1 / 11

Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. COOPERATIVAS

SCO. SCOT. SCOT. SCOT. SCOT. SCOT. CONSULTORIA. CONSULTORIA. CONSULTORIA. CONSULTORIA. CONSULTORIA. CONSULTORIA. Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. COOPERATIVAS. Realização:. Realização:. Apoio:. Entidades Financiadoras:.

tasya
Download Presentation

Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. COOPERATIVAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SCO SCOT SCOT SCOT SCOT SCOT CONSULTORIA CONSULTORIA CONSULTORIA CONSULTORIA CONSULTORIA CONSULTORIA Planejamento & Gestão Estratégica para Cadeia do Leite em São Paulo. COOPERATIVAS Realização: Realização: Apoio: Entidades Financiadoras: Entidades Financiadoras:

  2. EQUIPE Prof. Titular Sigismundo Bialoskorski Neto Equipe Fundace: Sérgio Torggler, Marcelo Barroso, Marina Teixeira Trindade Comitê Gestor: Antônio Julião Bezerra Damasio – Colaso Eduardo Lopes de Freitas – Coonai Oscar Tupy – Embrapa – São Carlos Waldemar Ferreira Jr.- ICA Thomas Fronzáglia – IAC Yuri Costa de Oliveira – OCESP

  3. Introdução • Introdução • As cooperativas do sistema agroindustrial do leite participam em aproximadamente 1/3 da movimentação do setor no Estado de São Paulo. • A produção leiteira paulista tem perdido continuamente participação na produção nacional, perdendo espaço para outras atividades.

  4. Introdução • A rentabilidade das cooperativas envolve uma infinidade de fatores de natureza diversa. No elo anterior da cadeia há os fatores envolvidos com os cooperados produtores, tais como a escala da operação, a produtividade, a tecnologia, a logística de captação. • No elo posterior os fatores mais relevantes são a logística de distribuição e estratégia de atuação comercial, diferenciação, segmentação, valor agregado, etc.

  5. Objetivo • No que tange as cooperativas de leite do Estado de São Paulo, o presente projeto tem o objetivo de propor soluções que fortaleçam estas entidades com ações nas etapas anteriores e posteriores, a saber: • - O aumento da produção depende da atividade poder proporcionar uma melhoria na atratividade econômica ao cooperado, que seja superior a de outros produtos. Neste ponto, o presente estudo tem o objetivo de determinar os limites nos fatores que tornam a atividade rentável e por conseqüência determinar um benchmark competitivo para orientar os cooperados na obtenção de boa rentabilidade.

  6. Objetivo • No aspecto comercial das cooperativas deveremos analisar o impacto de estratégias operacionais conjuntas entre cooperativas, como em marcas de mercado, especialização de atividades, logística, empresas de apoio, alianças estratégicas. • No aspecto operacional das cooperativas é previsto fazer uma análise dos fatores de produção relevantes no resultado, tais como a logística de captação e distribuição, capacidade ociosa das instalações, impacto dos custos fixos e análise de margem de contribuição por produtos e por segmento.

  7. Objetivo - Estudo de casos de estratégias em cooperativas de leite internacionais e nacionais para identificar os fatores positivos e identificar viabilidade de replicação do modelo para as cooperativas paulistas.

  8. Metodologia • Análise de dados de originação e mercados para o conjunto de cooperativas do Estado de São Paulo. • Análise de capacidade operacional instalada, tecnologia, ciclo operacional, estruturas de custo, desempenho e eficiência de processos e rentabilidade das plantas industriais.

  9. Metodologia • Visita às cooperativas para detalhamento do potencial de mercado e de processamento, logística e análise de rentabilidade. • Simulação de estratégias e impacto de networks entre cooperativas na originação, processamento, logística e distribuição de marcas, projetando os seus eventuais efeitos na performance e nos demonstrativos contábeis.

  10. Metodologia • Modelar e propor estratégias de melhoria da performance do resultado econômico com base nos principais fatores de produção e custo e mercados. • Simular o impacto de fusões entre cooperativas nas atividades físicas e projetar os efeitos nos demonstrativos contábeis. • Modelar o resultado econômico dos produtores com base nos principais fatores de produção e custos.

  11. Benchmark Benchemark nacional de cooperativas e centrais com desempenho diferenciado. Benchemark internacional. Tendências e estratégias de cooperativas internacionais de produtos lácteos. Dairy Farmers of American. Cooperativas dinamarquesas, holandesas e neozelandezas.

More Related