E N D
Um primeiro pensamento. No momento em que o aumento das taxas de desemprego é uma realidade em todo o mundo, sobretudo pela forte redução dos postos de trabalho no setor secundário da economia(produção industrial), a área de serviços ganha força e relevância para o desenvolvimento econômico e social dos países. No entanto, diferentemente dos setores primário e secundário- intensivos em mão-se-obra- o setor de serviços-intensivo em conhecimento-exige das pessoas e dos grupos de trabalho grande capacidade intelectual e muita criatividade para o desenvolvimento de alternativas e de soluções inovadoras.
Um desafio. Se por um lado o setor de serviços representa inúmeras oportunidades de negócios para as empresas, por outro lado, fatores como abertura de mercado, estabilização da moeda e a concorrência contribuem para a ampliação do poder de escolha dos consumidores e impõem desafios à competitividade das empresas brasileiras.Frente a essas contingências, percebe-se que no Brasil o setor de serviços vem há algum tempo experimentando um processo contínuo de redefinição de suas estratégias e adequação de suas práticas.
A mudança. Nesse contexto socioeconômico, os atores no setor de serviços necessitam cada vez mais encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática da qualidade, da produtividade e da inovação, garantindo, assim, a geração de vantagens competitivas sustentáveis para sua empresa.
Uma constatação Os serviços estão presentes na vida de cada cidadão, todos os dias: serviços de alimentação, comunicação e de emergência, para ficar em apenas algumas categorias. Nosso bem estar e a saúde da nossa economia baseiam-se atualmente nos serviços. Atividades como a manufatura e a agricultura serão sempre necessárias, mas o fato é que existem limites para o que podemos consumir e usar, tanto de alimentos quanto de produtos. Já os serviços são amplamente experimentáveis e exploráveis, e o nosso apetite por eles será sempre ilimitado.
Liderando num mundo de mudança, ou em mudança? Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista? Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas? Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam?
O papel dos serviços na economia “Os serviços estão no centro da atividade econômica de qualquer sociedade” • Serviços de infra estrutura são pré-requisitos para evolução até a industrialização. • Na economia industrializada serviços são mais baratos e eficientes. • Empresas de serviços são mais focadas que as de manufatura. • Fundamental para funcionamento da sociedade e melhor qualidade de vida. • Funções estritamente domésticas são motivos para prestação de serviços. • Serviços públicos essenciais são fundamentais para que a economia prospere. professormarcossilva@terra.com.br
A importância dos Serviços na economia “ É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades meramente periféricas, mas, sim, parte integrante da sociedade; estão presentes no cerne da economia e são fundamentais para que esta se mantenha sadia e funcional.”
Definição de Serviços “Muitas definições de serviços contêm um tema comum quanto a intangibilidade e consumo simultâneo.” • Serviços são atos, processos e o desempenho de ações. (Valerie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner, Services Marketing, MCGraw-Hill, New York, 1996,p.50 • Um serviço é uma experiência perceptível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha o papel de co-produtor (James Fitzsimmons) • Uma definição precisa de bens e serviços deve distingui-los com base em seus atributos. Um bem é um objeto físico tangível ou produto que pode ser criado e transferido;ele tem uma existência através do tempo e, desse modo, pode ser criado e usado simultaneamente ou quase simultaneamente. Embora o consumidor não possa conservar o serviço real após ele sido produzido, o efeito do serviço pode ser mantido.(Earl Sasser,R. Paul Olson e D.Daryl Wyckoff, Management of Service Operations, Alyn e bacon, Boston, 1978,p.8)
Evolução Econômica Nos últimos 100 anos, testemunhamos uma importante evolução em nossa sociedade, que deixou de ser predominantemente baseada na manufatura para sê-lo em serviços. Atualmente um número ainda excessivo de países encontra-se em um estágio primário de desenvolvimento. Tais economias são baseadas na extração de recursos naturais da terra. Em grande parte da África e algumas regiões da Ásia, mais de 70% da força de trabalho desenvolve atividades extrativistas
Estágios da atividade econômica Com base na atividade de suas populações, muitas das assim chamadas nações industrializadas seriam bem descritas como economias de serviços.