1 / 32

Realidade Virtual Francisco Mo o

Realidade Virtual. - Realidade Virtual, ou ambiente virtual, uma tecnologia de interface avanada que existe entre um utilizador e o sistema informtico. O objectivo recriar, ao mximo, a sensao de realidade de forma a levar o indivduo a adoptar a interaco como sua. Para isso, a interaco

rane
Download Presentation

Realidade Virtual Francisco Mo o

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Realidade Virtual Francisco Moço

    2. Realidade Virtual - Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada que existe entre um utilizador e o sistema informático. O objectivo é recriar, ao máximo, a sensação de realidade de forma a levar o indivíduo a adoptar a interacção como sua. Para isso, a interacção é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e equipamentos informáticos que ajudam a ampliar o sentimento de presença. É uma forma que os seres humanos utilizam para visualizar, manipular e interagir com os computadores e com dados de extrema complexidade. É considerada o tipo de interface homem-máquina mais avançada actualmente disponível.

    3. Realidade Virtual A visualização refere-se às entradas visuais e sonoras geradas através do computador. As imagens são renderizações (rendering) de um mundo no interior de um computador. Um utilizador da realidade virtual consegue manipular os objectos que se encontram em seu interior. A manipulação não é suficiente para que a percepção de realidade persista, existe a necessidade de interacção com os agentes virtuais.

    4. Realidade Virtual Conceitos chave da realidade virtual Imersão: sensação do utilizador estar embutido num dado ambiente simulado. A simulação pode apelar ao estimulo de diversos sentidos e até mesmo incentivar movimentos corporais de forma a atingir determinado objectivo. Imersão Mental: estado de concentração profunda em que uma pessoa está comprometida com algo. Imersão Física: uma pessoa está dentro de um meio que é capaz de estimular os seus sentidos através da tecnologia.

    5. Realidade Virtual

    6. Realidade Virtual IMERSIVA NÃO IMERSIVA

    7. Realidade Virtual Realidade Virtual não-imersiva É realizada através da utilização de um monitor comum no qual o utilizador manipula o ambiente virtual através de um dispositivo de entrada (por exemplo: teclado, rato, etc.). Não necessita assim de aparelhagem especifica para obter o efeito que deseja.

    8. Realidade Virtual Realidade Virtual Imersiva Critérios de imersão Sensação de estar sendo circundado por objectos virtuais; Ambiente precisa de interagir com o utilizador; Os objectos devem dar uma noção de presença (não necessariamente: mundo real); Não é importante dar a noção de realidade.

    9. Realidade Virtual

    10. Realidade Virtual Vantagens da realidade virtual imersiva Nível de envolvimento com mundo é alto e fácil de ser atingido; Auxílio de vários equipamentos; Incorporada em diversas áreas; Tendência mais provável. Desvantagens da realidade virtual imersiva Sem Imersão Equipamentos caros e de difícil acesso; Uso mais complicado.

    11. Realidade Virtual HARDWARE

    12. Realidade Virtual Características dos capacetes virtuais Monoscópicos ou estereoscópicos : consegue imitir uma imagem plana ou um conjunto de imagens em relevo. Binoculares ou monoculares: um ou os dois olhos estimulados Opacos ou translúcidos: Bloqueia por completo ou deixa passar luz vindo do exterior.

    13. Realidade Virtual Características das luvas virtuais As luvas virtuais são dispositivos que, através de sensores, detectam e medem as flexões e abduções dos dedos. Os sensores podem ser mecânicos, ópticos ou híbridos.

    14. Realidade Virtual Fato de realidade virtual O fato de realidade virtual (data suits) é uma vestimenta que permite a interacção do utilizador com o mundo virtual. A comunicação pode ser realizada de várias maneiras, sendo que o acompanhamento óptico com marcadores tem vindo a ser o mais utilizado.

    15. Realidade Virtual

    18. Realidade Virtual Tipos de Sistemas RV Window on World Systems (WoW) Video Mapping Sistemas Imersivos Telepresença Realidade Misturada Realidade Aumentada

    19. Realidade Virtual Telepresença Este tipo de RV utiliza câmaras de vídeo e microfones remotos para envolver e projectar o utilizador profundamente no mundo virtual. O controle de robôs, a exploração planetária são alguns exemplos de pesquisas em desenvolvimento. A medicina já leva algum avanço no que concerne a telepresença, nomeadamente em intervenções cirúrgicas. Os médicos já utilizam câmaras de vídeo e cabos de fibra óptica para conseguirem visualizar os corpos dos seus pacientes, tentando com isso minimizar o tamanho da abertura da zona a ser operada.

    20. Realidade Virtual Telepresença A telepresença tem outros campos de acção, como por exemplo no auxílio aos bombeiros quando estes não conseguem chegar a determinado local, ou então às forças policiais, mais especificamente a secção de minas e armadilhas através de robôs que efectuam a extinção do fogo ou desarmamento da bomba.

    21. Realidade Virtual Realidade Aumentada A realidade aumentada é um sub-agrupamento da realidade virtual que regista imagens de um ambiente virtual com o mundo real, ou seja esta tecnologia permite sobrepor grafismos gerados por computador no mundo real.

    22. VISUALIZAÇÃO

    23. DISPOSITIVOS

    24. DISPOSITIVOS

    25. DISPOSITIVOS

    26. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    27. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    28. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    29. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    30. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    31. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    32. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

    33. AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

More Related