1 / 37

DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO

DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO. RECIFE PESQ. Nº 023/2010 REGISTRO TRE: Nº 29753/2010; REGISTRO TSE: Nº 18540/2010. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA:.

teness
Download Presentation

DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 023/2010 REGISTRO TRE: Nº 29753/2010; REGISTRO TSE: Nº 18540/2010

  2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA: OBJETIVO:Investigar a opinião dos eleitores da área de abrangência em relação as próximas eleições e outros assuntos político-administrativos. ÁREA DE ABRANGÊNCIA:Estado de Pernambuco. DATA DA COLETA:As entrevistas foram realizadas no período de 07 a 08 de julho de 2010. UNIVERSO:Eleitores com 16 anos ou mais de idade, residentes na área de abrangência. AMOSTRA:A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS:O tamanho da amostra foi de 2500 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais. FONTE:A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE, TSE e TRE.

  3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: • OBSERVAÇÕES: • As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. • Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. • A resposta “OUTROS” refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. • A resposta “NS/NR” representa a resposta “Não sabe/ Não respondeu”. REGISTRO DA PESQUISA: A presente pesquisa foi registrada junto à JUSTIÇA ELEITORAL, sob o número 29753/2010 (TRE-PE) e 18540/2010 (TSE), no dia 06 de julho de 2010.

  4. ANÁLISE Esta segunda rodada de pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) revela que os percentuais de intenção de votos de Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos variaram dentro da margem de erro, quando consideramos a pesquisa realizada no mês de maio. Em maio, Eduardo Campos obteve 51,1% de intenção de votos e o candidato Jarbas Vasconcelos, 27,9%. Desta vez, Jarbas obteve 25,9% de intenção de votos e Eduardo Campos, 47,8%. Ressaltamos que Eduardo Campos tem hoje 56,2% dos votos válidos. E Jarbas Vasconcelos, 30,5%. Não se deve desprezar, entretanto, o fato de que o percentual de votos de eleitores indecisos cresceu, em relação à pesquisa anterior. Em maio, 10,3% dos eleitores estavam indecisos. Nesta pesquisa, 15% dos eleitores declararam-se indecisos. Portanto, deve-se considerar que 5,0% dos eleitores se transformaram em eleitores indecisos. Desta forma, a variação descendente de ambos os candidatos pode ter como causa tal mudança – migração de eleitores de Eduardo ou Jarbas para indecisos. Ressaltamos que as circunstâncias sociais não foram propícias ao governador Eduardo Campos nesses últimos meses. A intensidade das chuvas e as suas conseqüências negativas, como alagamentos e enchentes, podem ter proporcionado uma variação na intenção de voto e a redução da aprovação da sua administração. No mês de maio, 64,2% dos eleitores consideravam como boa/ótima a administração do atual governador. Nesta pesquisa, 62% afirmam que a gestão de Eduardo é boa/ótima. Na região da Zona da Mata – área castigada pelas chuvas –, Eduardo Campos obteve, na pesquisa realizada em maio, 59% de intenção de votos. Desta vez, Campos alcançou 44%.

  5. ANÁLISE Continuamos a considerar que, neste instante, o governador Eduardo Campos é favorito a vencer a eleição de outubro. Afirmamos isto em razão de que: 1) 64% dos eleitores pretendem votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula; 2) 61,9% aprovam a sua gestão; 3) Campos mantém considerável distância do seu principal oponente, Jarbas Vasconcelos; 4) As circunstâncias políticas e econômicas – candidatura à presidência da República de Dilma Rousseff (PT) e a satisfação do eleitor com a economia – beneficiam a reeleição do governador. No entanto, não é possível afirmar neste momento que o candidato Jarbas Vasconcelos não tem condições de vencer o pleito eleitoral. A boa imagem do candidato e as benfeitorias realizadas por ele durante sua administração à frente do governo do Estado - motivos mostrados na pesquisa anterior (mês de maio) - lhe favorecem e serão, certamente, exploradas na campanha eleitoral. Frisamos que o guia eleitoral é ferramenta necessária para o sucesso dos competidores. Em relação ao Senado, consideramos que a eleição está indefinida, visto que 29% e 33% dos eleitores ainda continuam indecisos sobre em quem votar para a 1ª e para 2ª vaga, respectivamente. Portanto, existe um mercado de votos a ser conquistado por todos os competidores. No entanto, acreditamos que os candidatos ao governo do Estado influenciarão o eleitor na escolha para o Senado. Porém, a presença de Raul Jungmann na chapa de oposição pode possibilitar a personalização da disputa e, com isto, a força eleitoral dos candidatos ao governo perante a eleição do Senado ser enfraquecida.

  6. Perfil dos entrevistados: Sexo

  7. Perfil dos entrevistados: Faixa etária

  8. Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

  9. Perfil dos entrevistados: Renda individual

  10. Perfil dos entrevistados: Renda familiar

  11. Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

  12. Perfil dos entrevistados: Religião

  13. Perfil dos entrevistados: Estado civil

  14. Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

  15. Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos filhos você tem?

  16. Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

  17. Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família

  18. Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

  19. [P. 01] Você está interessado na eleição deste ano?

  20. [P. 02] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

  21. [P. 03] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

  22. [P. 03] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada) – VOTOS VÁLIDOS

  23. [P. 04] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em relação a ...................., você:

  24. [P. 05] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a primeira vaga?

  25. [P. 06] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a segunda vaga?

  26. [P. 07] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

  27. [P. 08] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

  28. [P. 09] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em relação a .................., você:

  29. [P. 10a] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Federal?

  30. [P. 10b] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Estadual?

  31. [P. 11] Na sua opinião, a administração do governador Eduardo Campos tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

  32. [P. 12] Na sua opinião, a administração do presidente Lula tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

  33. [P. 13] Você pretende, nas eleições de 2010, votar para governador de Pernambuco em um candidato apoiado pelo presidente Lula?

  34. [P. 14] Você se considera uma pessoa de esquerda, centro esquerda, centro, centro direita ou direita?

  35. [P. 15] Qual é o principal problema de Pernambuco, hoje?

  36. [ACOMPANHAMENTO DAS PESQUISAS DO IMN] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

  37. [ACOMPANHAMENTO DAS PESQUISAS DO IMN] Na sua opinião, a administração do governador Eduardo Campos tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

More Related