1 / 64

Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST- AULA 1 Departamento Regional

Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST- AULA 1 Departamento Regional Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de ano. Introdução. www.feinberg.northwestern.edu/igp/cancerFac.htm - 20/02/10.

reuben
Download Presentation

Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST- AULA 1 Departamento Regional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST- AULA 1 Departamento Regional Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de ano..

  2. Introdução www.feinberg.northwestern.edu/igp/cancerFac.htm - 20/02/10 O câncer continua sendo, atualmente, uma das doenças com maior índice de mortalidade.

  3. Objetivos www.santacasacm.org.br/.../dica.php?id=71 - 20/02/10 Compreender o que é o câncer. Conhecer os seus principais tipos, sintomas e formas de prevenção.

  4. Notícias da mídia O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Fonte: Guerra, Gallo e Mendonça, 2005.

  5. Apesar de o Brasil não estar entre um dos países com maior taxa de mortalidade por câncer, essa doença é a segunda causa de morte em território nacional, correspondendo a cerca de 13% do total dos óbitos. http://universia.com.br/materia/materia.jsp?id=7058

  6. Pesquisadores calculam que 1/4 dos casos de câncer poderiam ser evitados em países com baixo poder econômico, através da adoção de um estilo de vida saudável. Em países ricos, essa proporção sobe para 1/3. http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/02/090226_cancer_prevencao_rc.shtml

  7. Você sabe o que é Câncer? www.biocientista.com/reflexoes-sobre-o-cancer/ 20/02/10 Câncer, denominado como maligno, é o conjunto de mais de 100 doenças que causam um crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Se a doença se espalhar para outras regiões do corpo denomina-se de metástase.

  8. Desenvolvimento das células cancerígenas - Agressivas e de rápido crescimento, formando tumores malignos. - Tumor benigno: quando as células se dividem vagarosamente. Nesse tipo,o risco de morte é raro. www.portalsaofrancisco.com.br/.../cancer.php - 20/02/10

  9. As causas de câncer são variadas: • Externas Relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. • Internas Na maioria das vezes são geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

  10. Riscos: 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais: cigarro (pode causar câncer de pulmão); alcoolismo; uso indiscriminado de medicamentos; www.saude.df.gov.br – 20/02/10

  11. http://www.ptacs.pt/image/prosaude/osol1.jpg - 21/02/10 atividades profissionais de risco (exposição a agentes químicos); exposição excessiva ao sol (pode causar câncer de pele); hábitos alimentares. http://vamboravambora. - 21/02/10

  12. Riscos: Hereditariedade troll-urbano.weblog.com.pt/.../19_de_marco.html – 20/02/10 Alguns tipos de câncer, como de mama, de estômago e de intestino, parecem ter um forte componente familiar.

  13. Vamos nos proteger do câncer? Anote as 10 dicas: www.parardefumar.net/ - 20/02/10 Pare de fumar! Esta é uma regra importante para prevenir alguns tipos de câncer. 2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. apalmatoria.no.sapo.pt/dez_2004/matematica_02.htm – 20/02/10

  14. saude-mania.blogspot.com/ - 20/02/10 3. Evite ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas. 4.Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana.

  15. 4.É aconselhável que homens entre 50 e 70 anos busquem orientações com um médico sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. 5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata devem realizar consulta médica antes dos 60 anos para investigação de câncer da próstata.

  16. 6. As mulheres devem realizar exame clínico das mamas anualmente. O autoexame mensal é aconselhável. 7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem fazer também o exame preventivo ginecológico e consultar o médico ginecologista anualmente. www.labanalise.com.br/ - 20/02/10

  17. Fontes: INCA/MS, 2002. Prevenção e Controle de Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3):317-332.INCA/MS, 2002. Programa Nacional de Controle do Câncer da Próstata: documento de consenso.INCA/MS, 2003. Consenso para o Controle do Câncer de Mama . 8. É recomendável aos maiores de 40 anos realizar exame de sangue oculto nas fezes a cada ano. 9. Eviteexposição prolongada ao sol. 10. Realize higiene oral (escovação) após as refeições e consulte o dentista regularmente.

  18. Vamos conhecer os quatro tipos câncer abordados neste curso: http://3.bp.blogspot.com/_ – 21/02/10 Pele Próstata Mama Útero

  19. 1. Câncer de Pele andre.sasse.com/melanoma.htm – 20/02/10

  20. Estatística de casos de Câncer de Pele Fonte: Ministério da Saúde

  21. Como funciona a nossa pele? www.afh.bio.br/sentidos/sentidos10.asp - 20/02/10 A pele, maior órgão do corpo humano, é dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, de vitamina D e de gordura.

  22. O câncer de pele pode ser um:Não-melanoma É o tipo mais frequente; Apesar da ALTA taxa de incidência, o não-melanoma apresenta ALTOS índices de cura, isso devido à facilidade do diagnóstico precoce.

  23. Quais são os fatores de risco do não-melanoma? Trabalhos com exposição direta ao sol. Mais comum em adultos acima de 40 anos. Com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

  24. Quais são os sintomas e o tratamento do não-melanoma? • Sintomas • feridas na pele que demorem para cicatrizar; • variação na cor de sinais; • manchas que coçam, ardem, descamam ou sagram. • Tratamento • cirurgia; • medicamento tópico, radioterapia ou quimioterapia.

  25. Melanoma É o mais grave devido à sua alta possibilidade de METÁSTASE - quando o câncer se espalha para outros órgãos. O grau de letalidade deste tipo de câncer é ALTO, enquanto a incidência ABAIXA. É CURÁVEL quando detectado em estágios iniciais.

  26. Quais são os fatores de risco do Melanoma? sensibilidade ao sol – queimaduras; exposição excessiva ao sol; história prévia de câncer de pele; pessoas da família com caso de melanoma; nevo congênito (pinta escura); maturidade – após os 15 anos aumentam as chances; xeroderma pigmentoso – intolerância ao sol; nevo displásico – lesões escuras na pele.

  27. Quais são os sintomas do melanoma? andre.sasse.com/melanoma.htm – 20/02/10 Na pele normal, aparece uma pinta escura com bordas irregulares e há coceira e descamação. Em uma pinta escura ocorre aumento de tamanho, alteração na coloração e na forma da pinta, que passa a apresentar bordas irregulares.

  28. Como fazer o autoexame da pele? Verificar a transformação da pinta em melanoma: Assimetria – uma parte é maior que a outra. Bordas irregulares - contorno mal definido. Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanha, branca, avermelhada ou azul. Diâmetro - maior que 6 mm. continua...

  29. http://estilo.ig.com.br/ - 20/02/10 Caso encontre alguma pinta com as características apresentadas, ou em caso de dúvida, PROCURE UM MÉDICO. Em frente ao espelho observe as pintas sobre a pele de todo o seu corpo.

  30. Como prevenir o câncer de pele? http.:\\wiki.bemsimples.com/pages – 20/02/10 Evitar exposição solar; utilizar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais (o filtro solar deverá ser repassado a cada 2 horas de exposição).

  31. 2. O câncer de próstata Onde se manifesta o câncer? www.medscanbh.com.br – 20/02/10 A próstata é uma glândula que só o homem possui, e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

  32. Os números do câncer de próstata no Brasil 49.530 novos casos estimados para 2008 no Brasil. É o 6º tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

  33. Quais são os fatores de risco do câncer de próstata? histórico familiar; maus hábitos alimentares; sedentarismo – estilo de vida. http://saladaverde.com.br/tag/sedentarismo - 20/02/10

  34. Quais são os sintomas? A fase inicial tem uma evolução silenciosa. Os sintomas são: dificuldade para urinar, frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite. Fase avançada: dores ósseas, sintomas urinários, infecções generalizadas ou insuficiência renal. Fases do desenvolvimento do câncer http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2009/11/Cancer_Pr%C3%B3stata.gif – 20/10/02

  35. Como diagnosticar o câncer de próstata? www.qpcpesquisa.com/cancer_de_prostata.htm - 20/02/10 exame clínico (toque retal); dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês) - exame de sangue; ultrassonografia.

  36. E quais são as formas de tratamento? Doença localizada: cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações apenas se acompanha o crescimento da próstata). Doença localmente avançada: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Doença metastática: hormonioterapia (tratamento com hormônios).

  37. Como prevenir o câncer de próstata? Praticando atividade física; mantendo uma alimentação saudável; reduzindo a gordura na alimentação; mantendo o peso na medida certa; diminuindo o consumo de álcool; não fumando.

  38. Agradecemos sua presença e esperamos por você na próxima aula!

  39. Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST- AULA 2 Departamento Regional Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de ano.

  40. Relembrando a aula anterior Na aula anterior você conheceu e estudou dois tipos diferentes de câncer: o de PELE e o de PRÓSTATA. Aprendeu o que são, suas causas e como preveni-los.

  41. 3. Câncer de Mama Partes do seio: http://dfm.ffclrp.usp.br/infobio - 20/02/10 www.portalsaofrancisco.com.br/ - 20/02/10 Onde o câncer se forma?

  42. O câncer de mama é cada vez mais comum www.admedianeira.com.br - 20/02/10 A cada ano aumenta o número de mulheres com este câncer.

  43. Quais são os fatores de risco? menarca (menstruação) precoce; nuliparidade (mulher que nunca teve filhos); idade da primeira gestação – acima de 30 anos; anticoncepcionais orais; menopausa tardia; terapia de reposição hormonal; história familiar; ingestão de álcool.

  44. Como reconhecer os sintomas? http://vilamulher.terra.com.br/ - 20/02/10 Nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Alterações na pele que recobre a mama: como curvaturas, retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Nódulos palpáveis na axila.

  45. Quando realizar o autoexame nos seios? • Você deve examinar suas mamas 1 vez por mês, de preferência durante o banho. • Se você menstrua, examine suas mamas no 5º dia após o início da menstruação. No período pré-menstrual as mamas ficam endurecidas e dolorosas. • Se você não menstrua ou sua menstruação é irregular, escolha o 1º dia de cada mês.

  46. O que se deve procurar? Caroços (nódulos) - mesmo que não doam. Secreções saindo pelo mamilo - espontaneamente ou quando você o aperta. Alterações da pele - espessamentos localizados, feridas, coceiras.

  47. Como realizar o autoexame nos seios? http://drang.com.br/blog/2008/10/seja-uma-mulher-de-peito-toque-se/ - 20/02/10

  48. Veja os movimentos da mão que deverão ser executados no autoexame: Vertical – a mão caminha para cima e volta para baixo, cobrindo toda a mama. Espiral – a mão realiza movimentos concêntricos, indo da periferia da mama até o mamilo. Quadrantes – a mão vai do mamilo até a periferia e volta. http://drang.com.br/blog/2008/10/seja-uma-mulher-de-peito-toque-se/ - 20/02/10

  49. Como realizar o autoexame dos seios? http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame_1.jpg - 20/02/10 Em frente ao Espelho De frente para o espelho, com os braços apoiados nos quadris: identifique alterações no tamanho, na forma e no contorno de cada mama; observe alterações na pele e nos mamilos;

  50. http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame_1.jpg - 20/02/10 pressione as mãos contra os quadris; mantenha pressionado; observe novamente. houve alguma modificação na pele ou nos mamilos? Comprima os mamilos gentilmente com os dedos polegar e indicador; observe se há saída de secreções. continua...

More Related