1 / 13

Asfalto

Asfalto. FTC Química/Laboratório Paulo Sérgio M. Mascarenhas. Asfalto. É um dos mais versáteis materiais de construção utilizados pelo homem. O uso da pavimentação asfáltica é a mais importante de suas utilidades. No Brasil, 95% das estradas pavimentadas têm asfalto.

tahir
Download Presentation

Asfalto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Asfalto FTC Química/Laboratório Paulo Sérgio M. Mascarenhas

  2. Asfalto • É um dos mais versáteis materiais de construção utilizados pelo homem. O uso da pavimentação asfáltica é a mais importante de suas utilidades. No Brasil, 95% das estradas pavimentadas têm asfalto. • Entre suas vantagens, destacam-se: forte união entre os agregados, impermeabilizante, durabilidade e resistência à maioria dos ácidos, álcalis e sais, etc.

  3. Asfalto • O asfalto são betumes de alto peso molecular quase puros ou com alguma mistura mineral (siltes, areias, argilas). • É um material aglutinante de consistência variável, cor pardo-escura ou negra encontrados em jazidas ou pela refinação do petróleo. • O sólido ou semi-sólido de consistência apropriada para pavimentação chama-se cimento asfáltico.

  4. Asfalto • Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante.

  5. Asfalto • O asfalto utilizado em pavimentação é um ligante betuminoso oriundo da destilação do petróleo. Possui baixa reatividade química a muitos agentes que proporciona que este material possa sofrer processo de oxidação lenta pelo contato do ar e da água.

  6. Asfalto: composição química • Nos petróleos predominam a parafina e o naftaleno. Existem mais de 1500 tipos de petróleo que podem ser distinguidos conforme o percentual de asfalto. • Numa análise elementar pode-se encontrar: • C = 82 a 88% H = 8 a 11% • S = 0 a 6% O = 0 a 1,5%

  7. Cimento asfáltico • A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).

  8. Cimento asfáltico • O CAP é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis.Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, e para que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura. 

  9. Cimento asfáltico • O CAP é aplicado em misturas a quente, tais como pré-misturados, areia-asfalto e concreto asfáltico; recomenda-se o uso dos tipos 20 e 40, bem como os do tipo 30/45, 50/60 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo.O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de viscosidade e penetração, de acordo com sua consistência. Os CAP's que são produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificação por penetração e viscosidade.

  10. Asfalto + borracha • Consiste na miscigenação da borracha com o asfalto, fundindo esses dois materiais para dar origem a um terceiro produto, que não é nem o primeiro, nem o segundo. Não é simplesmente a miscigenação. É preciso haver a fusão dos dois materiais.

  11. Asfalto + borracha • Todo asfalto tem uma vida útil. Não se faz uma estrada para durar 100 anos. Estrada é feita para durar 10 anos, porque existe o processo natural de envelhecimento do ligante asfáltico, que é um produto perecível. • O oxigênio, provoca a oxidação no asfalto e provoca o seu endurecimento, tornando-o quebradiço. Essa oxidação é natural em qualquer asfalto, entretanto quando se miscigena e funde a borracha com o asfalto, sua vida útil passa a ser de 25 a 30 anos.

  12. Asfalto + borracha • Além da durabilidade, diminui o custo de pavimentação e reduz pela metade a espessura do asfalto que está sendo aplicado. E isso reduz tudo. Reduz-se à metade a brita que vai utilizar, bem como o transporte desta brita, o gasto com usinagem, ou seja, energia elétrica, o transporte da massa, a compactação.

  13. Asfalto + borracha • Diminui o nível de ruído provocado pelo tráfego. O asfalto borracha reduz os ruídos da pista em até cinco decibéis. É como se você tirasse 85% do ruído provocado pelo tráfego. • Dobra a capacidade de resistência à derrapagem. Você passa a ter um pavimento asfalto borracha molhado com a mesma distância de frenagem de um pavimento asfáltico convencional seco.

More Related