1 / 8

Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010

Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010. Escola Superior de Educação de Viseu. www.esev.ipv.pt /mat1ciclo. Novo Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de Coordenadores de Agrupamentos/Escolas

tanith
Download Presentation

Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu www.esev.ipv.pt/mat1ciclo

  2. Novo Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de Coordenadores de Agrupamentos/Escolas 6 de Março de 2010 S3-3 Preparação de um tópico matemático Números racionais não negativos Algumas considerações… Formação coordenada por: João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação de Viseu Luís Menezes e Cátia Rodrigues

  3. Números racionais O sentido de número racional envolve diferentes significados, embora até aqui se tenha privilegiado só alguns deles.

  4. Números racionais e seus significados • Quociente A Matilde convidou as suas quatro amigas para o lanche, mas tem apenas 3 bolas de berlim. Decidiram dividir igualmente os bolos. Quanto comerá cada uma? (Corresponde a uma distribuição equitativa. Assim, na fracção , a é repartido em b partes iguais.) • Relação parte-todo A Joana dividiu um canteiro em 5 partes iguais para plantar as suas flores preferidas. Começou por plantar margaridas e orquídeas. Que parte do canteiro já está ocupado? (O denominador da fracção representa o número de partes em que a unidade é dividida e o numerador o número de partes consideradas.)

  5. Razão Para fazer sumo de laranja são necessários 3 copos de água por cada dois copos de concentrado de laranja. Quantos copos de água são necessários por cada 5 copos de concentrado de laranja? (Estabelece uma comparação entre medidas de grandezas.) • Medida Tomando como unidade de medida de área o triângulo grande do Tangram, qual a medida de área do triângulo pequeno? (Compara uma grandeza com outra tomada como unidade. Neste caso, o denominador representa o número de partes em que se divide a unidade, de modo a ser possível efectuar a medição.)

  6. Operador O João demorou 25 minutos a fazer o trabalho de casa e o Pedro demorou mais um quinto desse tempo. Quanto tempo demorou o Pedro a realizar o trabalho de casa? (Funciona como uma máquina que opera sobre um determinado valor para originar um segundo valor. Assim, a fracção actua sobre um determinado valor, modificando-o e produzindo um novo valor.)

  7. Tipos de unidade A definição clara da unidade é muito importante. As unidades podem assumir naturezas diversas. Contínua Discreta A unidade discreta pode ainda ser simples ou composta.

  8. Representações

More Related