260 likes | 435 Views
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 5. FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA.
E N D
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 5 FTSTFormação Técnica em Segurança do Trabalho
COMPETÊNCIASQUE TRABALHAREMOS NESTA AULA • ELABORAR O REGISTRO DE DADOS ORIUNDOS DA ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS VISANDO À CONSTRUÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO VOLTADOS A ESTABELECER LIMITES DE SALUBRIDADE.
Avaliação e Análise dos Riscos • Riscos Físicos – Ruídos, Vibrações, Radiações (Ionizantes e não Ionizantes), Frio / Calor, Pressões anormais, Umidade. • Riscos Químicos – Poeiras, Fumos, Névoas / Neblinas, Gases / Vapores, Substâncias compostas ou produtos químicos em geral. • Riscos Biológicos – Vírus, Bactérias, Fungos, Parasitas, Bacilos, Protozoários
Agentes Físicos - Ruído • Ruído: Mistura de tons cujas frequências diferem entre si por um valor inferior ao poder de discriminação do ouvido • Som: Toda vibração que estimula o ouvido humano • Barulho: Todo som indesejável ou desagradável
Agentes Físicos - Ruído Ruído Contínuo ou Intermitente – Todo e qualquer ruído que não está classificado como ruído de impacto ou impulsivo. Ruído de Impacto ou Impulsivo – Apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1s, a intervalos superiores 1s.
Critérios de avaliação – NR-15 Anexo-1 Inicialmente não podemos perder de vista a legislação em vigor que nos informa: • Os níveis de ruído contínuos ou intermitentes serão mensurados em decibéis dB com instrumento operando no circuito de compensação “A“ e circuito de resposta lenta (slow); • As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. • Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115dB (A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos;
Critérios de avaliação – NR-15 Anexo-2 • Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis(dB), com o equipamento operando no circuito de resposta para impacto. O limite de tolerância para este tipo de ruído será de 130 dB (linear). • Em caso de não dispor de equipamento dotado de circuito de impacto, será válida a leitura feita no circuito de resposta rápida (fast) e circuito de compensação “C”, deste modo o limite de tolerância será de 120dB (C). • As atividades ou operação que exponham os trabalhadores, sem proteção a níveis de ruído de impacto superiores a 140dB (linear) ou 130dB (C), oferecerão risco grave e iminente.
Vibração – Anexo-8 É um movimento oscilatório de um corpo, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento. Como todo corpo com movimento oscilatório, um corpo que vibra, descreve um movimento periódico, que envolve um deslocamento num certo tempo. Daí resulta a velocidade, bem como a aceleração do movimento em questão.
Vibração – Anexo-8 As atividades e operações que exponham os trabalhadores, sem a proteção adequada, às vibrações localizadas ou de corpo inteiro, serão caracterizadas como insalubres, através de perícia realizada no local de trabalho. A insalubridade, quando constatada, será de grau médio
Calor – Anexo-3 A Sensação térmica é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode diferir da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar.
Avaliação do Calor – Anexo-3 A exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" - IBUTG definido pelas equações que se seguem: Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg onde: tbn = temperatura de bulbo úmido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco.
Avaliação do Calor – Anexo-3 Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliação são: termômetro de bulbo úmido natural, termômetro de globo e termômetro de mercúrio comum. As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida. Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço.
Termômetro globo Termômetro bulbo seco Termômetro bulbo úmido Calor – Anexo-3
FRIO – Anexo-9 1. As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
FRIO – Anexo-9 2. As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
Radiações Ionizantes – Anexo-5 É a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Pode danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa (dois prótons e dois nêutrons), partículas beta (elétrons e protons), os raios gamae raios-x. http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/rad_ion.pdf
Radiações Não Ionizantes Radiação que não tem energia suficiente para ionizar um átomo. A radiação não ionizante pode também ser capaz de provocar danos biológicos. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Exemplos de radiação não ionizante são ondas de radar, ondas de rádio, micro-ondas e luz visível.
Umidade – Anexo-10 • As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
Pressões Anormais – Anexo-6 • Hipobárica: quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadas altitudes. • Hiperbárica: quando o homem fica sujeito a pressões maiores que a atmosférica. (mergulho e uso de ar comprimido).
Pressões Anormais – Anexo-6 • Baixas pressões: são as que se situam abaixo da pressão atmosférica normal e ocorrem com trabalhadores que realizam tarefas em grandes altitudes. No Brasil, são raros os trabalhadores expostos a este risco. • Altas pressões: são as que se situam acima da pressão atmosférica normal. Ocorrem em trabalhos realizados em tubulações de ar comprimido, máquinas de perfuração, caixões pneumáticos e trabalhos executados por mergulhadores.
ATIVIDADE 1ª Parte: • Pesquise e explique a metodologia para avaliação de análise do agente Físico – Ruído usando como base a NHO – Norma de Higiene Ocupacional – Fundacentro e os anexos 1 e 2 da NR-15. • Pesquise profissões onde os trabalhadores estão expostos a ruídos acima do limite permitido pela norma e dê exemplo de ambientes e/ou máquinas com excesso de ruídos. • Textos com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas com fonte Arial 11. Continua
ATIVIDADE 2ª Parte: • Pesquise e explique a metodologia para avaliação de análise do agente Físico – Calor usando como base a NHO – Norma de Higiene Ocupacional – Fundacentro e os anexos 1 e 2 da NR-15. • Dê exemplo de ambientes e/ou máquinas que, provavelmente emitem calor acima dos limites de tolerância permitido pela norma. • Textos com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas com fonte Arial 11. Continua
ATIVIDADE 3ª Parte Pesquise sobre os problemas a saúde obtidos a partir do contato com as seguintes radiações não-ionizante: • Exposição a linhas de alta tensão; • Exposição a monitores de vídeo; • Exposição a forno de microondas; • Exposição a celulares. Obs: Obrigatóriocolocar a fontedaPesquisa.