1 / 10

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios. Implantação da Estratégia – Cultura organizacional e Liderança. Profa. Rosana 5a. apostila. Analisando a cultura organizacional.

shiela
Download Presentation

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Implantação da Estratégia – Cultura organizacional e Liderança Profa. Rosana 5a. apostila

  2. Analisando a cultura organizacional Cultura organizacional – conjunto de valores e crenças compartilhados que influencia a efetividade da formulação e implementação da estratégia. Influencia o comportamento dos empregados e, espera-se, motiva-os a conseguir ou ultrapassar os objetivos organizacionais. O presidente e os outros líderes de uma organização, são os agentes-chave para influenciar a cultura. As culturas organizacionais são desenvolvidas e reforçadas de diversas formas: Mecanismos primários e mecanismos secundários

  3. Analisando a cultura organizacional • Mecanismos Primários: • que os líderes prestam atenção e o que medem e controlam: os líderes podem comunicar-se muito efetivamente sobre seus ponto de vista e o que querem que seja feito. Por exemplo: se a qualidade do produto for um valor dominante a ser incutido nos empregados, os líderes podem inquirir de forma consistente os efeitos de qualquer mudança na qualidade do produto. • Reações dos líderes a incidentes críticos e crises organizacionais:a maneira como os líderes lidam com as crises pode criar novas crenças e valores e revelar pressuposições organizacionais fundamentais. Por exemplo: quando uma empresa enfrenta uma crise financeira, mas não dispensa nenhum empregado, a mensagem passada é que a organização vê a si mesma como uma “família” que toma conta de seus membros.

  4. Analisando a cultura organizacional 3. Papel deliberado na modelagem, ensino e condução: os comportamentos que os líderes têm nos cenários formal e informal têm um efeito importante sobre as crenças, valores e comportamentos dos empregados. Por exemplo, se o presidente trabalha regularmente durante muitas horas e também nos finais de semana, os outros administradores devem responder despendendo mais de seu tempo com o trabalho. 4. Critérios para alocação de recompensas e posição: os líderes podem comunicar rapidamente suas prioridades, ligando as recompensas e punições aos comportamentos com os quais estão preocupados. Por exemplo: se for dado um bônus semanal pela ultrapassagem de cotas de produção ou vendas, os empregados, podem reconhecer o valor colocado nessas atividades e concentrar seus esforços nessa direção.

  5. Analisando a cultura organizacional 5. Critérios para recrutamento, seleção promoção e aposentadoria de empregados: os tipos de pessoas que são contratados e os que têm sucesso em uma organização são aqueles que aceitam os valores da organização e comportam-se de acordo. Por exemplo: se administradores que são orientados para a ação e implementam estratégias que se alinham, de forma efetiva e consistente subirem a escada organizacional, as prioridades da organização se tornarão claras para os outros administradores.

  6. Analisando a cultura organizacional • Mecanismos Secundários: • Desenho e estrutura da organização – Por exemplo: uma organização altamente descentralizada sugere que os líderes têm confiança nas capacidades dos administradores subordinados. • Sistemas e procedimentos organizacionais: Por exemplo: se o presidente solicitar um relatório trimestral de todos os administradores mostra os valores da organização e sua preocupação com esse grupo. • Projeto do espaço físico, fachadas e edifícios: Por exemplo: se um líder acredita em comunicações abertas, os espaços internos são divididos de forma e existirem poucas áreas privadas ou barreiras ao fluxo de tráfego. • 4. Histórias, lendas, mitos e parábolas acerca de eventos e pessoas importantes. • 5. Declarações formais da filosofia, credos e privilégios organizacionais: Declarações explícitas de líderes de organizações acerca de seus valores.

  7. Abordagens de implementação da estratégia • Abordagem do comandante – em que o administrador formula uma estratégia e simplesmente instrui seus subordinados a implementá-la. • Abordagem da Mudança organizacional – Os administradores que assumem que a estratégia é boa e se sentem responsáveis por fazer com que a companhia avance para novos objetivos. Incluem mudanças comportamentais, estruturais e revisão de processos. • Abordagem Colaborativa – em que a equipe administrativa é convidada a participar tanto da formulação como na implementação da estratégia. • Abordagem Cultural – democratiza a abordagem colaborativa incluindo níveis hierárquicos inferiores da organização. • Abordagem Crescente – os subordinados são encorajados a implementar estratégias de sua própria criação.

  8. Habilidades de execução da implementação da estratégia • Habilidade de interação – os administradores que mostram empatia e têm boa experiência de barganha são os melhores implementadores. • Habilidade de alocação – capacidade de planejar tarefas, cronogramas, valores e etc. de forma eficiente. • Habilidade de monitoração – envolve o uso eficiente de informações para corrigir quaisquer problemas que surjam no processo de implementação. • Habilidade de organização – é a capacidade de criar novas organizações informais ou redes para detectar cada problema quando ele ocorrer. Bons implementadores conhecem as pessoas de cada setor da organização.

  9. Habilidades de execução da implementação da estratégia • Frequentemente a implementação exige administradores que possuam experiências adaptadas, particularmente para contornar obstáculos e garantir que as tarefas sejam executadas de forma eficiente. • Através da implementação, os administradores também devem avaliar o quão bem a estratégia está sendo executada e se está atingindo os objetivos organizacionais.

  10. Bibliografia Básica (títulos , periódicos, etc.) Autor Edição Local Editora COLLINS, Jim Rio de Janeiro Campus CERTO, S. C.; PETER, J. P. 2004 São Paulo Makron Books Bibliografia Título Empresas feitas para vencer Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia

More Related