140 likes | 255 Views
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SAIS DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO - DGC. Projeto Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal. Janeiro, 2010.
E N D
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SAIS DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO - DGC Projeto Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Janeiro, 2010.
Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal META: Redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano META: Redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano
LINHA DO TEMPO 28 de janeiro de 2009 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com governadores da região Nordeste e Amazônia Legal e ministros da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Agrário no Palácio de Planalto, em Brasília. No campo da saúde, o ministro José Gomes Temporão apresentou as sugestões de cumprir a meta da Presidência da República de reduzir em 5% ao ano a taxa de mortalidade infantil. 02 a 06 de março de 2009 – Oficina de trabalho, em Brasília, entre as diferentes áreas do MS e os representantes das Secretarias Estaduais de Saúde sobre as propostas a serem desenvolvidas para a redução da Mortalidade Infantil. 24 de março de 2009 – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assina o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil com os governadores do Nordeste em Salvador, Bahia. 24 de abril de 2009 - SESAB realiza Seminário de “Redução da Mortalidade Infantil e Materna no Estado da Bahia: Definição de Ações e Estratégias”, com os Secretários Municipais de Saúde e técnicos da VE, VISA e AB dos 33 municípios e Diretores de 23 DIRES responsáveis pelo acompanhamento desses para Elaboração de Plano de Trabalho Municipais tendo como referência os eixos definidos pelo Ministério da Saúde.
BAHIA DiagnósticoDe 2000 a 2007, morreram 42.181 crianças menores de um ano de idade na Bahia. O maior número de ocorrências foi verificado nos municípios de Salvador (7.688 óbitos), Feira de Santana (1.215 mortes), Vitória da Conquista (1.099), Juazeiro (886) e Itabuna (808). Em todo o estado, o Pacto pela Redução das Desigualdades alcançará 33 municípios eleitos prioritários.InvestimentoR$ 10,1 milhões O que ganha a Bahia:• Equipes de Saúde da Família – Passa de 680 para 765 equipes • Núcleos de Apoio à Saúde da Familia (NASF) - Sobe de 26 para 95 o total de núcleos • Leitos de UTI - A oferta passa de 136 para 244 leitos • Leitos de UCI - De 183 passará a contar com 508 leitos
METAS DO PACTO PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL NORDESTE-AMAZÔNIA LEGAL • Ampliação em 10% do número de equipes de Saúde da Família e qualificação deprofissionais para identificação e acompanhamento das gestantes e recém-nascidos de risco; • Ampliação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); • Ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano; • Qualificação para urgências e emergências obstétricas e neonatais nos estabelecimentos de saúde e no SAMU; • Garantia de insumos com comprovada eficácia que podem contribuir para a redução da morte materna e neonatal: sulfato de magnésio, surfactante pulmonar e corticóide; • Garantia de transporte seguro do recém-nascido para centros de referência; • Adesão das maternidades à Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC; • Realização de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização para profissionais das equipes de saúde da família, atenção ao parto e ao recém-nascido e equipes do SAMU; • Qualificação dos profissionais de saúde para a adoção do Método Canguru nas maternidades; • Melhoria da qualidade e cobertura dos sistemas de informação de mortalidade e nascidos vivos; • Vigilância dos óbitos infantis, materno e por causas mal definidas.
EIXOS • Eixo 1. Qualificar a Atenção ao Pré-natal, ao Parto e ao Recém Nascido; • Eixo 2. Educação na Saúde; • Eixo 3- Gestão da Informação; • Eixo 4. Vigilância do Óbito Infantil, Fetal e Materno; • Eixo 5. Gestão no Trabalho; • Eixo 6. Mobilização Social e Comunicação.
METAS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS: EIXO 1 - Atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido: Ação 1. Implantação de Equipes da Estratégia Saúde da Família; Ação 2. Implantação de Equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Ação 3. Ampliação dos leitos de UTI; Ação 4. Ampliação dos leitos de UCI; Ação 5: Implantação de Bancos de Leite Humano; Ação 6: Aumentar o número de Hospitais Amigo da Criança; Ação 7: Adesão das maternidades a Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal; Ação 8: Ampliar o número de maternidades com o Método Canguru.
Municípios Prioritários para redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano, Bahia, 2009. Fonte: SVS/MS
Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA
Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA
Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA
Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA
Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA
OBRIGADA! Débora do Carmo Diretora de Gestão do Cuidado CONTATO: AV. LUIZ VIANA FILHO, N. 400, 4ª AVENIDA, PLATAFORMA 06, LADO B, 2º ANDAR, SALA 210C. CEP: 41745-300 SALVADOR – BA EMAIL: gestao.cuidado@gmail.com TEL.: (71) 3115 - 4284 / 8390.