1 / 21

NG - Saberes fundamentais

NG - Saberes fundamentais. DR3 – Ciência e Controvérsias Públicas. COMPETÊNCIAS: - Consigo intervir de forma racional e crítica em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos. DR3 / Tema - Ciência e Controvérsias Públicas. SOCIEDAD E*

rimona
Download Presentation

NG - Saberes fundamentais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NG - Saberes fundamentais DR3 – Ciência e Controvérsias Públicas COMPETÊNCIAS: - Consigo intervir de forma racional e crítica em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos

  2. DR3 / Tema - Ciência e Controvérsias Públicas SOCIEDADE* Actuo nas sociedades contemporâneas num quadro de pluralidade de instituições, reconhecendo que as argumentações científico/tecnológicas interagem com interesses particulares e poderes específicos e diferenciados. TECNOLOGIA Actuo de modo fundamentado e consistente nos debates públicos de questões de carácter tecnológico. CIÊNCIA Actuo tendo em conta o papel da ciência, as suas potencialidades e limitações, nos debates públicos e face a diferentes jogos de poder, criando evidências para essa actuação baseada em modelos matemáticos * Isto é considerar a diversidade de ACTORES /intervenientes envolvidos na polémica , identificando e compreendo os VALORES / ARGUMENTOS , que usam, que poderão ser de natureza científico-Tecnológica, económica, política, social…) presentes na controvérsia pública

  3. ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)

  4. O que são OGM ? OGM – são organismos cujo genoma foi manipulado, apresentando diferenças relativamente à sua constituição original. Os OGM podem ser designados por organismos TRANSGÉNICOS quando em resultado da manipulação possuem material genético de OUTROS organismos inseridos no seu genoma Como se produzem plantas e animais transgénicos ?

  5. Plantas transgénicas O Milho Bt - produz o seu próprio insecticida Os cientistas modificaram geneticamente o milho para produzir um veneno que mata insectos nocivos. Isto significa que o agricultor já não necessita de combater os insectos com insecticida. O milho geneticamente modificado chama-se milho Bt, porque o novo gene da planta provém da bactéria Bacillus thuringiensis.

  6. ETAPA 1 - Isolamento do gene da bactéria B. thuringiensise inserção num plasmídeo de E. coli

  7. ETAPA 2 - Obtenção de células vegetais transgénicas ETAPA 3 - Obtenção de plantas transgénicas

  8. Animais transgénicos - Ovelhas que produzem insulina humana

  9. Mais de noventa por cento dos produtos agrícolas OGM importados na Europa são soja e milho destinados à ração animal. Isso significa que 20 milhões de toneladas entram, por ano, na cadeia alimentar europeia.

  10. Outras aplicações dos transgénicos • Tomate transgénico • Arroz dourado • Peixes transgénicos (PGM) • Cabras produzem a antitrombina

  11. Os aspectos positivos dos OGM/transgénicos são, nomeadamente: • O aumento na produção de alimentos. • No caso das plantas este aumento de produção está associado, por exemplo à maior resistência a certas doenças e à sua capacidade de se desenvolverem em terrenos cujas condições são adversas; ·Odesenvolvimento de espécies com características desejáveis; · A alteração do valor nutricional dos alimentos; · A maior resistência dos alimentos ao armazenamento por períodos maiores. (…)

  12. Os RISCOS OGM na SAÚDE, no AMBIENTE e na AGRICULTURA ... • Muitos dos OGM à venda contêm o proteínas cujo potencial alérgico não foi testado. • Não é possível separar culturas transgénicas das convencionais. O pólen pode percorrer mais de 180Km num só dia. Assim, pode haver transferência de genes para espécies nativas, originando poluição genética. • Na agricultura, o uso de OGM resistentes a herbicidas pode incentivar ao uso de doses elevadas destes produtos. Tal facto poderá agravar o problema da poluição dos aquíferos e causar problemas de saúde, como diversas formas de cancro. • Os OGM são uma novidade para a natureza, e a possível inexistência de predadores naturais pode facilitar a sua expansão e competitividade com as espécies nativas, pondo em causa a biodiversidade.

  13. Os RISCOS OGM na SAÚDE, no AMBIENTE e na AGRICULTURA • Foram feitos estudos em ratos alimentados com batatas geneticamente modificadas, observando-se que o sistema imunitário do animal ficou debilitado. • Há ainda quem alerte para os efeitos colaterais negativos ao nível de eventuais doenças, decorrentes do consumo de animais geneticamente modificados. • Um dos receios do uso de animais geneticamente modificados é a possibilidade de saírem do espaço onde são criados, podendo cruzar-se com populações selvagens. Este perigo é muito elevado no meio aquático.

  14. ENQUADRAMENTO LEGAL • LEGISLAÇÃO Dec-Lei 160/2005 de 21 de Setembro • Este decreto-lei regula o cultivo de variedades de culturas transgénicas e veio autorizar a cultura e comercialização de 17 variedades de milho transgénico, contendo o gene BT, o qual codifica uma proteína tóxica para as larvas conhecidas por “brocas do milho”.

  15. ENQUADRAMENTO LEGAL • OGM DEVEM SER IDENTIFICADOS NO RÓTULO DE UM ALIMENTO, O QUE PRESSUPÕE UM RASTREIO DE TRANSGÉNICOS No caso dos produtos destinados à alimentação humana ou animal, incluindo os destinados directamente à transformação, os vestígios de OGM continuarão a ser isentos da obrigação de rotulagem se não ultrapassarem o limite máximo de 0,9% e se a sua presença for involuntária e tecnicamente impossível de evitar.

  16. OGM – Ciência e Controvérsia Pública Um caso problemático – “A invasão de um campo de milho Bt pelo movimento Verde Eufémia” (20/08/2007) As opiniões … … do Movimento” Verde Eufémia”; ... do agricultor do campo de milho transgénico; … do Ministro da Administração Interna; … do Ministro da Agricultura; … dos partidos políticos. E eu o que penso ???

  17. O papel dos “mass media” nas Controvérsias Públicas A acção do Movimento Verde Eufémia em Silves, no passado dia 17 de Agosto, trouxe a atenção para o problema do cultivo de transgénicos na agricultura portuguesa. Contudo, de uma forma geral, a comunicação social apresentou apenas uma perspectiva parcial desta acção política, classificando-a como um acto de violência e vandalismo perante um agricultor indefeso. Um vídeo lançado hoje na internet mostra uma outra perspectiva da acção. Nas imagens vêem-se activistas a evitar agressões dos agricultores e a tentar pacificar os conflitos que se criaram. Estas imagens são o reflexo dos dois princípios que os activistas anunciaram: a não-violência em relação a pessoas e uma atitude que visa a atenuação dos conflitos. Filme em http://ogm.blip.tv/

  18. AS OPINIÕES Sim Não NIM ???

  19. Pró-OGM Pedro Ferreira , Presidente do Centro de Informação de Biotecnologia (CIB) promoveu uma iniciativa que visa mostrar os benefícios económicos , ambientais e de produção para os agricultores da produção de milho BT. Augusto Candeias , associado da cooperativa Agrícola do Monte Alto está satisfeito com os resultados no seu campo, em Flor do Brejo “ tenho 33 hectares de milho transgénico e convencional. Apesar da semente do milho transgénico ser mais cara, não tenho perdas, poupo bastante dinheiro em pesticidas e muito na minha saúde. Contra-OGM Plataforma “ Transgénicos fora do prato” – estrutura criada por entidades não governamentais da área do Ambiente e agricultura e que se tem mostrado preocupada, nomeadamente com a introdução de plantas geneticamente modificadas.

  20. Reconhecer as potencialidades e as limitações da ciência nestes debates públicos. Potencialidades Limitações Identificar e explicar os princípios científicos associados à produção de OGM Identificar e explicar o contexto tecnológico de produção de OGM Aplicações práticas dos OGM • Não conseguir responder a certas questões como por exemplo: • a inocuidade dos OGM • repercussões ambientais a longo prazo

  21. OGM – ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS /TRANSGÉNICOS FIM

More Related