1 / 100

Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, pode-se afirmar que:

Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, pode-se afirmar que: a) deverão aplicar em títulos de renda fixa com prazo máximo a decorrer de 365 dias e prazo médio da carteira do inferior a 180 dias.

Download Presentation

Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, pode-se afirmar que:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, pode-se afirmar que: a) deverão aplicar em títulos de renda fixa com prazo máximo a decorrer de 365 dias e prazo médio da carteira do inferior a 180 dias. b) podem aplicar em ações, desde que não ultrapasse 10% do patrimônio líquido do fundo. c) podem utilizar derivativos para alavancar o fundo. d) deverão aplicar em títulos de renda fixa com prazo máximo a decorrer de 375 dias e manter prazo médio da carteira do fundo inferior a 60 dias.

  2. Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, pode-se afirmar que: a) deverão aplicar em títulos de renda fixa com prazo máximo a decorrer de 365 dias e prazo médio da carteira do inferior a 180 dias. b) podem aplicar em ações, desde que não ultrapasse 10% do patrimônio líquido do fundo. c) podem utilizar derivativos para alavancar o fundo. d) deverão aplicar em títulos de renda fixa com prazo máximo a decorrer de 375 dias e manter prazo médio da carteira do fundo inferior a 60 dias. Foi criado para ser o fundo mais seguro de todos, a alternativa D tem a composição mais segura de todas.

  3. Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, qual das afirmativas está INCORRETA? a) poderão aplicar em títulos públicos federais, independente do prazo até o vencimento do título. b) poderão aplicar em títulos de renda fixa privados, desde que seu emissor seja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País. c) podem utilizar derivativos para fins de hedge somente. d) podem comprar um máximo de 20% de títulos emitidos por uma instituição financeira, desde que o emissor tenha sido classificado como de baixo risco de crédito por uma agência brasileira de rating.

  4. Com relação aos fundos de investimento de curto prazo, qual das afirmativas está INCORRETA? a) poderão aplicar em títulos públicos federais, independente do prazo até o vencimento do título. b) poderão aplicar em títulos de renda fixa privados, desde que seu emissor seja classificado na categoria baixo risco de crédito ou equivalente, com certificação por agência de classificação de risco localizada no País. c) podem utilizar derivativos para fins de hedge somente. d) podem comprar um máximo de 20% de títulos emitidos por uma instituição financeira, desde que o emissor tenha sido classificado como de baixo risco de crédito por uma agência brasileira de rating. Fundo de mais baixo risco de todos. Além disso, fundo de curto prazo tem que ter um prazo para vencimento do título.

  5. Em uma venda de título de renda fixa no mercado secundário, o detentor do título recebe: a) o valor nominal atualizado do titulo. b) o valor de mercado do título. c) o preço de lastro do título. d) o valor presente do resgate do título.

  6. Em uma venda de título de renda fixa no mercado secundário, o detentor do título recebe: a) o valor nominal atualizado do titulo. b) o valor de mercado do título. c) o preço de lastro do título. d) o valor presente do resgate do título. No mercado secundário vale o valor de mercado

  7. A cota de um fundo de investimento é: a) calculada pelo gestor. b) líquida de Imposto de Renda. c) líquida de taxa de administração. d) resultado da divisão da carteira do fundo pela quantidade de cotas.

  8. A cota de um fundo de investimento é: a) calculada pelo gestor. b) líquida de Imposto de Renda. c) líquida de taxa de administração. d) resultado da divisão da carteira do fundo pela quantidade de cotas. Não é calculada pelo gestor e sim pelo administrador.

  9. A liquidação financeira no mercado primário ocorre entre: a) o investidor e a empresa. b) a corretora e o investidor. c) a Bovespa e o investidor. d) a Bovespa e a empresa.

  10. A liquidação financeira no mercado primário ocorre entre: a) o investidor e a empresa. b) a corretora e o investidor. c) a Bovespa e o investidor. d) a Bovespa e a empresa. No mercado primário é onde a empresa recebe dinheiro do investidor e entrega títulos (ações, debêntures). No mercado secundário ocorre a troca de dinheiro e títulos entre investidores e lá existem câmaras de liquidação

  11. A alteração da política de investimento de um fundo de investimento é de competência privativa: a) do gestor b) do administrador c) da Comissão de Valores Mobiliários d) da Assembleia de cotistas

  12. A alteração da política de investimento de um fundo de investimento é de competência privativa: a) do gestor b) do administrador c) da Comissão de Valores Mobiliários d) da Assembleia de cotistas O cotista é dono, ele pode demitir, contratar e mudar os objetivos de um fundo.

  13. Como pode ser mensurado o PIB de um país? a) pela soma de tudo o que foi produzido no país menos os royalties pagos pela tecnologia comprada de fora. b) pelo somatório do consumo privado, mais os investimentos das empresas, mais os gastos do Governo, mais o que foi exportado, menos o que foi importado. c) pela diferença entre o que o país produziu menos o que importou. d) pela ótica do dispêndio é a soma dos valores de todos os bens e serviços vendidos no período que não foram destruídos (ou absorvidos como insumos) na produção de outros bens e serviços.

  14. Como pode ser mensurado o PIB de um país? a) pela soma de tudo o que foi produzido no país menos os royalties pagos pela tecnologia comprada de fora. b) pelo somatório do consumo privado, mais os investimentos das empresas, mais os gastos do Governo, mais o que foi exportado, menos o que foi importado. c) pela diferença entre o que o país produziu menos o que importou. d) pela ótica do dispêndio é a soma dos valores de todos os bens e serviços vendidos no período que não foram destruídos (ou absorvidos como insumos) na produção de outros bens e serviços. Esta é a formula do PIB calculado pela ótica da demanda interna bruta, ou seja, tudo que é comprado de produtos brasileiros, que é igual a oferta, ou seja, tudo que é produzidos por brasileiros

  15. Nas Assembléias Gerais de um fundo, podem votar: a) os cotistas e o gestor do fundo. b) os cotistas e os diretores do administrador ou do gestor do fundo. c) somente os administradores e gestores do fundo. d) somente os cotistas do fundo.

  16. Nas Assembleias Gerais de um fundo, podem votar: a) os cotistas e o gestor do fundo. b) os cotistas e os diretores do administrador ou do gestor do fundo. c) somente os administradores e gestores do fundo. d) somente os cotistas do fundo. O fundo é dos cotistas.

  17. Qual a principal característica de um ativo de renda fixa prefixado? a) o conhecimento da taxa de juros de remuneração do ativo e o conhecimento do valor de resgate do ativo no vencimento, em moeda, na data da aplicação. b) o preço de resgate fixo qualquer que seja o prazo de vencimento do ativo. c) o conhecimento da taxa de juros de remuneração do ativo, na data da aplicação e valor de face remunerado por um indexador. d) o preço fixo de aplicação em um ativo.

  18. Qual a principal característica de um ativo de renda fixa prefixado? a) o conhecimento da taxa de juros de remuneração do ativo e o conhecimento do valor de resgate do ativo no vencimento, em moeda, na data da aplicação. b) o preço de resgate fixo qualquer que seja o prazo de vencimento do ativo. c) o conhecimento da taxa de juros de remuneração do ativo, na data da aplicação e valor de face remunerado por um indexador. d) o preço fixo de aplicação em um ativo. Título de renda fixa se sabe qual o valor do resgate e a taxa de juros é combinada no momento da aplicação e não será alterada.

  19. Qual é o órgão que fiscaliza as instituições no que se refere à Resolução nº 2.025/1993, que versa sobre os procedimentos de KnowYourCostumer(Conheça Seu Cliente)? a) Banco Central do Brasil b) Conselho Monetário Nacional c) Coaf d) Comissão de Valores Mobiliários

  20. Qual é o órgão que fiscaliza as instituições no que se refere à Resolução nº 2.025/1993, que versa sobre os procedimentos de KnowYourCostumer(Conheça Seu Cliente)? a) Banco Central do Brasil b) Conselho Monetário Nacional c) Coaf d) Comissão de Valores Mobiliários Resolução 2025 do Bacen, que regula bancos.

  21. Diz-se que uma ação é ex-dividendo quando os dividendos relativos à ação: a) já foram pagos. b) ainda não foram pagos. c) já foram anunciados e a ação está sendo negociada sem o direito ao recebimento deste dividendo. d) já foram anunciados e a ação está sendo negociada com o direito ao recebimento deste dividendo.

  22. Diz-se que uma ação é ex-dividendo quando os dividendos relativos à ação: a) já foram pagos. b) ainda não foram pagos. c) já foram anunciados e a ação está sendo negociada sem o direito ao recebimento deste dividendo. d) já foram anunciados e a ação está sendo negociada com o direito ao recebimento deste dividendo. Se tem um nome específico é porque alguma importante coisa aconteceu, como o anuncio de dividendos.

  23. Os fundos definidos como longo prazo pela Instrução CVM nº409 e demais alterações podem: a) aplicar em qualquer tipo de título e valor mobiliário, independente de sua classificação. b) investir em títulos com prazo de vencimento superior a 375 dias. c) investir em ações sem limite máximo do patrimônio líquido, uma vez que ações são investimentos de longo prazo. d) investir em títulos da dívida externa brasileira, independente do tipo do fundo.

  24. Os fundos definidos como longo prazo pela Instrução CVM nº409 e demais alterações podem: a) aplicar em qualquer tipo de título e valor mobiliário, independente de sua classificação. b) investir em títulos com prazo de vencimento superior a 375 dias. c) investir em ações sem limite máximo do patrimônio líquido, uma vez que ações são investimentos de longo prazo. d) investir em títulos da dívida externa brasileira, independente do tipo do fundo. Se o assunto é longo prazo tem haver com prazo, não em tipo de título.

  25. Qual das características abaixo NÃO é comum a todos os tipos de investimentos? a) Risco b) Prazo c) Liquidez d) Especulação

  26. Qual das características abaixo NÃO é comum a todos os tipos de investimentos? a) Risco b) Prazo c) Liquidez d) Especulação Especulação não existe em todos os investimentos. Títulos DI não tem especulação.

  27. Qual dos documentos abaixo contém informações relevantes para o investidor relativas aos riscos envolvidos pelo fundo de investimento? a) Termo de Adesão b) Ato declaratório da CVM c) Regulamento d) Prospecto

  28. Qual dos documentos abaixo contém informações relevantes para o investidor relativas aos riscos envolvidos pelo fundo de investimento? a) Termo de Adesão b) Ato declaratório da CVM c) Regulamento d) Prospecto Prospecto indica tudo que é arriscado para o cliente.

  29. Se um cliente pedir um provisionamento de R$120.000,00 em espécie para sacar no dia seguinte, o banco deve: a) comunicar o Banco Central o fato. b) comunicar o Banco Central o fato e guardar o cadastro da operação na instituição. c) pagar ao cliente o que ele pediu e não comunicar nada ao Banco Central, pois estará infringindo a lei de confidencialidade bancária. d) pagar ao cliente o que ele pediu e comunicar o fato à Secretaria da Receita Federal.

  30. Se um cliente pedir um provisionamento de R$120.000,00 em espécie para sacar no dia seguinte, o banco deve: a) comunicar o Banco Central o fato. b) comunicar o Banco Central o fato e guardar o cadastro da operação na instituição. c) pagar ao cliente o que ele pediu e não comunicar nada ao Banco Central, pois estará infringindo a lei de confidencialidade bancária. d) pagar ao cliente o que ele pediu e comunicar o fato à Secretaria da Receita Federal. Bancos falam com o banco central, não com a receita e buscam prevenir a lavagem de dinheiro, riscos operacionais e crimes contra o sistema financeiro.

  31. As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (CTVM) diferem das distribuidoras (DTVM) porque: a) as primeiras não podem atuar diretamente nos pregões das Bolsas de Valores. b) as CTVM podem atuar diretamente nos pregões das Bolsas de Valores e as DTVM não. c) somente as CTVM podem prestar serviço de assessoria técnica em atividades do mercado de capitais. d) nenhuma das anteriores.

  32. As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (CTVM) diferem das distribuidoras (DTVM) porque: a) as primeiras não podem atuar diretamente nos pregões das Bolsas de Valores. b) as CTVM podem atuar diretamente nos pregões das Bolsas de Valores e as DTVM não. c) somente as CTVM podem prestar serviço de assessoria técnica em atividades do mercado de capitais. d) nenhuma das anteriores. As bolsas são associações de corretoras, portanto, só os associados podem operar.

  33. Ocorrendo qualquer ato ou fato relevante no fundo, o administrador é obrigado a divulgar essa informação: a) apenas à Comissão de Valores Mobiliários. b) a todos os cotistas que tiverem mas de 10% das cotas do fundo. c) a todos os cotistas que não forem classificados como não qualificados. d) a todos os cotistas, através de correspondência.

  34. Ocorrendo qualquer ato ou fato relevante no fundo, o administrador é obrigado a divulgar essa informação: a) apenas à Comissão de Valores Mobiliários. b) a todos os cotistas que tiverem mas de 10% das cotas do fundo. c) a todos os cotistas que não forem classificados como não qualificados. d) a todos os cotistas, através de correspondência. A Ambima busca proteger o cliente.

  35. “Nenhum material de divulgação de um fundo de investimento pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou isenção de risco para o investidor.” Esta afirmação está: a) correta b) errada c) parcialmente correta, pois essa proibição se aplica somente ao prospecto do fundo. d) parcialmente correta, pois só é proibido mencionar isenção de risco em fundos multimercado ou de ações.

  36. “Nenhum material de divulgação de um fundo de investimento pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou isenção de risco para o investidor.” Esta afirmação está: a) correta b) errada c) parcialmente correta, pois essa proibição se aplica somente ao prospecto do fundo. d) parcialmente correta, pois só é proibido mencionar isenção de risco em fundos multimercado ou de ações. A Ambima busca proteger o cliente.

  37. De acordo com o Código de Ética do IBCPF, no que tange aos profissionais de relacionamento nas agências bancárias, um profissional certificado: a) firma um compromisso de continuamente buscar aperfeiçoamento e aprendizagem profissional. b) está apto a exercer suas atividades, não sendo mais necessário nenhum aperfeiçoamento adicional. c) entende que tem suas limitações, apesar de ser certificado e que, portanto, deve por pelo menos mais dois anos buscar um aperfeiçoamento profissional. d) tem que fazer cursos de mercado financeiro semestralmente.

  38. De acordo com o Código de Ética do IBCPF, no que tange aos profissionais de relacionamento nas agências bancárias, um profissional certificado: a) firma um compromisso de continuamente buscar aperfeiçoamento e aprendizagem profissional. b) está apto a exercer suas atividades, não sendo mais necessário nenhum aperfeiçoamento adicional. c) entende que tem suas limitações, apesar de ser certificado e que, portanto, deve por pelo menos mais dois anos buscar um aperfeiçoamento profissional. d) tem que fazer cursos de mercado financeiro semestralmente. A alternativa não restringe, mas busca a melhora do profissional.

  39. Com relação à divulgação da rentabilidade de um fundo de investimento, pode-se afirmar que ela deve obrigatoriamente: I. Mencionar também a data do início de funcionamento do fundo. II. Contemplar, adicionalmente à informação divulgada, a rentabilidade mensal e acumulada nos últimos doze meses ou n o período decorrido desde a sua constituição, se mais recente. III. Ser acompanhada do valor do patrimônio líquido no último mês. IV. Divulgar o valor da taxa de administração e da taxa de performance. V. Destacar o público alvo do fundo e as restrições quanto à captação. a) As alternativas I e II estão corretas. b) As alternativas III e V estão erradas. c) As alternativas I, II, IV e V estão corretas d) Nenhuma das alternativas apresentadas é obrigatória.

  40. Com relação à divulgação da rentabilidade de um fundo de investimento, pode-se afirmar que ela deve obrigatoriamente: I. Mencionar também a data do início de funcionamento do fundo. II. Contemplar, adicionalmente à informação divulgada, a rentabilidade mensal e acumulada nos últimos doze meses ou n o período decorrido desde a sua constituição, se mais recente. III. Ser acompanhada do valor do patrimônio líquido no último mês. IV. Divulgar o valor da taxa de administração e da taxa de performance. V. Destacar o público alvo do fundo e as restrições quanto à captação. a) As alternativas I e II estão corretas. b) As alternativas III e V estão erradas. c) As alternativas I, II, IV e V estão corretas d) Nenhuma das alternativas apresentadas é obrigatória. Não é obrigatório a divulgação do patrimônio líquido do último mês e sim a atual. Não existe público alvo pré definifo para fundos.

  41. Assinale a alternativa INCORRETA. a) o valor patrimonial de uma ação é o valor de uma ação registrada no livro da companhia, sendo o valor contábil dessa ação. b) o valor de subscrição de uma ação é o valor definido numa subscrição para se efetuar o aumento de capital de uma empresa. c) o valor de um livro é o valor de uma ação registrada no livro da companhia, sendo o valor contábil dessa ação. d) o valor patrimonial de uma ação é obtido dividindo-se o patrimônio liquido da empresa pela quantidade total de ações emitidas.

  42. Assinale a alternativa INCORRETA. a) o valor patrimonial de uma ação é o valor de uma ação registrada no livro da companhia, sendo o valor contábil dessa ação. b) o valor de subscrição de uma ação é o valor definido numa subscrição para se efetuar o aumento de capital de uma empresa. c) o valor de um livro é o valor de uma ação registrada no livro da companhia, sendo o valor contábil dessa ação. d) o valor patrimonial de uma ação é obtido dividindo-se o patrimônio liquido da empresa pela quantidade total de ações emitidas. Já a começar, é impossível realizar a conta de divisão pois existem ações patrimoniais e preferenciais com valores patrimoniais diferentes. Além disso, o patrimônio líquido da empresa varia, enquanto seu valor patrimonial não varia.

  43. Qual destas NÃO é característica do Princípio da Competência, segundo o Código de Ética do IBCPF? a) prestar serviços ao cliente de maneira competente. b) manter conhecimentos e habilidades. c) ter sabedoria para reconhecer suas limitações. d) salvaguardar o sigilo das informações prestadas pelo cliente.

  44. Qual destas NÃO é característica do Princípio da Competência, segundo o Código de Ética do IBCPF? a) prestar serviços ao cliente de maneira competente. b) manter conhecimentos e habilidades. c) ter sabedoria para reconhecer suas limitações. d) salvaguardar o sigilo das informações prestadas pelo cliente. Esta alternativa tem haver com questão de sigilo bancário (principio de sigilo) e não com principio de competência.

  45. Com relação á carteira de um fundo de investimento, pode-se afirmar que: a) o fundo administrado pela CDB DTVM pode deter 30% de seu patrimônio líquido em títulos ou valores mobiliários de emissão do Banco CDB, que faz parte do mesmo grupo. b) o fundo administrado pela CDB DTVM pode comprar ações do Banco CDB, sem restrições. c) um fundo de renda fixa administrado pela CDB DTVM só pode ter no máximo 20% de CDB de um mesmo emissor. d) um fundo de renda fixa só pode ter no máximo 10% do patrimônio líquido do fundo em títulos de renda fixa, emitidos por uma mesmo Pessoa Jurídica não financeira.

  46. Com relação á carteira de um fundo de investimento, pode-se afirmar que: a) o fundo administrado pela CDB DTVM pode deter 30% de seu patrimônio líquido em títulos ou valores mobiliários de emissão do Banco CDB, que faz parte do mesmo grupo. b) o fundo administrado pela CDB DTVM pode comprar ações do Banco CDB, sem restrições. c) um fundo de renda fixa administrado pela CDB DTVM só pode ter no máximo 20% de CDB de um mesmo emissor. d) um fundo de renda fixa só pode ter no máximo 10% do patrimônio líquido do fundo em títulos de renda fixa, emitidos por uma mesmo Pessoa Jurídica não financeira. Novamente é a alternativa que mais protege o investidor.

  47. Qual das alternativas abaixo é uma causa do risco operacional? a) Risco de inadimplência b) Risco de taxa de juros c) Risco de mudanças na legislação. d) Risco de erro não intencional

  48. Qual das alternativas abaixo é uma causa do risco operacional? a) Risco de inadimplência b) Risco de taxa de juros c) Risco de mudanças na legislação. d) Risco de erro não intencional Risco operacional é o risco de falhas, intencionais ou não intencionais.

  49. Quando o investidor aplica em renda fixa prefixada: a) ele ganha quando a taxa de juros sobe. b) ele buscar proteger-se de uma possível alta de inflação. c) não temos como avaliar o resultado até o término da aplicação. d) aposta na queda de taxa de juros.

  50. Quando o investidor aplica em renda fixa prefixada: a) ele ganha quando a taxa de juros sobe. b) ele buscar proteger-se de uma possível alta de inflação. c) não temos como avaliar o resultado até o término da aplicação. d) aposta na queda de taxa de juros. Fundos de renda fixa se valorizam quando a taxa de juros cai, pois os títulos passam a valer mais, já que são trazidos a valor presente por uma taxa de juros mais baixa.

More Related