1 / 14

Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição

Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição. Exposição Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, resolução de problemas Discussão. Na aula de Matemática. O que é um problema?. Respostas de alunos (2004-2005)).

soo
Download Presentation

Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Exposição — Exercícios — Exposição — Exercícios — Exposição Exposição Resolução de exercícios Trabalho prático, experimental Exploração, investigação, resolução de problemas Discussão Na aula de Matemática

  2. O que é um problema? Respostas de alunos (2004-2005)) “Situação que requerresposta ou resolução não imediata” “Uma questão em que existe algo a descobrir” “Algo sobre que nos questionamos para encontrar uma solução” “Um problema remete para a reflexão de modo a conseguir contorná-lo” “Questão que suscita dúvidas” “Tarefa para despertar a curiosidade e o entusiasmo” “Desafio” “Inquietação” “Obstáculo” “Apelo à autosatisfação ” ”É problema enquanto não for encontrada resposta”

  3. O que é um problema? Respostas de alunos (2001-2002)) “Uma questão para a qual aresposta não é imediata” “Uma questão em que existe algo a descobrir” “Algo sobre que nos questionamos para encontrar uma solução” “Coisa que [nos] move a pensar” “Situação que suscita dúvidas” “Situação que provoca curiosidade, desperta a atenção” “Desafio” “Enigma” “Incógnita” “Situação [cujo] desenvolvimento implica uma atitude empenhada” “... Depende do conhecimento que cada pessoa possui”

  4. O que é um problema? Respostas de alunos (1999-2000) “É uma questão ... cuja resolução não é evidente” “É uma questão cuja solução não é óbvia” “É uma situação que suscita dúvidas” “É uma situação que pode gerar várias interpretações” “É algo que põe em acção os nossos conhecimentos ... na tentativa de encontrar a sua solução” “É uma situação ... para a qual procuramos uma resposta ou solução” “É uma dificuldade com que nos deparamos” “É um desafio”

  5. Problema: s. m. questão que se propõe para ser resolvida; coisa difícil de compreender, explicar ou fazer; dúvida. (Do grego probléma, -atos, “questão proposta”. • [Dic. língua portuguesa, Costa & Melo, 1994, Porto: P. Editora] • Problema: dificuldade; dúvida; enigma; mistério; proposição; quebra-cabeça; questão. • [Dic. de sinónimos, Tertúlia Edípica, 1990, Porto: P. Editora] • Problema: de proballetu, “lançar”, “atirar”, “propor”. Em geral, tudo aquilo que se opõe ou resiste à penetração da inteligência, constituindo uma incógnita ou dificuldade a resolver. • [Enc. Luso-brasileira de cultura, M. Freitas, 1973, Lisboa:Verbo] O que é um problema?

  6. “Um indivíduo está perante um problema quando se confronta com uma questão a que não pode dar resposta, ou com uma situação que não sabe resolver, usando os conhecimentos imediatamente disponíveis.” [M. Kantowsky, 1977] “Um problema é uma tarefa para a qual o indivíduo ou o grupo que com ela se confronta quer ou precisa de encontrar uma solução [e] não há procedimento prontamente acessível que garanta ou determine, completamente, a solução.” [F. Lester, 1983] O que é um problema? Tarefa, questão ou situação que nos interessa realizar, responder ou resolver, e não dispomos previamente de uma estratégia para o fazer.

  7. George Pólya “No ensino da Matemática, podem fazer-se necessários problemas rotineiros, até mesmo muitos deles…

  8. George Pólya “No ensino da Matemática, podem fazer-se necessários problemas rotineiros, até mesmo muitos deles, mas deixar que os alunos nada mais façam é indesculpável”

  9. G. Pólya Compreensão do problema Estabelecimento de um plano Execução do plano Análise retrospectiva

  10. x x a a y c b x y c b Um exemplo: a diagonal do paralelipípedo

  11. x x a c c b b a Um exemplo: a diagonal do paralelipípedo

  12. x x x x x c c a a a c b b c c b a b b a Um exemplo: a diagonal do paralelipípedo

  13. Standards 2000 As Normas Números e operações Álgebra Geometria Medida Análise de dados e probabilidades Resolução de problemas Raciocínio e demonstração Comunicação Conexões Representação

  14. Nos programas actuais Papel nocurrículo: • Uma das “finalidades” • Um “eixo organizador” • Um “contexto no qual se constroem con- • [ceitos e descobrem relações” • Uma “actividade que estimula o espírito • [de pesquisa” “Para a aquisição de conhecimentos deve partir-se preferencialmente de situações problemáticas” Está incluída entre as grandes finalidades da Matemática definidas nos programas para o EB: com expressão directa nos objectivos gerais de caada ciclo: “desenvolver a capacidade de resolução de problemas” Merece algum desenvolvimento entre as orientações metodológicas (2º e 3ºciclos): “A resolução de problemas é um um eixo organizador do do ensino da Matemática, visando dotar o aluno de um recurso que o ajude a resolver situações de natureza diversa e a enfrentar com confiança situações novas” “ A capaciade de reesolução de problemas desenvolve-se ao longo do tempo … e da prática continuada de resolução de muitos tipos de problemas” “Como processo de aprendizagem a resolução de problemas proporciona um contexto no qual se constroem conceitos e se descobrem relações, permitindo ainda ao aluno tomar contacto com o poder e a utilidade da Matemática” “Como actividade, estimula o espírito de pesquisa… e é ainda um meio para desenvolver a capacidade de comunicar, a perseverança, o espírito de cooperação” “Para a aquisição de conhecimentos deve partir-se preferencialmente de situaações problemáticas”

More Related