvens médias: →Altostratus (As): são nuvens brancas ou cinzas compostas por gotas de água ou cristais de gelo. Formam camadas como um véu ou lençol fibroso estendido. Formam-se em massas de ar estável, quando a umidade é moderada e a temperatura é alta. Anunciam frequentemente a chegada de uma frente quente e podem ser acompanhadas de alguns chuviscos ou queda de neve.
Tipos de Nuvens ► nuvens médias: →Altocumulus (Ac): são compostos por gotículas de água e são nuvens em bandas paralelas ou em massas redondas distintas, formadas por convecção e que geralmente indicam uma frente fria se aproximando. Formam-se em massas de ar com instabilidade, quando a umidade é moderada e a temperatura é alta. Em dias úmidos e quentes indicam possibilidade de chuvas com trovoadas.
Tipos de Nuvens ► nuvens altas: →Cirrus (Ci): indicam bom tempo e a sua direção indica a direção dos ventos em altas altitudes. Formam-se em massas de ar estável, quando a umidade e a temperatura são baixas. Podem estar associados à presença de chuviscos.
Tipos de Nuvens ► nuvens altas: →Cirrucumulus (Cc): são cirrus com algum desenvolvimento vertical. São muito finas, com uma textura regular (com um efeito ondulado com a aparência de escamas de peixe). Formam-se em massas de ar com instabilidade, quando a umidade e a temperatura são baixas. É o tipo de nuvem menos comum e forma-se geralmente a partir de cirrus ou cirrustratus.
Tipos de Nuvens ► nuvens altas: →Cirrustratus (Cs): São como um véu muito fino, esbranquiçado e transparente. Desenvolvem-se a partir dos cirrus. Formam-se em massas de ar estável, quando a umidade é baixa e a temperatura é alta.
Tipos de Nuvens ► nuvens altas: →Cirrustratus (Cs): Quando são seguidos de nuvens médias, anunciam muitas vezes, com 1 ou 2 dias de antecedência, uma tempestade que se aproxima. Por vezes são quase imperceptíveis e revelam-se apenas por um halo em volta da Lua ou do Sol, resultante da refração da luz nos cristais de gelo.
Tipos de Nuvens ► nuvens com desenvolvimento vertical: →Cumulus (Cu): Parecem bocados densos de algodão, tem uma base plana (mais escura) e contornos bem definidos. As partes iluminadas pelo Sol tem uma cor branca brilhante. Formam-se em massas de ar com instabilidade, quando a umidade é baixa e a temperatura é alta. O crescimento vertical é pequeno e raramente há precipitação.
Tipos de Nuvens ► nuvens com desenvolvimento vertical: →Cumulus (Cu): Normalmente não duram mais do que de uns 5 a 40 minutos mas, se o ar se torna mais instável e úmido e a convecção aumenta e podem crescer verticalmente ao longo de um dia (até uns 6000 metros) transformando-se em grandes nuvens isoladas, formando montes com o topo com aspecto de uma couve-flor. Passam então a ser chamados de cumulus congestus e estão normalmente associados a precipitação. Se um cumulus congestus continua crescendo verticalmente, transforma-se num cumulunimbus.