1 / 13

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Peças, Componentes e Acessórios para Autopropulsados e para Outros Fins

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Peças, Componentes e Acessórios para Autopropulsados e para Outros Fins (Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC). ICMS Substituição Tributária.

sage
Download Presentation

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Peças, Componentes e Acessórios para Autopropulsados e para Outros Fins

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Peças, Componentes e Acessórios para Autopropulsados e para Outros Fins (Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)

  2. ICMS Substituição Tributária De que forma devemos proceder as devoluções de compra de mercadorias oriundas de estados signatários que não possuem I.E. de Substituto tributário junto ao Estado de SC? É de responsabilidade do comprador efetuar o ressarcimento do ICMS ST recolhido na compra junto ao fisco de SC, e enviar a mercadoria sem o devido ICMS.

  3. Venda Para Seguradora/Consumidor Final Quando a empresa efetuar a troca de peças em veículos que estejam de passagem pela cidade e a emissão de nota fiscal for em nome de pessoa jurídica, contribuinte do ICMS, o tratamento será de consumidor final, desde que tenha serviço na nota fiscal, caso contrário se o cliente comprar a peça no balcão, terá que ser efetuado o recolhimento do ICMS ST mediante GNRE para o Estado destinatário.

  4. Regime Especial - Restituição/Ressarcimento A empresa poderá solicitar junto a Receita Estadual de SC, com base no art. 25, do Anexo III, do RICMS/SC, o Regime Especial para ressarcimento do ICMS ST mediante créditos em conta gráfica. Com este procedimento evita a necessidade de processos administrativos.

  5. Regime Especial - Montadora Segundo informações obtidas em reunião com a SEF/SC, as Montadoras que ainda não solicitaram o regime especial para aderir no regime de substituição tributária 100% das peças, deverá fazê-lo até 20/11/08. Após esta data o valor sobre o estoque remanescente deverá ser recolhido pelo concessionário em uma única parcela.

  6. Recolhimento do ST do Estoque Remanescente Nos casos em que a montadora aderiu ao regime especial para majorar o estoque em 100% das peças, será publicado um decreto estabelecendo os devidos prazos de recolhimento (possivelmente em 20 parcelas). Para concessionário que efetuou o recolhimento junto com as demais parcelas, que vencia a partir de agosto, o fisco deverá regularizar através da publicação deste decreto.

  7. Recolhimento do ST do Estoque Remanescente De acordo com a consulta Copat 46/2008, todas as aquisições de peças efetuadas pelas concessionárias junto aos parceiros da montadora - DSH, que fazem parte do programa de fidelidade, conforme disposto no art. 115, do Anexo 3, do RICMS/SC, podem ser majoradas em 34,10% e não em 48,40% como vem acontecendo, onerando o custo da peça. COPAT 46/08

  8. SPEED FISCAL Com a publicação do Protocolo nº 77/08, para algumas empresas será obrigatório a Escrituração Fiscal Digital - EFD a partir de Janeiro/2009. Para verificar se está entre estas empresas deve acessar o site: www.fazenda.gov.br/confaz e no link lista obrigados a EFD-2009.

  9. SPEED FISCAL Os pontos de atenção com relação à EFD: 1- O arquivo é composto por documentos de entrada e saída,faturas e os seus devidos vencimentos. 2- Os documentos de arrecadação dos tributos são referenciados nos documentos fiscais. 3- Os valores pagos de PIS/COFINS na declaração de importação são informados no arquivo EFD. 4- Os valores de créditos e retenções de PIS/COFINS.

  10. SPEED FISCAL • Em 2009 será dispensado: • O envio do Sintegra; • A impressão do Livro de Apuração de ICMS; • A impressão do Livro Registro de Entradas; • A impressão do Livro Registro de Saídas. Porém, continua obrigatória, ainda em 2009 o envio da DIME

  11. SPEED CONTABIL As empresas obrigadas ao Speed Fiscal tem até junho/2009 para entrega dos arquivos do Speed Contábil referente ao ano calendário 2008.

  12. NF - e Não temos previsão para a obrigatoriedade da Nota fiscal eletrônica. Porém, como alternativa ao ECF, obrigatório aos concessionários, o Estado de SC sugere a adesão a este novo sistema. É necessário averiguarmos isto com antecedência, pois a maioria das concessionárias possuem nota fiscal conjugada, necessitando de normatização municipal para a NE - e.

  13. OBSERVAÇÕES A implantação do Speed Fiscal e Contábil demanda uma grande alteração tecnológica, exigindo das empresas a revisão de todos os procedimentos estratégicos, pois, informações conflituosas serão imediatamente checadas pelo fisco federal, estadual e municipal.

More Related