1 / 15

FINANCIAMENTO - METAS

METAS DE FINANCIAMENTO APROVADAS NA VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA O ESTADO E A UNIÃO. FINANCIAMENTO - METAS. FINANCIAMENTO- META 1: Fixação de percentual de destinação orçamentária. ESTADO – FINANCIAMENTO - META 1.

shanon
Download Presentation

FINANCIAMENTO - METAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. METAS DE FINANCIAMENTO APROVADAS NA VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA O ESTADO E A UNIÃO

  2. FINANCIAMENTO - METAS FINANCIAMENTO- META 1: • Fixação de percentual de destinação orçamentária.

  3. ESTADO – FINANCIAMENTO - META 1 • Fixar, por força de emenda constitucional nas esferas federal, estadual e municipal, a curto prazo, percentual mínimo de 5% do orçamento total de cada esfera aumentando para 10 e 15% à médio e longo prazos até 2015 conforme metas do plano decimal;

  4. UNIÃO - FINANCIAMENTO – META 1 1 - Fixar percentual dos recursos financeiros no orçamento para a Assistência Social; 2 - Implantar um percentual mínimo de 5% no orçamento para Assistência Social; 3 - Garantir aumento de percentual orçamentário a médio prazo.

  5. FINANCIAMENTO - METAS • FINANCIAMENTO- META 2: • Definição de pisos de proteção social compatíveis com os custos dos serviços.

  6. ESTADO – FINANCIAMENTO - META 2 • 4- Fixar valores compatíveis na definição dos pisos básicos de cobertura da Rede de Proteção Social Básica e Especial incluindo, especificamente, o piso para financiamento de serviços de alta complexidade; • 5- Definir recursos para implantação e implementação de serviços diferenciados para atender toda a população flutuante e decorrente da instalação de presídios e de unidades da Fundação Casa; • 6- Revisar o critério de partilha para o co-financiamento de ações socioassistenciais, desconsiderando a “série histórica”, e priorizando os municípios e regiões pelo grau de vulnerabilidade e risco social.

  7. UNIÃO – FINANCIAMENTO - META 2 4 - Reajustar os valores dos recursos de co-financiamento para a rede socioassistencial de modo a possibilitar aumento de piso de Proteção Básica e Especial; 5 - Participar no co-financiamento das Medidas Sócioeducativas.

  8. FINANCIAMENTO • FINANCIAMENTO - META 3: • Ajuste anual dos valores estabelecidos para os pisos.

  9. ESTADO - FINANCIAMENTO - META 3: 7 - Corrigir anualmente recursos destinados ao co-financiamento das ações socioassistenciais; 8 - Ampliar os recursos para o co-financiamento de ações executadas pelos municípios através da rede socioassistencial, conforme proposto no PNAS.

  10. UNIÃO - FINANCIAMENTO - META 3: 6 - Revisar e corrigir anualmente os recursos destinados ao co-financiamento dos serviços de ação continuada.

  11. FINANCIAMENTO FINANCIAMENTO - META 4: Consolidação dos Fundos de Assistência Social como unidade orçamentária, contemplando: a otimização dos FAS; a alocação de todos os recursos; a vinculação dos FAS ao órgão gestor da assistência social; a canalização para os FAS dos recursos de outros fundos correlatos; a disponibilização para a sociedade em geral de informações orçamentárias e financeiras.

  12. ESTADO - FINANCIAMENTO - META 4: • 9- Aumentar a dotação orçamentária para as ações socioassistenciais; • 10- Realizar orçamento participativo para a política de assistência social; • 11- Aumentar recursos estaduais, em 2009, para ampliação de metas e qualificação dos serviços propostos no PMAS; • 12- Garantir a aprovação e aplicaçãodas deliberações do Conselho Estadual de Assistência Social, na destinação de recursos para a área da Assistência Social aos municípios paulistas; • 13- Aumentar o orçamento destinado ao co-financiamento de serviços de proteção social especial de média e alta complexidade;

  13. ESTADO - FINANCIAMENTO - META 4: 14- Garantir a efetivação das deliberações das Conferências Estadual e Nacional de 2005 e 2007 através da construção e implementação do Plano Estadual Decenal de Assistência Social – 2008 a 2015, e definir itens de despesa próprias da Política de Assistência Social; 14.1- Criação de um comitê para acompanhamento e execução das deliberações das Conferências, composto por representantes do governo estadual, conselho estadual e representantes da sociedade civil. Representando os Fóruns de Assistência Social (Pequeno Porte I e II, Médio Porte, Grande Porte e Metrópole), 1 de cada eleitos juntos com os delegados para a Conferência Nacional. 15- Repassar recursos financeiros do Fundo Estadual ao Fundo Municipal, abolindo a relação convenial para os serviços continuados; 16- Estabelecer rubrica na Lei Orçamentária Anual, de recursos para custeio das ações de competência dos Conselhos de Assistência Social.

  14. UNIÃO - FINANCIAMENTO - META 4: • 7- Gestar no sentido de definição de legislação específica de financiamento que assegure a implementação do SUAS; • 8 - Priorizar a transferência de recursos para os municípios com maior grau de vulnerabilidade e risco social; • 9 - Aumentar recursos financeiros para Programas de Capacitação; • 10 - Viabilizar recursos financeiros especiais para municípios que sejam localizados em áreas de proteção ambiental; • 11 - Disponibilizar recursos para construção/reformas de CRAS e CREAS; • 12 - Transferir recursos financeiros para recursos humanos dos CRAS;

  15. UNIÃO - FINANCIAMENTO - META 3: 13 - Garantir co-financiamento: • do Piso Básico de Proteção Fixo e IGD (Índice de Gestão Descentralizada) para todos os municípios; • de CREAS, de novos CRAS e de CRAS já existentes; • de cursos profissionalizantes, inclusive em parceria com o Ministério do Trabalho e Educação, para adolescentes, jovens e usuários da Assistência Social; • de ações regionalizadas; - para implantação de projetos de geração de renda em todos os municípios; - para programas de capacitação de gestores, técnicos e conselheiros da área da Assistência Social; - para ações sócioassistenciais - programas, projetos, serviços e benefícios.

More Related