300 likes | 1.29k Views
Gêneros Textuais. Gêneros Textuais. Compreender o que é gênero do discurso. Compreender a relação entre os tipos de composição e os gêneros do discurso. Reconhecer as funções da linguagem a partir das finalidades comunicativas de diferentes gêneros discursivos. Quadro de Trabalho.
E N D
Gêneros Textuais Compreender o que é gênero do discurso. Compreender a relação entre os tipos de composição e os gêneros do discurso. Reconhecer as funções da linguagem a partir das finalidades comunicativas de diferentes gêneros discursivos.
Quadro de Trabalho Produção de texto – Interlocução e Gêneros Cap.: 1, 2 e 3 Pág.: 3, 16 e 31
Discurso e Texto Discurso: refere-se ao uso da língua em um contexto específico. Abstrato, pois é a “voz” de um grupo social. Texto: é o espaço de concretização do discurso. É uma manifestação individual.
Marcas ideológicas nos textos Ai, que saudades da Amélia(Ataulfo Alves e Mário Lago) - 1941. Nunca vi fazer tanta exigênciaNem fazer o que você me fazVocê não sabe o que é consciênciaNem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riquezaTudo o que você vê, você querAi, meu Deus, que saudade da AméliaAquilo sim é que era mulher
Interlocução e Contexto Interlocução: Conversação entre duas ou mais pessoas; diálogo. Contexto: é o conjunto das circunstâncias (sociais, políticas, históricas, culturais) a que umtexto se refere.
Gêneros do Discurso Obedecem a certos padrões de composição de texto determinados pelo contexto em que são produzidos. Não são estáticos, pois surgem e se modificam em função de necessidades específicas.
Gêneros Discursivos Carta Bilhete História em quadrinhos Receita Anúncio Ensaio
Tipos de Composição Obedecem a estruturas específicas – narração, exposição, argumentação, descrição e injunção.
NarraçãoContar histórias com personagens e acontecimentos 1. Elementos da narração: Enredo (acontecimentos reais e /ou imaginários). Personagem: quem vive os acontecimentos. Narrador: quem narra a história.
DescriçãoApresentar características de alguém /algo Processo de caracterização que requer sensibilidade de quem descreve, para sensibilizar quem lê o texto. Baseia-se na percepção, nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.
DissertaçãoExpor ideais, debater um tema com ponto de vista e argumentação 1. Elementos básicos da dissertação: Ponto de vista Argumento
Bibliografia Abaurre, Maria Luiza M.. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna. Carvalho, Antônio P. B.. Para ler o mundo: Português. São Paulo: Scipione. Platão & Fiorin. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.