1 / 28

Licitações e Contratos

Licitações e Contratos. Luiz Henrique Lima TCU - SECEX-RJ luizhm@tcu.gov.br. Marco legal. Constituição da República Lei n.º 8.666/93 (Estatuto das Licitações e Contratos Administrativos) e suas alterações Lei n.º 8.443/92 (Lei Orgânica do TCU). Princípios constitucionais. Legalidade

Download Presentation

Licitações e Contratos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Licitações e Contratos Luiz Henrique Lima TCU - SECEX-RJ luizhm@tcu.gov.br

  2. Marco legal • Constituição da República • Lei n.º 8.666/93 (Estatuto das Licitações e Contratos Administrativos) e suas alterações • Lei n.º 8.443/92 (Lei Orgânica do TCU)

  3. Princípios constitucionais • Legalidade • Impessoalidade • Moralidade • Publicidade • Eficiência • Igualdade de condições a todos os concorrentes

  4. Princípios legais • Isonomia • Selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração • Probidade administrativa • Vinculação ao instrumento convocatório • Julgamento objetivo

  5. Planejamento da Licitação Levantamento de custos Identificação de fornecedores Condução de Procedimentos Gestão de contratos

  6. Definição do objeto Exigências legais: • precisão • suficiência • clareza Especificações vedadas: • excessivas • irrelevantes • desnecessárias

  7. Licitações -Principais falhas e irregularidades 1) Fracionamento da despesa (vedação legal: art. 23, § 5º da Lei 8.666/93): o fracionamento se caracteriza quando se utiliza modalidade de licitação inferior à recomendada pela legislação para o total da despesa com o mesmo objeto; a ausência de planejamento é considerada uma forma de fracionamento.

  8. Posição do TCU Acórdão 79/2000-Plenário “... adote o sistemático planejamento de suas compras, evitando o desnecessário fracionamento na aquisição de produtos de uma mesma natureza e possibilitando a utilização da correta modalidade de licitação, nos termos do art. 15, § 7º, II da Lei 8.666/93.”

  9. Sugestões para correção Observar o princípio da anualidade do orçamento. Planejar as despesas para todo o exercício financeiro a fim de estabelecer a modalidade de licitação adequada.

  10. Licitações -Principais falhas e irregularidades 2) Adjudicação de licitação na modalidade convite com menos de três propostas válidas (vedação legal: art. 22, § 7º da Lei 8.666/93).

  11. Posição do TCU Decisão 1.102/2001-Plenário “Ao realizar licitação na modalidade convite, deve-se proceder à repetição do certame sempre que não for atingido o número mínimo de três propostas válidas, consoante o disposto nos §§ 3º e 7º, do art. 22 da Lei 8.666/93.”

  12. Sugestões para correção Verificar se as propostas estão de acordo com o estabelecido na carta-convite. Convidar interessados do ramo do objeto do convite em número superior a três. Alternar as empresas convidadas para utilizar todos os fornecedores cadastrados.

  13. Licitações -Principais falhas e irregularidades 3) Descrição do objeto indicando a preferência por determinada marca de bens (vedação do art. 15, § 7º, I da Lei 8.666/93): a) sem a devida justificativa técnica; b) sem o bem ter sido padronizado; e c) sem a necessária compatibilidade do objeto com marca já existente.

  14. Posição do TCU Decisão 686/1997 - Plenário “Ainda que fosse admitida a preferência de marca, para fins de padronização, ..., afastando, no caso, a contratação de veículos de outra marca, se houver a possibilidade de os bens serem fornecidos por várias empresas, seria justificada e obrigatória a licitação.”

  15. Licitações -Principais falhas e irregularidades 4) Enquadramento como de emergência ou calamidade pública de situação que não caracterize claramente a urgência de atendimento, vez que não ocasionará prejuízo ou comprometerá a segurança de pessoas obras, serviços e equipamentos (previsão do art. 24, IV, da Lei 8.666/93).

  16. Posição do TCU Decisão 300/1995 - 2ª Câmara “Falta de planejamento do administrador não é capaz de justificar a contratação emergencial”. Obs.: Não é permitida a prorrogação desse tipo de contrato Acórdão 267/2001 - 1ª Câmara “É necessário consultar o maior número possível de interessados em contratações de caráter emergencial, em atenção aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.”

  17. Licitações -Principais falhas e irregularidades 5) Irregularidade na documentação: “O TCU firmou entendimento no sentido de que é obrigatória a exigência de documentação relativa à regularidade para com a Seguridade Social (CND) e com o FGTS: a) nas licitações, inclusive dispensa e inexigibilidade; b) na assinatura dos contratos; e c) a cada pagamento efetivado pela administração.” (Decisão 705 / 1994 - Plenário)

  18. Licitações -Principais falhas e irregularidades 6) Falhas na modalidade pregão (Acórdão 740/2004 - Plenário) : “ especificar nos avisos dos editais da modalidade pregão as quantidades dos bens a serem adquiridos, definindo-se, assim, precisa, suficiente e claramente o objeto, nos termos do art. 11, II, do Decreto n.º 3.555/00; utilizar a modalidade de licitação pregão estritamente para aquisição e/ou contratação dos bens e serviços comuns listados no Anexo II do Decreto n.º 3.555/00; ...

  19. Licitações -Principais falhas e irregularidades 6) Falhas na modalidade pregão (Acórdão 740/2004 - Plenário) : “... orientar o pregoeiro designado pela autoridade competente para examinar acuradamente no momento da sessão da abertura do pregão a compatibilidade do bem cotado pelos licitantes quanto às especificações técnicas estipuladas no edital; Não promover acréscimo contratual de bem e/ou equipamento não contemplado no objeto do edital da modalidade pregão, haja vista a possibilidade de transgressão ao princípio da economicidade, bem como a observância ao princípio da isonomia e ao art. 3º, do Decreto n.º 3.555/00”

  20. Contratos -Principais falhas e irregularidades 1) A importância do fiscal do contrato: “Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. ” “O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados. ”

  21. Posição do TCU Decisão 1069/2001 - Plenário “A Administração deve acompanhar a execução do contrato, e de seus aditivos, atentando para a qualidade, as medições e os pagamentos das obras.”

  22. Contratos -Principais falhas e irregularidades 2) Pagamento Antecipado (vedação legal: art. 63 da Lei 4.320/64): É o pagamento feito antes da liquidação da despesa. Liquidar a despesa é verificar se o objeto licitado foi cumprido pelo fornecedor/prestador.

  23. Posição do TCU Decisão 472/1999-Plenário “A administração deve abster-se de fazer pagamento, sem a prévia liquidação da despesa, por ferir o disposto no art. 63 da Lei 4.320/64.” Decisão 955/2002-Plenário “Não efetue pagamento antecipado de despesas, por contrariar o mandamento legal expresso no art. 62 da Lei 4.320/64 e no art. 38 do Decreto 93.872/86.”

  24. Sugestões para correção Orientar servidores para fazer a correta liquidação da despesa, após o recebimento das compras, dos serviços e das obras Atestar a liquidação da despesa (identificação funcional do servidor e data) Não efetuar pagamento antes de atestada a despesa

  25. Contratos -Principais falhas e irregularidades 3) O problema dos reajustes De acordo com a Lei de Licitações, temos que o valor contratual poderá sofrer, durante a execução do contrato, as seguintes alterações: 1º) reajuste (cf. art. 40, inc. XI); 2º) atualização financeira em razão do atraso no pagamento (cf. art. 40, inc XIV, alínea "c"); e 3º) restabelecimento do equilíbrio da equação econômico-financeira do contrato (cf. art. 65, inc. II, alínea "d").

  26. Posição do TCU Acórdão 55/2000 - Plenário “Na repactuação de seus contratos de serviços de natureza contínua ... , confira se ocorreu de fato o aumento de custos alegado pelo contratado, por meio de minucioso exame da Planilha de Custos e Formação de Preços apresentada.”

  27. Servidores qualificados Formação específica Conhecimentos práticos Aptidão para a atividade Capacidade de negociação

  28. Acesso a informações O Manual de Licitações e Contratos do TCU e as Decisões e Acórdãos citados encontram-se disponíveis em: www.tcu.gov.br

More Related