140 likes | 635 Views
MÉTODOS CRIATIVOS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ E O ENSINO POR FAIXA ETÁRIA. Por Michele Souza. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-nos na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4. “Quando eu era criança falava como criança, sentia como criança, discorria como criança”.
E N D
MÉTODOS CRIATIVOS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ E O ENSINO POR FAIXA ETÁRIA Por Michele Souza
“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-nos na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4
“Quando eu era criança falava como criança, sentia como criança, discorria como criança” 1 Co 13.11a
Ensinopor faixaetária
0 A 2 ANOS (Berçário) Repetição de versinhos e cânticos simples. Demonstrar que Jesus a ama como o papai e a mamãe.
3 A 4 ANOS (Maternal) Uso de livros com figuras grandes, uma por página, e que a criança possa manusear, “ler” sozinha. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforço para que ela os repita.
4 A 5 ANOS (Jardim da Infância) Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de uma variedade de livros e ilustrações mais detalhadas, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.
5 E 6 ANOS (Principiantes ) Leitura de livros em "série". Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.
7 E 8 ANOS (Primários) Atividadesqueexijamparticipaçãointensa (charadas, fantoches, dramatizações, brincadeiras com palavras e números). Leitura de histórias de personagens com as quaispossa se identificar. Memorização de versículos. Responsabilidadenadireçãoda aula de vezemquando.
9 A 10 ANOS (Juniores ) Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.
11 A 12 ANOS (Pré-Adolescentes) e 13 – 17 ANOS (Adolescentes) Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, debates, dinâmicas, desafios em geral, memorização de versículos. As aplicações BÍBLICAS devem identificar-se com suas necessidades.
7 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A EBD NA EDUCAÇÃO CRISTÃ DO SEU FILHO: • Dar o exemplo: Ser aluno assíduo da EBD também. • Ajudar os filhos nas atividades e no cuidado da revista. • Acompanhar: Perguntar ao seu filho o que ele aprendeu. • Valorizar a EBD: Explicar ao seu filho a importância da EBD • Não faltar: Se faltam SEMPRE, como acostumarão com o ambiente? • Não chegar tarde: Dê o exemplo de pontualidade! • Ter atenção e cuidado: Ajude seu filho, a lembrar-se da Bíblia, da revista, da oferta. Se possível, deixe o material separado numa pasta.
“Cadacriançasem Cristo é um campo missionário, cadacriança com Cristo é um missionário” Helena de Figueiredo – A importância do Evangelismo Infanto-Juvenil