240 likes | 680 Views
CAPÍTULO 14. Pensamento Sistêmico. PROBLEMAS, SITUAÇÕES E EVENTOS. Causas. Efeitos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.1 – De acordo com o pensamento sistêmico, tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos.
E N D
CAPÍTULO 14 Pensamento Sistêmico
PROBLEMAS, SITUAÇÕES E EVENTOS Causas Efeitos MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.1 – De acordo com o pensamento sistêmico, tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos.
MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.2 – Um aeroporto é mais que uma organização singular. É a complexidade organizacional.
MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.3 – Uma fábrica é um sistema de produção que faz parte de um sistema-empresa (Foto: Lamborghini).
Entradas SISTEMA AMBIENTE Saídas MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.4 – Um sistema utiliza recursos do ambiente e devolve-os na forma de entradas para outros sistemas.
CRIATIVIDADE INFORMAÇÕES DECISÕES OUTROS FATORES • Análise das informações • Produção de alternativas • Análise e avaliação das alternativas MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.5 – Um exemplo de aplicação do pensamento sistêmico. Informações, criatividade e outros fatores (como a disponibilidade de recursos ou a influência de um grupo) são entradas de um sistema de raciocínio que produz decisões.
Sistema de Produção MATERIAIS E COMPONENTES PRODUTOS E SERVIÇOS $ Sistema de Fornecimentos Sistema de Vendas e Distribuição $ $ PRODUTOS E SERVIÇOS $ Mercados e Clientes Sistema Financeiro $ Governo, Acionistas MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.6 – Uma empresa é um sistema de sistemas interligados.
SISTEMA FEEDBACK (Realimentação) MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.7 – O ciclo de feedback traz de volta para o sistema uma parte da energia, das informações ou dos resultados que ele produziu. O feedback reforça ou modifica o comportamento do sistema. Os sistemas de avaliação nas escolas são um exemplo de ciclo de realimentação, que influencia o comportamento dos estudantes.
Teoria Autor Principais idéias Gestalt Wertheimer • O todo é maior que a soma das partes • As propriedades das partes são definidas pelo todo a que pertencem. Cibernética Wiener • A informação é a base do controle dos sistemas. • O autocontrole de um sistema depende de informações sobre seu objetivo e sobre seu próprio desempenho. Teoria Geral dos Sistemas Von Bertalanffy • O desempenho de qualquer componente depende do sistema em que se insere. • É necessário usar uma abordagem holística ou sistêmica em que se insere. MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.8 – Principais teorias associadas ao moderno enfoque sistêmico.
MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.9 – Feedback é o ciclo de informações sobre o comportamento do sistema e sobre o comportamento de um objetivo, utilizados pelo próprio sistema para autocontrole.
Abordagem Situacional Mudança Organizacional Reengenharia e Redesenho de Processos Pensamento Sistêmico Administração da Qualidade Total Administração Estratégica MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.11 – Exemplos de idéias associadas ao pensamento sistêmico ou que usam seus princípios.
SISTEMA SOCIAL SISTEMA TECNOLÓGICO Pessoas, grupos, sentimentos e emoções, etc. Máquinas, equipamentos, conhecimentos SISTEMA ESTRUTURAL Autoridade, hierarquia, normas, regulamentos MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.13 – Nas organizações, existem pelo menos três sistemas. Você pode enxergar outros, porque os sistemas são construções cognitivas.
OBJETIVOS ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE SISTEMAS CONTROLE COMPONENTES PROCESSO MAXIMIANO /TGA – Fig. 14.14 – Para analisar, entender e administrar sistemas, é preciso focalizar quatro componentes principais.