220 likes | 339 Views
O BRASIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA. “Ou a América Latina se liberta como um todo ou jamais será livre.”. A Colonização: Idênticas Heranças. I.
E N D
“Ou a América Latina se liberta como um todo ou jamais será livre.”
a) Manutenção da expropriação das nossas riquezas e enfraquecimento da soberania, inclusive com privatizações de empresas públicas. “ ... a pobreza não veio à América Latina com o vento e a chuva, mas sim pela desapropriação de recursos desde que foi descoberta, somando ainda os erros dos dirigentes locais...” Cristina Kirchner
b) Pobreza (crianças trabalhando, educação fraca, favelas, baixos salários, idosos trabalhando) “ ... A disparada de preços de alimentos fará com que os países pobres tenham que gastar até quatro vezes mais do que no início desta década para importar comida, alerta relatório da FAO, a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação...”
c) Classe Dirigente Conservadora “O país que dominar a imprensa de outro tem o controle sobre a opinião pública, porque se o povo for erroneamente informado pelo rádio, pelas revistas e jornais, fará seus julgamentos também erradamente, visto que o poder de adivinhar não existe.” Osny Duarte Pereira
a) Riquezas Naturais petróleo, minerais mar, Território , água doce,
b) Riquezas Humanas fábricas, enriquecimento do urânio Universidades,
c) Uma constituição progressista: Orientação para formação da Comunidade Latino-Americana de Nações. Art. 4 Parágrafo Único.
1) Ausência de uma política nacional de desenvolvimento (o que queremos ser hoje, amanhã e depois?) Crescimento X desenvolvimento
“A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia anti-povo, do anti-sindicato, anti-reforma, ou seja, aquela que melhor serve ao grupo que eles servem e representam: a democracia dos monopólios privados nacionais e internacionais.” João Goulart presidente brasileiro destituído pelos militares em 1964.
2) Exportação de riquezas naturais (minerais) e alimentos (proteína animal e vegetal) – estratégicos ao desenvolvimento de qualquer nação. “Um povo que entrega suas riquezas naturais para que outros explorem está condenado a ser um povo de escravos e aguadeiros” Woodrow Wilson, ex-presidente dos EUA.
1) Tentativas de hegemonia sobre as demais nações do continente.
2) Tentativas de se alinhar com os países desenvolvidos (integrar o conselho de segurança da ONU – G8). Os desenvolvidos só querem para si, e também os países em desenvolvimento como a Rússia, China e ìndia. Motivo do fracasso da rodada de Doha.
3) Fortalecimento do Mercosul, um caminho que deve ser mantido e não enfraquecido.
4) Integração política, econômica e cultural (Banco do Sul, Petrosul, Tv do Sul, Aerosul) é a única forma de criarmos vantagens para os nossos povos que apresentam as mesmas origens e têm iguais problemas.
União e amizade. Por uma América Latina mais feliz.