1.23k likes | 1.35k Views
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Coordenação Estadual da OBFEP UERJ/IF. Apresentação ●A OBFEP ●Objetivos ●Credenciamento de Escolas ●Realização da Olimpíada ●A Ciência Física ●Crenças Educacionais ●Pensamento Pedagógico Tradicional
E N D
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS Coordenação Estadual da OBFEP UERJ/IF
Apresentação ●A OBFEP ●Objetivos ●Credenciamento de Escolas ●Realização da Olimpíada ●A Ciência Física ●Crenças Educacionais ●Pensamento Pedagógico Tradicional ●Pensamento Pedagógico Contemporâneo ●Organização do Ensino Contemporâneo ●Considerações Finais
A OBFEP ●A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. •A OBFEP é um indutor de mudança do ensino de Física no Brasil.
Objetivos a)Despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; b)Aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; c)Identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
Objetivos d) Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; e) Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; f) Proporcionar desafios aos estudantes.
Credenciamento de Escolas ●Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável; ●Para indicação do(s) professor(es) responsável(is), cada escola deverá preencher o cadastro de credenciamento on-line seguindo o calendário da OBFEP no endereço: www.obfep.org.br.
Realização da Olimpíada A OBFEP ocorrerá em duas fases: ●A primeira que acontecerá nas escolas, constará de prova teórica e objetiva; ●A segunda fase, constará de prova discursiva, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada nos Centros de Aplicação.
Aplicação das Provas Nível A: para estudantes que estiverem cursando o 9º ano do Ensino Fundamental;Nível B: para estudantes que estiverem cursando as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;Nível C: para estudantes que estiverem cursando a 3ª série do Ensino Médio.
Programação ●Período de Credenciamento de Escolas; ●Data máxima para que os professores cadastrem na área a eles restrita os alunos classificados para a 2ª Fase (5% do número de alunos informados no credenciamento da escola) e indiquem o nome dos professores dos alunos classificados ; ●Data máxima para divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas (nos Centros de Aplicação).
Resultados ●Data máxima para divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas (nos Centros de Aplicação); ●Divulgação dos resultados finais da OBFEP .
Premiação ●A OBFEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da 2ª Fase. ●A premiação dos alunos compreenderá dois níveis: nacional e estadual.
Premiação Nacional ●Serão concedidas 240(duzentas e quarenta) medalhas de ouro aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem, considerando a modalidade de escola, as 20(vinte) primeiras colocações na classificação nacional, em cada uma das séries/anos.
Premiação Nacional ●Serão concedidas 240(duzentas e quarenta) medalhas de prata aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem, considerando a modalidade de escola, as 20(vinte) colocações seguintes às primeiras na classificação nacional, em cada uma das séries/anos.
Premiação Nacional ●Serão concedidas 240(duzentas e quarenta) medalhas de bronze aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem, considerando a modalidade de escola, as 20(vinte) colocações seguintes às segundas na classificação nacional, em cada uma das séries/anos.
Premiação Estadual ●Serão concedidas até 972(novecentas e setenta e duas) medalhas de ouro aos 36(trinta e dois) alunos – 9(nove) de cada série/ano, três em cada modalidade de escola – que obtiverem maior pontuação nas escolas municipais, estaduais e federais em cada Unidade Federativa(UF).
Premiação Estadual ●Serão concedidas até 972(novecentas e setenta e duas) medalhas de prata aos 36(trinta e dois) alunos - 9(nove) de cada série/ano, três em cada modalidade de escola – que obtiverem maior pontuação nas escolas municipais, estaduais e federais em cada Unidade Federativa(UF), excluindo-se os premiados anteriormente.
Premiação Estadual ●Serão concedidas até 972(novecentas e setenta e duas) medalhas de bronze aos 36(trinta e dois) alunos – 9(nove) de cada série/ano, três em cada modalidade de escola – que obtiverem maior pontuação nas escolas municipais, estaduais e federais em cada Unidade Federativa(UF), excluindo-se os dois premiados anteriormente.
Critério para Premiação com Medalhas e Certificados para professores. Total de 131 medalhas 4 pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro; 3 pontos para cada aluno premiado com medalha de prata; 2 pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze; 1 ponto para cada aluno premiado com menção honrosa.
Programa Oficial – OBFEP ●Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades(SI) com seus múltiplos e submúltiplos. ●Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Fundamentos matemáticos necessários: –Álgebra fundamental (incluindo resolução de equações do 1° e 2° graus; –Geometria plana (cálculo de áreas); –Noções de geometria espacial (cálculo de volume).
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Noções básicas de Gravitação: –Movimento de rotação e translação; –Estações do ano; –Fases da Lua; –Eclipses.
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Conceitos básicas de Cinemática: –Movimento uniforme (equação horária); –Movimento uniformemente variado (equação horária).
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Leis de Newton: –Conceito de massa; –1ª, 2ª e 3ª leis.
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Conceito de energia: –Formas de energia; –Conservação da energia; –Calor e Temperatura; –Escalas termométricas.
Programa Oficial – OBFEP Nível A: Estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental. ●Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura.
Programa Oficial – OBFEP Nível B: Estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. ●Mecânica Clássica: –Fundamentos da cinemática do ponto material(tratamento escalar e vetorial); –Leis de Newton e suas aplicações; –Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento; –Teorema do Impulso, quantidade de movimento e sua conservação; Gravitação Universal; –Estática de corpos extensos e Hidrostática.
Programa Oficial – OBFEP Nível B: Estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. ●Termofísica: –Temperatura –Calorimetria e mudança de fase; –Dilatação de sólidos e líquidos; –Propagação do calor; –Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética; –1ª e 2ª leis da Termodinâmica.
Programa Oficial – OBFEP Nível B: Estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. ●Óptica Geométrica: –Princípios básicos; –Leis de reflexão e aplicação (espelhos planos e esféricos); –Leis da refração e aplicação (dioptros, lentes e instrumentos).
Programa Oficial – OBFEP Nível C: Estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para os estudantes da 3ª série o programa incluirá os tópicos do Nível B e também: ●Oscilações e Ondas: –Oscilador Harmônico Simples; –Ondas periódicas: transversais e longitudinais; –Propagação, reflexão e refração; –Difração, interferência e polarização.
Programa Oficial – OBFEP Nível C: Estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para os estudantes da 3ª série o programa incluirá os tópicos do Nível B e também: ●Eletricidade: –Carga elétrica e lei de Coulomb; –Campo e potência elétrico; –Corrente e resistência elétrica, lei de Ohm; –Trabalho e potência em corrente contínua; –Geradores e receptores.
Programa Oficial – OBFEP Nível C: Estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para os estudantes da 3ª série o programa incluirá os tópicos do Nível B e também: ●Magnetismo: –Fenômenos magnéticos; –Lei de Ampère; –Indução Eletromagnética.
Programa Oficial – OBFEP Nível C: Estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para os estudantes da 3ª série o programa incluirá os tópicos do Nível B e também: ●Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea: –Relatividade Restrita; –Modelo de Bohr; –Dualidade onda partícula; –Física Nuclear-radiatividade; –Fusão nuclear, Fissão nuclear.
A Ciência Física ●Estuda os componentes da matéria e suas respectivas interações; ●Ciência que estuda a natureza – é uma ciência experimental que envolve atividades de observação, experimentação, coleta de dados, estabelecimento de leis e criação de teorias.
Atividades da Ciência Física ●A Atividade Prática-Experimental ocorre nos laboratórios de ensino e de pesquisa e nas industrias; ●A Atividade Teórica ocorre quando se procura explicar a matéria, o seu comportamento e as suas interações; ●A Física envolve aspectos: ambientais, econômicos, tecnologicos, experimentais, históricos e sociais.
Evolução da Ciência Física ●A Física evolui através da atividade científica; ●A atividade científica investigadora é hoje uma fonte imprescindível de bem-estar para as pessoas; por isso, seus resultados são introduzidos rapidamente na vida prática e amplamente difundidos pelos meios de comunicação – em suma, toda a cultura é poderosamente influenciada pela ciência.
Ciência & Tecnologia ●Ciência é o conjunto de atividades que visam observar, experimentar, explicar e relacionar os fenômenos da natureza, criando leis, teorias e modelos, que nos permitam prever novos resultados científicos. ●Tecnologia – transforma ou industrializa as descobertas da ciências de modo a fabricar bens acessíveis à sociedade.
Ciência, Tecnologia& Sociedade ●A sociedade contemporânea torna-se, cada vez mais, dependente dos produtos científico-tecnológicos. Isto impõe a necessidade de entender e poder manejar com habilidade estes produtos gerados pelo conhecimento da ciência e da tecnologia; ●É de responsabilidade das instituições de ensino, pesquisa e tecnologia desenvolver e divulgar o conhecimento científico-tecnológico, de forma a contribuir para o progresso socioeconômico e cultural.
Sistema de Conhecimentos da FísicaNíveis de Sistematicidade Invariantes; Conceito; Lei; Teoria; Quadro.
Invariante É o primeiro nível de sistematicidade do conhecimento científico; Invariante é a unidade essencial do conhecimento, da qual derivam as demais; não é derivável de outro.
Conceito Conceito é uma das formas de refletir o mundo na consciência; Qualquer conceito expressa sempre um conteúdo social; é o resultado de todo o conhecimento anterior da sociedade.
Lei O terceiro nível de sistematicidade é a lei; que, em sua forma mais geral, é uma determinada relação necessária entre componentes do objeto, ou entre fenômenos ou processos.
Teoria O quarto nível de sistematicidade é a teoria, onde se sistematizam os conhecimentos, na medida em que se integram e recriam em um conjunto mínimo, harmonioso e abrangente, de grandeza, conceitos e leis, as propriedades essenciais do objeto.
Quadro O quinto e último nível de sistematicidade dos conhecimentos denomina-se quadro, que é uma generalização ao nível de sistema conceitual dos elementos fundamentais das diferentes teorias e que se sustentam em um modelo determinado da matéria e movimento.
Princípio da Sistematicidade ●A elaboração de esquemas lógicos estrutural- funcionais (princípio da sistematicidade) pode ser utilizada para estabelecer e comprovar os nexos lógicos de continuidade e de relacionamento entre os elementos de uma construção teórica de um conteúdo de Física; ●A elaboração do esquema lógico estrutural-funcional, do núcleo de uma teoria física fundamental, pode ser desenvolvida a partir dos invariantes de um determinado sistema físico.