240 likes | 381 Views
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP. Maria Imaculada da Conceição imak @usp.br
E N D
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição imak@usp.br Biblioteca/CIR: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Objetivo do projeto O objetivo geral do projeto foi assegurar a preservação e tornar acessíveis as coleções da memória bibliográfica institucional, passada e futura, atuando como depositários de documentos impressos e eletrônicos, nas diversas mídias, que fossem relevantes para o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde pública.
Proposta do projeto A proposta do projeto foi criar um repositório para abrigar documentos digitalizados, imagens, vídeos, áudios e demais novas mídias produzidas pelos pesquisadores e professores da FSP/USP, garantindo seu acesso universal e permanente; digitalizar teses e documentos da produção intelectual; e realocar as coleções históricas e da memória bibliográfica da FSP em estantes adequadas, visando garantir sua preservação.
Etapas do projeto Projeto submetido à FAPESP, Programa Centros Depositários de Informações, Documentos e/ou Coleções Biológicas. Chamada de Propostas 16/2009, sob responsabilidade da Profa. Dra. Angela Maria Belloni Cuenca. Submissão em dez/2009. Trâmites internos FAPESP e revisão da proposta – 2010. Aprovação em jan/2011. Processo n. 2009/54786-0. Valor: R$ 534.518,85 Desenvolvimento do projeto de abr/2011 a mar/2012. Envio do relatório e prestação de contas em abr/2012 – e aprovação em maio/2012.
Desenvolvimento geral Atualização dos orçamentos. Atualização do cronograma. Estudo das regras FAPESP em relação às solicitações de liberação de verba, à documentação a ser enviada na prestação de contas, ao controle financeiro, justificativas etc. Definição de responsabilidades. Ações.
Repositório e digitalização Profissionais envolvidos: Analistas de sistemas Bibliotecários Designer gráfico Instalação da Oficina de Digitalização Aquisições: 2 servidores e respectivos no-breaks 1 “storage” (sistema de armazenamento) com capacidade de 8 terabytes 2 escâneres com design especial para acomodação de lombadas. Mobiliário para a Oficina de Digitalização Serviços de informática Serviço de digitalização de documentos
Interface Interface padrão Interface customizada
Metadados Campos do Esquema Dublin Core Campos do Esquema USP Na sua concepção foi previsto o uso da plataforma DSpace e o padrão de metadados DublinCore, com adaptações.
Sistema de arquivos deslizantes Dimensões Comprimento – 7,53m bloco periódicos + 3,12m bloco livros Profundidade - 8,38m Altura – 2,30m Área ocupada - 63,10 m² bloco periódicos + 26,14 m² bloco livros Vão de consulta de 1m em cada bloco Capacidade de armazenamento Anterior – 201,60 metros lineares para livros e 763,20 metros lineares para periódicos Atual – 336 metros lineares para livros (+ 67%) e 1.120 metros lineares para periódicos (+47%)
Instalação dos arquivos deslizantes Empresas contratadas Retirada e acondicionamento das publicações Desmontagem das estantes antigas
Empresas contratadas Montagem dos arquivos Limpeza e recolocação do acervo
Empresas contratadas Envelopamento dos arquivos
Empresas contratadas Digitalização de documentos
Resultados 204.500 páginas digitalizadas http://dspace.fsp.usp.br/xmlui
Considerações finais A concepção e execução do projeto foi desafiante, sendo uma oportunidade para a equipe ampliar seus conhecimento em relação ao DSpace e às questões relacionadas à digitalização de documentos. O maior impacto do projeto é a democratização do acesso à informação, disponibilizando links para os textos completos, áudios, vídeos e imagens, para a divulgação da ciência. E o desafio continua com a próximas etapas previstas: o aprimoramento das políticas de conteúdo, de funcionamento, de preservação digital, além do povoamento do repositório.
Projeto de preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição imak@usp.br Obrigada!