1 / 8

Caso Anna O.

Caso Anna O. Um caso sobre Histeria. Ana O. - 21 anos de idade e boa capacidade intelectual; -cuidou do pai enfermo entre julho a dezembro de 1880; -passava as noites acordada à cabeceira do pai e dormia um pouco à tarde; -ficou muito extenuada e precisou ser afastada do doente.

tameka
Download Presentation

Caso Anna O.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Caso Anna O. Um caso sobre Histeria

  2. Ana O.- 21 anos de idade e boa capacidade intelectual;-cuidou do pai enfermo entre julho a dezembro de 1880;-passava as noites acordada à cabeceira do pai e dormia um pouco à tarde;-ficou muito extenuada e precisou ser afastada do doente.

  3. -começa a apresentar acessos de tosse, períodos de sonolência e inquietação que duravam toda a tarde ;-acabou por acamar com sintomas de estrabismos, paralisias, contracturas e zonas de anestesia cutânea

  4. - A essa altura, Anna começa a ser tratada por Breuer;- Ela passa a entrar, durante a tarde, em estados de sonolência, a que ela chamava “clouds” (nuvens), e que se assemelhava a estados de transe hipnótico;

  5. -Breuer a visitava nessas ocasiões e ela lhe contava seus devaneios, geralmente histórias de uma jovem ansiosa ante a presença de pessoas enfermas. Quando despertava, sentia-se aliviada. Ela própria deu a estas conversas com Breuer, o nome de "talking cure" (cura pela palavra)

  6. -Outro dos sintomas apresentados era a impossibilidade de beber água, a paciente vivia de sucos e frutas. Certo dia, durante a hipnose, contou a Breuer sobre o início de seu sintoma. Havia visto o cão da governanta beber água em um copo dos que se usavam na casa, foi tomada de nojo, mas evitou falar com a senhora. Quando saiu do transe pediu um copo e bebeu normalmente.

  7. -A partir de então, médico e paciente passaram a rastrear o início de cada sintoma e, um a um, eles foram desaparecendo. Em junho estava assintomática e recebeu alta.

  8. Alguns dias depois, voltou a ficar agitada e foi internada em um sanatório perto de Constam, na Alemanha. Permaneceu internada de 12 de julho a 29 de outubro de 1882

More Related